A Jabuticaba, A Jabuticabeira: uma Rainha entre as Árvores Frutíferas

Jabuticaba – Myrciaria cauliflora

 Myrciaria cauliflora, Fruita, Jaboticaba, Jaboticabeira, Jabuticaba-açu, Jabuticaba-do-mato, Jabuticaba-paulista, Jabuticaba-preta, Jabuticaba-sabará, Jabuticabeira
  • Nome Científico: Myrciaria cauliflora
  • Nomes Populares: Jabuticaba, Fruita, Jaboticaba, Jaboticabeira, Jabuticaba-açu, Jabuticaba-do-mato, Jabuticaba-paulista, Jabuticaba-preta, Jabuticaba-sabará, Jabuticabeira
  • Família: Myrtaceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: América do Sul, Brasil
  • Altura: 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

A jabuticabeira é uma árvore nativa da Mata Atlântica, conhecidas por seus deliciosos frutos. Seu tronco é bastante ramificado e de casca lisa, que se renova anualmente após a frutificação. Na primavera surgem do tronco numerosas flores brancas, que cobrem quase toda sua extensão. Este processo ocorre simultaneamente à queda das folhas, modificando completamente a aparência da árvore. Após a polinização, as flores gradativamente vão sendo substituídas por pequenos frutos verdes, esféricos, que tornam-se vermelhos e depois negros, quando completamente amadurecidos.

Os frutos são do tipo baga, apresentam casca brilhante e fina, que rompe-se facilmente à primeira mordida, evidenciando a polpa branca, doce e suculenta que envolve cerca de 1 a 4 sementes. Os frutos geralmente são consumidos in natura, mas prestam-se para o preparo de sucos, licores, aguardentes, vinagres e doces. São também muito atrativos para as aves silvestres. As safras de jaboticaba são proporcionalmente abundantes às chuvas que acompanham o amadurecimento dos frutos.

jabuticabaA jabuticabeira é uma planta elegante de folhas pequenas e atinge seu “auge” como planta ornamental durante a floração e frutificação. É uma planta própria para o quintal ou pomar, pois suas frutas azedam muito rapidamente o que a torna difícil de ser cultivada em grandes pomares comerciais. Como imortalizou o poeta Carlos Drummond de Andrade: “Jaboticaba chupa-se no pé”. É crescente sua utilização em jardins de vasos e como bonsai também, principalmente a variedade “Sabará”, de menor porte e maior precocidade.

A jabuticabeira é uma árvore de crescimento lento, que demanda cerca de 10 anos para sua primeira frutificação. Mas quando começa não para mais e sua produtividade cresce a cada ano. Quando adulta ela pode alcançar cerca de 15 metros de altura e apresenta copa em formato piramidal.

jabuticabeira jabuticaba Além da “Sabará”, as variedades de jabuticabeira mais cultivadas são a “Paulista”, de grande porte, alta produtividade, frutos grandes, a “Branca”, de porte médio, com muitos frutos grandes, verde-claros; a “Rajada”, que tem os frutos verde-bronzeados, grandes e doces, mas sua maturação é mediana, e a “Ponhema”, a mais apropriada para a industrialização do fruto, apresenta maior crescimento, alta produção e frutos grandes, que só devem ser consumidos quando bem maduros.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solos férteis, profundos e ricos em matéria orgânica. As mudas devem ser plantadas em covas bem preparadas, caladas e adicionadas de esterco curtido, torta de mamona, farinha de ossos e húmus de minhoca. É muito exigente em água, devendo ser irrigada regularmente, com especial atenção durante a floração e frutificação. É pouco tolerante às secas ou geadas Multiplica-se por sementes ou enxertia.

 

jabuticaba branca

Cauliflora Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg: Floral de Minas

Flor da Jabuticaba: Cauliflora Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg

  • Nome Popular:Jabuticabeira
  • Família Botânica:Myrtaceae
  • Qualidades Resumidas:

    Para aquele indivíduo materialista, avarento e ganancioso que ambiciona poder e posses.

É útil àqueles que têm dificuldades de viver comunitariamente, que não sabem compartilhar recursos e tendem a trapacear ao “dividir o pão”. Pode ser empregada nos quadros psicológicos em que há tendência aos furtos, inabilidade de aceitação de derrotas e traços de deslealdade nas competições. A essência ajuda a despertar a generosidade, a empatia e a solidariedade.

