As principais variedades de quartzo

Fonte: http://www.geologyin.com/

As principais variedades de quartzo (fotos)

As principais variedades de quartzo (fotos)

Existem muitas variedades diferentes de quartzo, várias das quais são pedras semipreciosas. Desde a antiguidade, as variedades de quartzo têm sido os minerais mais usados ​​na fabricação de jóias e esculturas em pedra dura, especialmente na Europa e no Oriente Médio.

http://www.geologyin.com/2016/08/types-of-agate-with-photos.html

Ágata Calcedônia multicolorida, em faixas, semi-translúcida em translúcida. Embora as ágatas possam ser encontradas em vários tipos de rocha, elas são classicamente associadas a rochas vulcânicas e podem ser comuns em certas rochas metamórficas.


Variedades de quartzo
o ônix contém faixas de preto e / ou branco. 
Direitos autorais © Rob Lavinsky

Ágata Onyx, onde as bandas são retas, paralelas e de tamanho consistente.


Áspero de caleidoscópio Jasper do Oregon

Jasper Quartzo criptocristalino opaco, normalmente vermelho a testa. A cor vermelha comum é devida às inclusões de ferro (III). O agregado mineral quebra com uma superfície lisa e é usado para ornamentação ou como pedra preciosa.

Pedra preciosa polida de olho de tigre

Olho de tigre Ouro fibroso a quartzo de cor marrom-avermelhada, exibindo chatoyancy.

É um exemplo clássico de substituição pseudomórfica por sílica de crocidolita fibrosa (amianto azul). Uma variante azul incompletamente silicificada é conhecida como olho de falcão.
 
Variedades de quartzo
O Aventurine é usado para diversas aplicações,
incluindo pedras de paisagem, pedras de construção, aquários, monumentos e jóias.
 

Calcedônia translúcida Aventurina com pequenas inclusões (geralmente mica) que brilham. A cor mais comum da aventurina é o verde, mas também pode ser laranja, marrom, amarelo, azul ou cinza. O fuchsite com cromo (uma variedade de mica moscovita) é a inclusão clássica e dá um brilho verde prateado ou azul.


Variedades de quartzo
Colírio para os olhos de hoje: Camadas de beleza nesta Ametista EUA por @ luminous.element
Geólogo incrível no Facebook

Ametista Roxo, transparente. A ametista é uma pedra semipreciosa e é a pedra de nascimento tradicional de fevereiro.

Variedades de quartzo
Quartzo com inclusões de rutilo de 
Novo Horizonte, Bahia, Região Nordeste, Brasil 
Copyright © Rob Lavinsky


Quartzo rutilado 
Contém inclusões aciculares (em forma de agulha) de rutilo

Variedades de quartzo
Gema facetada Citrino Gigante de Minas Gerais, Brasil.

Citrino é uma variedade de quartzo cuja cor varia de amarelo pálido a marrom devido a impurezas férricas. Citrinos naturais são raros; a maioria dos citrinos comerciais são ametistas tratadas termicamente ou quartzo enfumaçado.

Variedades de quartzo
Prasiolita natural em bruto

Prasiolite Verde menta, transparente. É uma pedra rara na natureza; O Prasiolite produzido artificialmente é uma ametista tratada termicamente.

Variedades de quartzo
Quartzo rosa

Quartzo rosa Rosa, translúcido, pode exibir diasteris. A cor é geralmente considerada devido a quantidades vestigiais de titânio, ferro ou manganês, no material maciço.

Variedades de quartzo
Conjunto de quartzo leitoso

Quartzo leitoso O branco, translúcido a opaco, pode exibir diasterismo. O quartzo leitoso é a variedade mais comum de quartzo cristalino. A cor branca é causada por inclusões minuciosas de gás, líquido ou ambos, presos durante a formação de cristais, tornando-o de pouco valor para aplicações de pedras preciosas óticas e de qualidade

Variedades de quartzo
Amazonita esplêndida, quartzo esfumaçado com goethita onegita do Colorado, EUA Foto: © Dorrisfamily

O quartzo esfumaçado é uma versão cinza e translúcida do quartzo. Ele varia em clareza, desde transparência quase completa até um cristal cinza acastanhado que é quase opaco. Alguns também podem ser pretos.

Variedades de quartzo
Cornalina Polida

Cornalina Calcedônia laranja avermelhada, translúcida. A cor pode variar bastante, variando de laranja pálido a uma intensa coloração quase preta. Semelhante à cornalina é a sardinha , que geralmente é mais dura e mais escura.

Variedades de quartzo
Calcedônia

Calcedônia criptocristalino quartzo e mistura moganite. O termo geralmente é usado apenas para material branco ou de cores claras. Caso contrário, nomes mais específicos são usados. A calcedônia tem um brilho ceroso e pode ser semitransparente ou translúcido. Pode assumir uma ampla variedade de cores, mas as mais comuns são de branco a cinza, azul acinzentado ou marrom, variando de pálido a quase preto.

Variedades de quartzo
Mtorolite zimbabwe

Mtorolite é uma variedade verde de calcedônia, que foi colorida por cromo. Também conhecida como calcedônia de cromo, é encontrada principalmente no Zimbábue.

Variedades de quartzo
(crisoprase). Uma nova descoberta incrível da Austrália.
Foto por: Australian Outback Mining

A crisoprase é uma variedade verde de calcedônia, que foi colorida pelo óxido de níquel. Sua cor é normalmente verde-maçã, mas varia de verde intenso. A crisoprase é criptocristalina, o que significa que é composta de cristais tão finos que não podem ser vistos como partículas distintas sob ampliação normal.

Variedades de quartzo
Foto do heliotrópio  cortesia de R. Weller

O heliotrópio é uma variedade verde de calcedônia, contendo inclusões vermelhas de óxido de ferro que se assemelham a gotas de sangue, dando ao heliotrópio seu nome alternativo de pedra de sangue.