Como estimular o colágeno e elastina da pele através de produtos naturais?

Como estimular o colágeno e elastina através de produtos naturais?
– em desenvolvimento –
Como estimular o colágeno?

Como estimular o colágeno?

Fonte: https://viverdearomas.com.br/

  • André Ferraz
  • Óleo Essencial

Como podemos estimular a síntese de colágeno com óleos essenciais?

O colágeno representa quase 30% de todas as proteínas presentes no corpo humano. Além disso, é responsável por oferecer firmeza e renovar as células da pele como também fornece elasticidade.

Ele também é o maior elemento dos cabelos e das unhas, ajudando a manter as células e tecidos juntos. Além de proteger a pele da absorção e propagação de substâncias danosas como toxinas, micro-organismos e células cancerosas.

Com o passar dos anos e o envelhecimento à partir dos 35 anos de idade em média, a produção de colágeno por parte do corpo diminui. Como resultado, o cabelo fica sem vida, pele flácida e enrugada, tendões e ligamentos não tão elásticos e articulações mais rígidas.

Uma recente pesquisa investigou os mecanismos moleculares do uso tópico do Óleo Essencial de Lavanda Francesa. Dessa forma, evidenciaram que uso da Lavanda foi responsável pelo aumento dos fibroblastos, assim pela síntese de colágeno. Porque tais células sintetizam a proteína, induzindo a expressão do colágeno tipo 1 e tipo 3.

Enquanto isso, outras pesquisas indicam que os óleos de Eucalipto, Funcho Doce, Hortelã Pimenta e Olíbano também estimulam a síntese do colágeno.

Para utilizar, é muito simples: você pode usar diariamente de 10 a 20 gotas de cada um ou uma combinação deles em 15ml de óleo vegetal extra-virgem.

3 Óleos Essenciais para Rugas e Marcas de Expressão

3 Óleos Essenciais para Rugas e Marcas de Expressão

Rugas são linhas e depressões que se formam na pele com o envelhecimento.  Agora, você vai conhecer 3 óleos essenciais que podem ajudar nas rugas e marcas de expressão de forma natural e cientificamente embasada.

Segundo a classificação do Dr. Richard Glogau, existem 4 tipos principais de pele:

A pele sem rugas, a pele com rugas devido a expressões faciais, a pele com rugas mesmo em repouso, e a pele que contém apenas rugas, como a de pessoas bem idosas.

Atualmente, a teoria mais aceita afirma que as rugas aparecem devido a uma recuperação ineficiente das fibras de colágeno e de elastina, proteínas responsáveis pela integridade da pele.

E é exatamente por isso que os óleos essenciais podem ajudar! 

Um estudo realizado na Coréia do Sul demonstrou que óleos essenciais ricos na substância cânfora são capazes de inibir a formação de marcas de expressão. Essa substância comum em óleos essenciais aumentou a quantidade de colágeno na pele, além de induzir a expressão de colágeno e elastina em fibroblastos.

Quais são os 3 óleos essenciais para rugas e marcas de expressão?

O óleo essencial rico em cânfora mais acessível é o Alecrim, mas atenção, esse óleo não deve ser usado por pessoas hipertensas.

Outro óleo essencial poderoso para é a Lavanda, pois um estudo demonstrou que esse óleo essencial também é capaz de estimular a formação de colágeno, além do seu conhecido efeito cicatrizante.

E o terceiro óleo essencial é a Mirra, um dos mais poderosos antioxidantes e cicatrizantes.

Outros óleos essenciais interessantes pra você usar incluem o Olíbano, o Gerânio, o Patchouli e o Ylang Ylang.

Você pode usar esses óleos essenciais diluídos em algum óleo graxo carreador, como a Rosa Mosqueta, Semente de Uva, Coco, Jojoba e outros. A concentração em cosméticos pode variar de 1 a 5%, dependendo do tipo de pele.

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26458283

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4880962/

Rejuvenesça com o Tônico de Alecrim

Fonte: http://harmoniearomaterapia.com.br/

Nos conta a história que lá no século XIII, a Rainha da Hungria, Elisabeth da Polônia (1305 – 1380), chegando na velhice, sofria muito com o reumatismo. Tinha dores horríveis pelo corpo, estava ficando com pés e mãos deformados e não conseguia mais manter a coluna ereta, postura que se esperava de uma mulher tão nobre. Além disso, o rosto da rainha vinha sentindo a ação do tempo muito rapidamente, e em pouco tempo ela perdeu a beleza juvenil.

