Alimentos e ervas para limpeza do fígado para rejuvenescimento e desintoxicação celular

Alimentos e ervas para limpeza do fígado para rejuvenescimento e desintoxicação celular

MARIA TRANSITO LOPEZ LUENGO

6 Alimentos e ervas para limpeza do fígado para rejuvenescimento e desintoxicação celularé extremamente importante consumir regularmente alimentos e ervas para limpeza do fígado para manter o corpo livre de toxinas e funcionando de maneira ideal. 

Editors Nota: Um dos mais importantes órgãos do corpo para a nossa saúde geral e bem-estar, muitas vezes pensamos do fígado principalmente como um órgão e desintoxicação certamente é-no entanto, também fabrica e regula os hormônios , os controles de armazenamento de gordura e a produção de energia, cria proteínas, limpa o sangue, desempenha um papel crítico na digestão e regula o suprimento de vitaminas e minerais essenciais, entre muitas outras coisas.

Caso em apreço, se o seu fígado estiver desequilibrado, excessivamente tóxico ou com mau funcionamento, de qualquer forma ou forma, todo o sistema mente-corpo sofrerá como resultado. Isso significa humor baixo ou deprimido, baixa energia, problemas de pele, diminuição do desejo sexual, má digestão, névoa cerebral / lentidão mental e uma série de outros sintomas. Por outro lado, um fígado bem cuidado e que funcione adequadamente (que pode ser realizado através da ingestão de alimentos e ervas para limpeza do fígado listados abaixo) apoiará uma energia duradoura ao longo do dia, sentimentos de felicidade e alegria, maior clareza e funcionamento mental, digestão forte, olhos saudáveis, cabelos, pele e unhas, aumento da libido e saúde e bem-estar geral radiantes .Na filosofia da medicina tradicional chinesa, o fígado é um importante regulador do ‘Qi’ no corpo, que se traduz livremente em ‘energia da força vital’ ou ‘energia vital’, que se acredita ser a energia que sustenta a própria vida. Como tal, a saúde adequada do fígado é essencial para nosso profundo senso de vitalidade e vitalidade. Os chineses também acreditam que os órgãos estão intimamente relacionados à nossa saúde emocional e que os desequilíbrios do fígado fazem com que experimentemos com mais frequência raiva e frustração, entre outros.

Como tal, a inclusão de alimentos e ervas especiais para limpeza do fígado é exigida regularmente nas práticas da medicina tradicional chinesa, bem como nas tradições ocidentais à base de plantas e em quase todas as culturas indígenas do planeta. Ao tornar essas ervas e alimentos poderosos para limpeza do fígado uma parte regular de sua dieta e estilo de vida, você pode restaurar rapidamente o funcionamento do fígado a níveis ideais e garantir uma saúde e bem-estar radiantes ao longo da vida .

 Alimentos e ervas para limpeza do fígado para

saúde e bem-estar ao longo da vida

As virtudes mais importantes desse remédio são sua capacidade de proteger o fígado e sua eficácia em aumentar a produção de bile no fígado (efeito colerético) e facilitar o esvaziamento da vesícula biliar (efeito colagogo). As folhas de boldo são especialmente recomendadas para problemas com a função da vesícula biliar, como digestão lenta ou difícil, inchaço e mau gosto na boca (amargura), causados ​​pelo mau funcionamento da vesícula biliar. Além disso, é um laxante suave, mas eficaz, que ajuda a combater a constipação crônica.

1. Chicória ( Cichorium intybus )

Estimula o apetite e melhora a digestão

chicória-fígado-limpeza-comida-e-ervatambém conhecido como endívia de aperitivo comum, esse poderoso alimento de limpeza do fígado funciona como uma erva tônica medicinal.

Esta planta de limpeza do fígado popularizou vegetais como escarola ou endívia. Suas folhas são usadas para fins culinários e medicinais. Além disso, sua raiz seca pode ser um substituto saudável do café. Como vegetal, é muito fácil prepará-lo. Combine com outros alimentos que neutralizam seu sabor amargo específico para fazer saladas deliciosas e refrescantes com propriedades nutricionais e medicinais .

Quando você deve usá-lo?

Seja fresco ou seco, use-o antes das refeições – seus componentes ajudam a estimular o apetite de crianças e adultos e a fortalecer o sistema digestivo. Graças à sua lactucopicrina, responsável pelo sabor amargo das folhas de chicória, também possui efeito colagogo; isto é, facilita o esvaziamento da vesícula biliar e, portanto, melhora a digestão dos alimentos. Assim, limpa o fígado e melhora suas funções. A chicória é recomendada para quem sofre de distúrbios da vesícula biliar e do fígado e digestão lenta .

