Antibióticos Naturais

Limão

Outro o antibiótico que a natureza nos oferece. É um bactericida poderoso, que ajuda na prevenção de doenças e colabora com o corpo, uma vez que torna o tempo de recuperação de infecções mais rápido. Para consumi-lo, a maneira mais simples é espremendo e diluindo seu suco na água.

Doenças que previnem: gastroenterite (Salmonella typhimurium).

Atuação: pesquisa da Universidade Shivaji, da Índia, publicada na British Journal of Pharmacology and Toxicology, mostrou que os flavonoides da casca do limão possuem ação bactericida contra Salmonella. O alimento ainda contém outros antioxidantes, como eriodicitol, hesoeretina e d- limoneno.

Uso: limpe e rale a casca. Use-a em sucos, doces e saladas.

Quantidade sugerida: uma unidade por dia.

limão.Chugy

Equinácea

A eficácia deste antibiótico natural se encontra em suas propriedadesantimicrobianas, situando-o como um verdadeira alternativa aos produtos químicos. É excelente para combater bactérias e fungos, tratar a pele, reforçar o sistema de defesas e curar gripes e resfriados.

Além disso, têm a capacidade de estimular o sistema imunológico, produzindo mais glóbulos brancos. Geralmente, a equinácea é consumida em capsulas.

equinacea.sramses177

Equinácea para o sistema imunitário

Contém poderosas propriedades imunoestimulantes. Os índios têm tradicionalmente usado a equinácea no tratamento de infecções, tanto interna como externamente. Seu consumo era popular nos séculos 18 e 19, usada para tratar infecções graves, como malária, envenenamento do sangue, difteria, escarlatina e sífilis. De acordo com pesquisas, a equinácea possui um amplo espectro imunoestimulante que trabalha com as respostas imune inatas e adaptativas. Pode ser usada para aliviar os sintomas ereduzir as constipações e gripes. Pode ser tomada também quando a pessoa não está doente, ajudando a melhorar o sistema imunológico e afastar possíveis infecções e problemas de saúde.

Hidraste para resfriados

É uma outra erva muitas vezes apontado como um antibiótico natural. Era tradicionalmente utilizada pelos índios no tratamento de doenças de pele, do fígado, diarreia e irritações oculares. Era também popular no tratamento para o resfriado e gripe comum, sendo particularmente útil para a garganta, problemas do trato urinário e infecções digestivas. Enquanto algumas fontes afirmam que o hidraste não tem efeito sistêmico sobre a imunidade, estudos já indicaram que o hidraste aumentou a imunoglobulinas específicas de antigênio, o que significa que pode ajudar a imunidade através do aumento da resposta imune aos invasores.

O Hidraste é específico para inflamações das membranas mucosas, o que o torna uma excelente opção para a recuperação de uma doença respiratória. Já a equinácea, por outro lado, pode ser usada para construir a força imune antes da temporada de gripes ou um momentos particularmente estressantes em sua vida, melhorando a capacidade do seu corpo para combater os organismos invasores.

O gengibre

A capacidade antibacteriana do gengibre e sua tolerância aos microorganismos da flora intestinal o permitem eliminar os agentes prejudiciais. Esse alimento serve para evitar gastroenterites e úlceras, assim como tratar resfriados, reduzir a tosse e expectorar o pulmão.

O gengibre pode ser tomado em capsulas ou em chá, fervendo uma porção da raiz em um copo d’água.

gengibre. Chefmax

Alguns truques

  • Se você está sofrendo de tosse, a raiz de regaliz pode aliviar congestões e fleumas. Cozinhe a casca da raiz em água fervida durante 10 minutos;
  • O mel tem propriedades antissépticas, cicatrizantes, expectorantes e vigorantes. Uma colher de chá a cada manhã ajuda a aumentar a hemoglobina, é energética e previne infecções;
  • As inalações e infusões de alecrim são efetivas para eliminar as infecções e ajudar o corpo a se recuperar de doenças;
  • Fazer gargarejos com tomilho, sálvia e limão evita contágios em épocas de infecções. Também são úteis durante os primeiros sintomas em gripes e resfriados.

Equinácea e hidraste podem ser tomados em várias formas, como chá, pó, em cápsulas e extratos. Em geral, a equinácea tem o mais potente efeito quando tomado como uma decocção (por fervendo a raiz em água durante 15 a 30 minutos) enquanto o hidraste é melhor tomado em doses concentradas. O alho pode ser comido, tomado ou feito em um chá com bom efeito.

Nada impede também que você tome todos, tomando cuidado com possíveis alergias e excessos.

. Própolis

Os 10 piores alimentos

É rico em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides; é antioxidante com ação antibiótica. A grande vantagem de seu uso em relação aos antibióticos comuns é que o própolis destrói as bactérias nocivas, preservando as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal. É um poderoso aliado no combate aos vírus da herpes e da gripe. Também previne o aparecimento de constipações, pneumonias, resfriados e doenças do aparelho respiratório.

Fonte: http://melhorcomsaude.com/ e http://www.saudemelhor.com/, http://belezaesaude.com/, tudosobreplantas.wordpress.com