Afresco que retrata a rainha com seus filhos

Vendo o sofrimento da rainha, o alquimista da corte desenvolveu um tônico feito com alecrim, álcool e outras ervas e frutas cítricas.

O remédio deu tão certo que, além de curar as dores da rainha, ela voltou a ter sua postura altiva e rejuvenesceu! A idade foi chegando para a rainha, mas contrariando a natureza ela se tornava cada vez mais jovem.

Logo a história se espalhou e todas as senhoras da realeza passaram a usar o tônico milagroso, que ficou conhecido como a Água da Rainha da Hungria.

O tônico tinha poder para eliminar rugas, manter a pele fresca e combater o envelhecimento, além de prevenir o aparecimento de diversas doenças. Para utilizá-lo, bastava inalar seu cheiro ou usá-lo como uma colônia, passando na pele, e aproveitar o aroma fresco e agradável. Ele foi o primeiro perfume feito com álcool que se tem notícia.

O poder do alecrim

Naquela época o Alecrim já era um famoso remédio natural, e se tinha alguma noção sobre seu poder antisséptico e anti-inflamatório.

Hoje é possível comprovar cientificamente a capacidade rejuvenescedora do Alecrim. Pesquisas mostram que ele é capaz de reconstruir a pele! Isso acontece porque ele age nos chamados Fibroblastos, que é a principal célula da derme. Os fibroblastos são responsáveis pela fabricação do colágeno e da elastina, que são as proteínas que dão elasticidade e firmeza para a nossa pele.

Após os 25 anos, os fibroblastos começam a diminuir sua atividade, fabricando menos proteínas, e a pele vai envelhecendo gradativamente, num processo natural.

Porém, o alecrim tem uma inacreditável capacidade reconstrutora da pele. Ele faz com que os fibroblastos voltem a ser plenamente ativos, produzindo colágeno e elastina em grande quantidade e a pele volta a ficar tonificada, elástica e viçosa.

Parece muito bom pra ser verdade?

Faça você mesma

Daiana Petry, fundadora da Harmonie, dá a dica desse tônico para o rosto baseado na Água da Rainha da Hungria. Siga essa receitinha e sinta os benefícios do alecrim na sua pele.

10 mL de álcool de cereais

7 gotas de OE de alecrim

5 gotas de OE de hortelã pimenta

3 gotas de OE de eucalipto

90 mL de água termal ou água destilada

Acrescente os óleos essenciais no álcool de cereais, misture, e em seguida adicione a água. Coloque em um frasco com spray e passe no rosto uma ou duas vezes por dia.

Na loja Harmonie você encontra os óleos essenciais 100% puros para fazer esse elixir milagroso. Confira aqui.

Quer saber muito mais sobre óleos essenciais? A Harmonie oferece o curso de formação em aromaterapia, que pode ser presencial ou online. Clique aqui e confira.

Bibliografia:

JUNQUEIRA, L; CARNEIRO, J. Histologia Básica, Guanabara koogan, 2004.

MARTIN, R. Et al. Photoprotective effect of a water-soluble extract of Rosmarinus officinalis L. against UV-induced matrix metalloproteinase-1 in human dermal fibroblasts and reconstructed skin. European Journal of Dermatology. Volume 18, n. 2, march-april 2008.

Óleo vegetal de BURITI

BURITI – Auxilia na produção de colágeno e elastina. Da palmeira de buriti, que dá frutos de polpa amarelada e com colheita de dois em dois anos, vem esse óleo de cor amarelo âmbar, de composição Mauritia exuosa oil e rico em vitaminas A, C e E, ácido oleico, tocoferóis e carotenoides, principalmente o beta caroteno. Aliás, essa frutinha é considerada a fonte mais poderosa de caroteno, superando a cenoura em até cinco vezes! Isso faz com que o óleo de buriti seja um eficiente filtro solar que além de diminuir o ressecamento da pele ainda trata de queimaduras solares, caso elas aconteçam.