Sua ação laxante suave também trata a constipação crônica e seu efeito diurético leve ajuda a impedir a retenção de água. A raiz de chicória seca é usada como substituto do café, com a vantagem de ser uma infusão digestiva sem estimulantes.

Apresentação

Use as folhas recém colhidas em saladas ou suco fresco. Seu suco é muito amargo, mas muito eficaz para estimular o apetite. Use sua raiz fresca ou seca para preparar decocções (2 colheres de chá por xícara). A raiz também está disponível seca e triturada para preparar o substituto do café (seco, torrado e moído). Também pode ser encontrado no extrato líquido (2 a 6 gotas por dia, divididas em várias doses).

 

Remédios para chicória

Por si só

decocção Digestivo:
 misturar um copo de água com 2 colheres de chá de raiz de chicória e ferver durante 5 minutos. Deixe em infusão por 10 minutos e coe. Beba até 3 xícaras por dia, antes das refeições, para estimular o apetite e digerir bem a comida.

2. Alcachofra (Cynara scolymus )

Cuida do fígado e reduz o colesterol

alcachofra-fígado-limpeza-comidaas alcachofras são um alimento delicioso para a limpeza do fígado, altamente nutritivo e versátil na cozinha, mas com benefícios medicinais distintos.

Embora anteriormente não tivesse sido dada muita importância como planta medicinal , a partir do século XX, começou a gozar de reputação como remédio para a limpeza do fígado e distúrbios biliares. De fato, alguns de seus ingredientes ativos estão incluídos em produtos farmacêuticos para a saúde do fígado.

Quando você deve usá-lo?

Suas folhas e caule, frescos ou secos, são um excelente remédio para danos no fígado e doenças biliares, além de serem hepatoprotetores (isto é, protegem o fígado das toxinas). É colagogo e colerético, que promove boas funções digestivas.

É um remédio altamente recomendado para digestão lenta e insuficiência hepática. Também é diurético, purificador e contribui para a eliminação da uréia, sendo benéfico para quem sofre de insuficiência renal. Alcachofra também ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue.

Apresentação

A maneira mais comum de se beneficiar de suas propriedades medicinais é comendo cabeças de alcachofra frescas. Além de comer alcachofras, você pode preparar suco fresco usando folhas frescas; beba imediatamente, porque você só pode mantê-lo por algumas horas.

Para fazer a infusão (1 colher de chá por xícara), você pode encontrar facilmente as folhas secas e picadas. Use-o na tintura (1 colher de chá [6 mililitros] a cada 8 horas), ampolas (com o extrato líquido) e cápsulas (alcachofra seca ou extrato em pó).

Remédios



Infusão por si própria para digestão adequada: adicione uma colher de chá de folhas a um copo de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e coe. Beba meia hora antes das refeições. Pode ser adoçado com açúcar ou mel.

3. Boldo (Peumus boldus )

Grande amigo da vesícula biliar

boldo-fígado-ervaboldo é uma poderosa erva de limpeza do fígado usada por milênios por povos indígenas no Chile. foto: marco diaz

O povo nativo do Chile, nos Andes, usava boldo como remédio para distúrbios estomacais e digestivos. Hoje, é um remédio muito comum em farmácias e lojas de alimentos saudáveis. De fato, é uma das plantas medicinais mais amplamente utilizadas para produtos farmacêuticos que tratam distúrbios da vesícula biliar.

Quando você deve usá-lo?

 

ApresentaçãoMais comumente, as folhas de boldo secas e picadas são usadas para preparar infusões (uma colher de chá por xícara). Mas muitas vezes é combinado com outras plantas ou laxantes coleréticos e colagogos. Também é vendido em cápsulas em dosagens recomendadas pelo fabricante.

Além disso, seus ingredientes ativos são extraídos da casca de boldo e usados ​​em certos produtos farmacêuticos para o tratamento de doenças do fígado e da vesícula biliar.

Remédios Boldo

Por si próprio

Infusão para dispepsia biliar: coloque uma colher de chá de folhas em um copo de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e coe. Beba até 3 xícaras por dia, meia hora antes das refeições.

Combinado

Chá descongestionante do fígado: misture partes iguais de ervas de limpeza do fígado boldo, fumitório, alecrim, dente de leão e anis. Coloque 2 colheres de chá dessa mistura em um copo de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e coe. Para melhorar a função hepática, beba até 3 xícaras antes das refeições.