Sistema Floral: Essências Florais de Minas, Florais de Minas | Palavras Chave: generosidade

 

flor jabuticabeiraFLORAIS DE MINAS

CAULIFLORA

(MYRCIARIA CAULIFLORA)

Para o indivíduo fortemente identificado com os aspectos materiais da vida, que ambiciona poder e possessões, tem tendência a ser avarento e pouco generoso, embora possa ser dedicado e gentil em seus relacionamentos; pode ocultar sentimentos de culpa em decorrência de sua atitude unilateral, alem de sentimentos de hostilidade por enxergar nos outros projeções de sua visão de vida repletas de concorrências e disputas.

O indivíduo sustenta em seus pensamentos a idéia equivocada de que o acúmulo e a posse de bens materiais são requisitos indispensáveis para o próprio bem estar pessoal e principalmente daquele à sua volta. Uma grande variedade de fisiopatologias são passíveis de serem geradas por tal bloqueio de energias.
A ganância material é uma característica básica da personalidade Cauliflora e o remédio pode ajudá-la a encontrar as vias sublimes da generosidade e da solidariedade.

flor jabuticaba jabuticabeira

A Cauliflora é exatamente a Jabuticabeira, árvore da família das Mirtáceas, cujas características são por demais conhecidas.
A planta tem uso nos rituais da Umbanda e Candomblé, servindo nos banhos de limpeza e descarrego. Essa árvore é uma reprodução simbólica no reino vegetal de toda a natureza-terra, e a essência das perfumadas flores inunda nosso ser de vibrações superiores de generosidade e empatia. Existe uma tradição em Minas Gerais, hoje em dia um tanto enfraquecida, de se cortar ramos da Jaboticabeira, para fazer deles belíssimas árvores de Natal, que carregadas de bolinhas coloridas, enfeitam as casas por todo o mês de dezembro. Curiosamente, muitas das personalidades que necessitam da Cauliflora só se tornam solidárias no dia de Natal.

Fontes de consulta:

O Tarô – Das correlações arquetípicas à função terapêutica – Ednamara Batista Vasconcelos e Marques.

As Essências Florais de Minas – Síntese para uma Medicina das Almas – Dr. Breno Marques da Silva e Ednamara Batista Vasconcelos e Marques.

Fitoflorais uma combinação sinérgica de florais e fitoterapia – Dr. Breno Marques da Silva e Ednamara Batista Vasconcelos e Marques.

Criatividade e Espiritualidade seguindo os passos de ” A Profecia Celestina” – Dr. Breno Marques da Silva e Ednamara Batista Vasconcelos e Marques.

Astrologia Comportamental e as Essências Florais de Minas – Jaime S. Y. Camaño

A Astrologia e os Remédios Florais do Dr. Bach – Peter Damian

Dicionário dos Remédios Florais do Dr. Bach – aspectos Positivos e Negativos – T. W. Hyne Jones

botão flor jabuticabeiraLevitate

  • Qualidades Resumidas:

    Fórmula floral “ansiolítica” preparada para auxiliar aquelas pessoas cuja ansiedade é enrustida ou dissimulada, e que via de regra encontram algum falso alívio no descontrole alimentar, ocasionando um tipo rebelde de obesidade.

O foco gerador da ansiedade está associado ao pensamento oculto obsessivo (e, portanto, ruminante, ligando-se somaticamente à oralidade), aos medos e temores, à carência afetiva, bloqueios na criatividade, possessividade, falsa autoidentificação, baixa autoestima, perda em certa medida dos objetivos intrínsecos da alma e vontade fraca.

Ajuda na mudança de postura da personalidade frente a si mesma, frente aos outros e à vida, e em relação aos alimentos. Coadjuvante psíquico nos casos de obesidade e nas necessidades de perdas de peso. Composição: Ambrosia, Artemisia, Calendula Silvestre, Cauliflora, Chicorium, Fuchsia, Jasminum, Malus e Ruta.

Sistema Floral: Florais de Minas, Fórmulas dos Florais de Minas

Fórmula da Opulência

  • Qualidades Resumidas:

    Ajuda a focar a consciência na dinâmica pessoal exercida sobre a energia monetária (dinheiro) e sobre os recursos vitais.

Esta essência floral deve ser indicada para os indivíduos gananciosos e avarentos, ou mesmo para aqueles perdulários (dissipador, esbanjador, gastador; extravagante), e também para os que enxergam o dinheiro como algo sujo e pecaminoso.

Ajuda na percepção da riqueza infinita do universo e facilita o entendimento de que podemos lidar sabiamente com a abundância ou opulência.

Para todos aqueles que temem uma possível escassez de recursos e precisam desenvolver a fé na Providência Divina. Composição: Ambrosia, Aristoloquia, Basilicum, Cauliflora, Jasminum, Margarites, Millefolium e Vernonia.

Sistema Floral: Florais de Minas, Fórmulas dos Florais de Minas | Palavras Chave: abundância,medo da escassez