USO:
Nos cabelos, ele é ideal para tratar os fios que necessitam de hidratação, além de controlar o frizz e protege-los da ação dos raios ultravioleta. Para o rosto, ele é campeão! Antioxidante, promove a elasticidade da pele e estimula a produção de colágeno e elastina. Os carotenoides encontrados em sua composição protegem a pele contra os efeitos nocivos da luz solar e neutralizam os radicais livres na pele.
No corpo, o óleo de buriti funciona como ótimo cicatrizante, utilizado para tratar queimaduras, por causa das suas qualidades calmantes e também pela capacidade para promover a formação de tecido cicatricial. Como propriedades emolientes, protege as células de ‘fibroblastos essenciais’ auxiliando na produção de colágeno e a elastina, produtos – chave para se ter uma pele jovem e radiante.

RECEITAS: Óleo vegetal de Buriti

Rejuvenescedor e protetor natural para a pele
Auxilia na produção de colágeno e elastina.
Em 30ml de óleo vegetal de Buruti acrescente:
05 gotas de óleo essencial de Patchouli (Regenerador Profundo)
05 gotas de óleo essencial de Lavanda (Equilibrador de oleosidade e regenerador)
Misture bem.
Modo de usar: Pingue 3 a 4 gotas na mão, espalhe bem e aplique na região desejada e massageie até total absorção.
Sugestão de uso: 1 ou 2 vezes ao dia.

Queimaduras e Estrias
Em 30ml de óleo vegetal de Buruti acrescente:
05 gotas de óleo essencial de Patchouli (Regenerador Profundo)
05 gotas de óleo essencial de Lavanda (Cicatrizante)
03 gotas de óleo essencial de Tea tree (Cicatrizante e antisséptico)
Misture bem.
Modo de usar: Pingue 5 gotas na mão, espalhe bem e aplique na região desejada e massageie até total absorção.
Sugestão de uso: 1 ou 2 vezes ao dia.

SERUM CLEÓPATRA – reformulação do Serum Egyptian

Produzido por Laszlo – Fonte: https://www.emporiolaszlo.com.br

Reformulação do já conhecido Serum Egyptian, agora com 30ml, é um Serum rico em óleos essenciais sagrados, coenzima Q10, esqualano vegetal e vitaminas que recuperam a jovialidade e brilho natural da pele. 

Cleópatra:

O raro e luxuoso serum egípcio da beleza

17 óleos  sagrados, vitaminas E, C e coenzima Q10 compõem a fórmula perfeita inspirada na rainha egípcia mais famosa de todos os tempos

 

Uma preciosidade em forma de cosmético. O produto promete revolucionar o mercado nacional da beleza pois é composto de nutrientes sagrados que combinam os óleos raros do Egito e o que há de mais moderno em tecnologia da beleza, além de vitaminas C, E e coenzima Q10, poderosos antioxidantes com poder rejuvenescedor. O produto demorou mais de dois anos para ser desenvolvido e o resultado é um sérum leve, sofisticado, com perfume feminino.

O lançamento é o primeiro da Linha Egípcia, que prevê a criação de outros cosméticos nobres inspirados em rainhas do Egito. O sérum Cleópatra traz em sua composição uma combinação de 17 tipos de óleos diferentes, cada um com uma função específica de tratamento com benefícios rejuvenescedores comprovados para a pele. Óleo de argan, óleo de mirra, óleo de café verde, katafray, calêndula e palmarosa, lavanda, óleo de rosa, óleo de jasmim, olíbano, pracaxi, jojoba, linhaça, rosa mosqueta, óleo de groselha negra, óleo de macadâmia e sempreviva foram harmonicamente combinados para promover o equilíbrio, resultando numa pele nutrida, hidratada, revigorada e com toque aveludado.

Segundo o pesquisador Fábián László o produto foi desenvolvido a partir de uma série de pesquisas e testes que culminaram em uma textura única, com alto poder rejuvenescedor. “Os egípcios tiveram a primeira manifestação mais nítida de interesse pela beleza. As rainhas usavam muito óleo e perfumes que exaltavam a beleza, isso é parte da história da humanidade”, comenta Fábián.