4. Cardo de leite ( Silybum marianum )

(cardo Santo) Potente regenerador hepático

leite-cardo-fígado-limpeza-ervaO cardo de leite é um poderoso alimento e erva para a limpeza do fígado que cresce muito em toda a América do Norte e Europa. Foto: farbmeister

O cardo é nativo das zonas temperadas do Mediterrâneo, onde é utilizado desde os tempos antigos. Em muitas regiões, é um vegetal tradicional de inverno servido nas festas de Natal. Tem um sabor delicado, doce e ligeiramente amargo. Embora não seja muito rico em nutrientes, fornece outros componentes ativos, como silimarina e inulina, aos quais deve suas propriedades medicinais.

Quando você deve usá-lo?

É um dos remédios mais eficazes para proteger e curar o fígado, pois contém silimarina, uma substância capaz de regenerar células hepáticas danificadas por toxinas e aliviar a inflamação do tecido hepático. Milk Thistle é, portanto, um excelente remédio para hepatite e insuficiência hepática. Também é usado para tratar distúrbios hepáticos causados ​​por secreção biliar insuficiente, como cálculos biliares e dispepsia biliar. Tem bons efeitos hepatoprotetores para aliviar os sintomas relacionados a excessos e abuso de álcool e drogas. Como se isso não bastasse, o cardo também estimula o apetite, é diurético, tem um efeito laxante suave e ajuda a reduzir os níveis elevados de colesterol porque possui atividade hipolipemiante. Além disso, pode ser usado externamente como anti-inflamatório para aliviar queimaduras solares e dermatites.

Apresentação

Está disponível em tinturas (1/4 a 1/2 colher de chá [1 a 2 mililitros] a cada 8 horas), extrato líquido (20 a 30 gotas, 2 ou 3 vezes ao dia) e seco e moído para preparar infusões. É pulverizado em cápsulas cuja dosagem é indicada pelo fabricante. Além disso, a silimarina é extraída dos frutos do cardo de leite e é um ingrediente em vários medicamentos para o fígado.

Remédios

Por si próprio

Decocção para manter um fígado saudável: adicione uma colher de chá e meia de cardo em um copo de água e ferva por 2 minutos. Deixe em infusão por 5 minutos e coe. Beba 2 ou 3 xícaras por dia antes das refeições para ter uma boa função hepática.

Combinado

Chá hepatoprotetor: Misture partes iguais de alimentos de limpeza do fígado, cardo de leite, alecrim e boldo. Adicione uma colher de chá dessa mistura a um copo de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba antes das refeições. Este chá ajuda a aliviar o fígado após comer demais.

Omnibióticos Extrato de cardo de leite orgânico
Omnibióticos oferece um extrato de cardo de leite concentrado 4: 1 de alta potência em uma cápsula vegetariana, livre de ingredientes sintéticos e ligantes de baixa qualidade. Silimarina estimulante da glutationa, para máxima limpeza do fígado e propriedades hepatoprotetoras.

5. Dente-de-leão (Taraxacum officinale )

Grande aliado do fígado e rins

dente-de-leão-fígado-limpeza-comidao dente-de-leão são flores semelhantes a ervas daninhas que crescem descontroladamente em todo o mundo e funcionam como um poderoso alimento e erva para limpeza do fígado, fazendo grandes adições a saladas e sucos e estão prontamente disponíveis na maioria dos mercados.

É uma planta muito comum que possui muitas propriedades benéficas para a saúde , mas é mais conhecida como uma “erva daninha” comum. Suas folhas frescas podem ser consumidas em saladas, e seu grande poder purificador faz do dente-de-leão um elemento essencial na limpeza desintoxicante . É um ótimo aliado para a saúde do fígado e dos rins, mas também é essencial na perda de peso devido ao seu baixo conteúdo calórico e efeito saciante.

Quando você deve usá-lo?