 

Benefício dos óleos:

Óleo de Argan extra-virgem – Rica fonte de vitamina E e esqualano, antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele. Dá brilho à pele e aos cabelos.

Óleo de Mirra – Cicatrizante, aumenta a síntese de triglicérides sob a pele, o que promove preenchimento e reduz rugas e marcas de expressão.

Óleo de Café Verde – De altíssimo poder antioxidante, induz o glutationa, principal antioxidante das células, a aumentar sua atividade em até 600 vezes. Estimula também a produção de colágeno e possui ação protetora solar.

Óleo de Katafray – (árvore típica da região de Madagascar) – Aumenta a expressão de filagrina na camada córnea da pele, uma proteína que faz a pele reter água, hidratando-a.

Óleo de Calêndula CO2 – Forte ação calmante, antioxidante e anti-inflamatória.

Óleo de Palmarosa – Reduz manchas, rosácea e rugas, combate a acne.

Óleo de Lavanda – Cicatrizante e regenerador da pele. Possui benefícios calmantes que reduzem a tensão que gera as rugas.

Óleo de Rosa – Melhora a produção de colágeno, rejuvenesce, é cicatrizante e previne o envelhecimento da pele.

Óleo de Jasmim – Acalma a pele, tratando de dermatites, estimula a produção de colágeno e age como cicatrizante.

Óleo de Olíbano – Melhora a imunidade da pele, reduz inflamações e previne o envelhecimento.

Óleo de Pracaxi – (árvore da Amazônia) – Considerado o silicone vegetal, previne o ressecamento e traz maciez à pele.

Óleo Sempre Viva (Imortele) – Reduz manchas escuras da pele, promove rejuvenescimento com a produção de colágeno. Reduz a tensão que gera rugas.

Jojoba  Promove hidratação e ajuda a dissolver os cravos na pele. Aumenta a penetração dos outros ativos.

Óleo de Linhaça – Excelente para tratar rachaduras, estrias, queloides e restaurar a pele. Rico em ômega 3, é anti-inflamatório e calmante da pele.

Óleo de Rosa Mosqueta – Renovador celular usado em cicatrizes, rachaduras, queloides e estrias.

Óleo de Groselha Negra – Rico em AGL (ácido gama-linolênico), um poderoso regenerador da pele e ômega 3, útil em dermatites, eczemas e psoríase.

Óleo de Macadâmia – Torna a pele jovem, hidrata e amacia. Reduz o estresse celular. Contém ômega 7, que existe em abundância na pele de bebês.

Coenzima Q10 – A coenzima Q10 desempenha um papel fundamental no metabolismo energético e na proteção antioxidante dentro das células. Nesta formulação foram adicionadas duas formas de coenzima Q10, a ubiquinona e a idebenona que agem nas 4 fases da respiração celular, dando o máximo de ganho energético dentro das células para sua regeneração e poderoso aumento de sua capacidade de destoxificação e de combate a radicais livres.

Vitamima C e Vitamina E – Nesta fórmula foi adicionada um éster da vitamina C que é lipossolúvel e que penetra facilmente dentro das células liberando em seu interior a vitamina C para máxima ação. Também possui vitamina E natural dos óleos extra virgens da fórmula e uma adição extra para potencializar seu efeito protetor na pele.

Esqualano – De origem vegetal, o esqualano presente nesta fórmula além de intensificar o poder antioxidante da fórmula também traz intensa maciez à pele.

O produto também traz consigo o conceito de “cosmética psicaromaterápica”, onde os óleos essenciais não só cuidam da beleza da pele mas também atuam sobre as emoções. O óleo de lavanda atua como um interessante ansiolítico que promove relaxamento dos nervos, trazendo tranquilidade e paz. Tal efeito reduz o tensionamento dos músculos faciais fazendo com que a pele forme menos rugas com o uso diário do produto. O óleo de jasmim é conhecido como um poderoso afrodisíaco sendo este sérum, portanto, um excelente produto para uso à noite, pois agrega um delicioso perfume à face da mulher. Já óleos como a rosa e a palmarosa são utilizados na psicoaromaterapia para trabalhar carências e medos e o olíbano e a mirra para facilitar a meditação e dissolver ressentimentos.