É muito benéfico para o fígado, pois aumenta a produção de bile (colerética) e facilita o esvaziamento da vesícula biliar ( colagogo)) Portanto, é uma das plantas mais benéficas para doenças do fígado e mau funcionamento da vesícula biliar. Ele também tem a capacidade de estimular o apetite, ajudar na digestão e exercer um efeito laxante suave para prevenir a constipação. Utilizado por via oral como chá de ervas, salada fresca ou duas ou três colheres de sopa de suco fresco antes das refeições, tem um efeito diurético e de limpeza, altamente recomendado para impedir a retenção de água e remover os cristais de oxalato de cálcio para evitar pedras nos rins. Isso, juntamente com seu importante trabalho de apoio ao fígado, o torna um tratamento eficaz contra eczema, erupções cutâneas e furúnculos, que geralmente são causados ​​por auto-intoxicação. O dente-de-leão é frequentemente recomendado quando as estações estão mudando. É um tratamento eficaz para comer demais, o que o torna útil para o controle de peso. Além disso,

Apresentação

Suas folhas recém colhidas podem ser usadas para preparar um suco fresco, usando um liquidificador, e depois adicionadas a uma salada. Se você não conseguir obtê-lo fresco, ele estará disponível como trociscos (secos e moídos) ou em saquinhos de chá, prontos para preparar infusões e decocções; ele também vem (1/2 a 1 colher de chá [2 a 5 mililitros] a cada 8 horas), extrato líquido (3/4 a 2 colheres de chá [4 a 10 mililitros] a cada 8 horas) e cápsulas (em pó ou secas).

Remédios

Por si próprio

Infusão para limpeza digestiva e hepática: adicione uma colher de chá de dente de leão a um copo de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e coe. Beba 3 xícaras por dia, meia hora antes das refeições. Este remédio não só ajuda na digestão, mas também limpa todo o corpo.

Combinado

Infusão hepatoprotetora e diurética: misture partes iguais de alimentos de limpeza do fígado boldo, alcachofra, dente de leão e hortelã-pimenta. Adicione uma colher de chá dessa mistura a um copo de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba antes das refeições. Ajudará a boa digestão e facilitará a excreção de resíduos.

 

6. Fumitório (Fumaria officinalis)

Limpa o fígado e purifica o corpo

fumitory-fígado-cleanseuma erva sagrada e um tanto mística para a limpeza do fígado, com vários efeitos benéficos no corpo.

A palavra “fumitório” vem do latim fumus (“fumaça”), embora não se saiba se é porque, quando esmagada, faz você chorar da mesma forma que a fumaça, ou porque suas folhas se assemelham à fumaça de um incêndio. De fato, os antigos feiticeiros acreditavam que quando essa planta era incendiada, sua fumaça afugentava os maus espíritos.

Quando você deve usá-lo?

Possui propriedades antiespasmódicas, diuréticas e de limpeza, mas o que mais se destaca é sua capacidade de promover a função suave da vesícula biliar, a partir de seu efeito colagogo e colerético, melhorando significativamente o processo digestivo . Recomenda-se fumitory para aliviar digestão pesada e difícil, enxaqueca e espasmos intestinais. Usado externamente, é um bom emoliente para aliviar eczema e erupções cutâneas.

Apresentação

Recolha-o na natureza, seque-o à sombra e mantenha-o em recipientes de vidro bem fechados, longe da luz. Você pode encontrá-lo em trociscos (secos e moídos), prontos para fazer chá. Também é possível comprá-lo como extrato fluido ou seco e em cápsulas, sendo este último o mais prático, pois sua dosagem, indicações e data de validade são especificadas pelo fabricante.

Remédios

Por si próprio

Infusão digestiva: adicione 1 colher de chá de fumitory a um copo de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e coe. Você pode adoçar com mel ou açúcar e beber 3 xícaras por dia antes das refeições.

Combinado

Chá de ervas para cálculos biliares: misture partes iguais de alimentos e ervas para limpeza do fígado boldo, dente de leão, hortelã-pimenta e fumitório. Coloque uma colher de chá dessa mistura em um copo e adicione água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e coe. Beba 3 xícaras por dia para digerir gorduras e remover toxinas, para o tratamento de cálculos biliares.

O estilo de vida consciente recomenda

Tintura Fumitory Artesanal Hawaiipharm Extrato líquido fumitório
altamente absorvível e altamente concentrado, que permite que mais compostos de limpeza de fígado medicinal das plantas sejam totalmente biodisponíveis. O sabor amargo desta erva hepática estimula instantaneamente a digestão para uso antes, durante ou após as refeições.

Sobre o autor

María Tránsito López Luengo  é especialista em farmacologia, nutricionista e fitoterápicos. Ela publicou vários artigos e livros sobre plantas medicinais e nutrição natural. Ela mora em Barcelona, ​​Espanha.

Fonte: https://www.consciouslifestylemag.com/liver-cleansing-foods-herbs-detoxification/