Brahmi para melhorar a memória e a concentração

Brahmi para melhorar a memória e a concentração

brahmi-para-melhorar-memoria-concentracao-2.jpg

Popular na medicina ayurvédica, a erva brahmi, nativa do continente asiático, é reconhecimento como um medicamento natural para o cérebro. Os praticantes dessa medicina alternativa utilizam a planta para melhorar as atividades cerebrais, além de combater o stress, aliviar sintomas da depressão e acalmar os nervos.

Melhorar a memória

Entre os principais usos da brahmi está o aproveitamento de suas folhas como estimulante e fortalecedor da memória. A ação da planta está relacionada à sua capacidade de elevar o estado de alerta mental, dar mais clareza e reduzir a ansiedade, fator que atrapalha o funcionamento da memória.

brahmi-para-melhorar-memoria-concentracao-1.jpg

Capacidade cognitiva

A erva é conhecida também por sua capacidade de aumentar a inteligência. A medicina ayurvédica explica que, graças à ação de substâncias como saponinas, ésteres e outros ácidos, a brahmi consegue aumentar a capacidade cognitiva – além da memória, o aprendizado e o raciocínio lógico.

Concentração

A planta é considerada um bom remédio natural para ter concentração. Isso porque é capaz de aumentar a circulação sanguínea no cérebro e reduzir o cansaço mental.

http://www.outramedicina.com/

Brahmi

Texto:
Adriana Machado de Paiva (Ayurveda pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya e Letras pela UFG)
Marcos Roberto Furlan (Engenheiro Agrônomo)
Na medicina Ayurveda, é comum relacionar um nome com o uso, assim como acontece no Brasil, com a palavra boldo, que pode ser referência para pelo menos 6 espécies. O boldo, por exemplo, está relacionado com o uso para problemas digestivos, enquanto muitos nomes populares da ayurveda têm relação com o uso tanto espiritual quanto medicinal. Como primeiro exemplo, tem-se o nome Brahmi, que está associado a duas espécies: a Bacopa monnieri (sinônimo Herpestis monnierae) e a Centella asiatica (sinônimo Hydrocotyle asiatica).
http://en.wikipedia.org/wiki/Bacopa_monnieri
Em algumas traduções, a C. asiatica recebe também o nome popular, no Brasil, como acariçoba, o que gera confusão com a Hydrocotyle umbellata, pois esta é mais frequentemente chamada por acariçoba. Além de Brahmi, a C. asiatica tem a denominação mandookaparni.
http://en.wikipedia.org/wiki/Centella_asiatica

O termo Brahmi, em Sânscrito, significa “consciência ou sabedoria”. Por este motivo, na Índia, pátria do Ayurveda, as espécies são designadas por esse nome por desanuviar o pensamento e melhorar a memória.

Centella asiatica, conforme afirma Deepack Chopra, tem resultado positivo em uma ampla tipologia de doenças, que vão dos problemas digestivos à loucura. Além de estimular o cérebro, também serve para cicatrizar ferimentos, embora, na Índia, seja mais reconhecida como tônico mental. Porém, é utilizada no Ocidente como contratora de veias varicosas, com papel importante no tratamento de cólicas, inchaços, celulite e edemas.

É importante realçar que as duas são encontradas no Brasil, sendo a centelha-asiática encontrada em jardins, crescendo espontaneamente, e B. monnieri em aquários (é denominada pelos aquaristas como moneywort.  De forma resumida, tradicionalmente na Índia, a espécie é utilizada como tônico do cérebro, para melhorar o desenvolvimento da memória, da aprendizagem e da concentração, além de uso  para proporcionar alívio para epilépticos e pacientes com ansiedade.

Neste link, você irá encontrar uma boa revisão sobre os usos da espécie: http://www.thorne.com/altmedrev/.fulltext/9/1/79.pdf.

Fonte: http://quintaisimortais.blogspot.com.br/

Brahmi ou Bacopa monnieri ”e uma erva medicinal utilizada no Ayurveda ha centenas de anos, as suas propriedades medicinais foram descritas nos textos classicos da Medicina Ayurvedica. ”E uma planta pequena de cerca de 20 centimetros com folhas pequenas e flores brancas ou  violetas, pode ser encontrada em todo o sub-continente indiano ate uma altitude de 1320 metros nas montanhas. Para fins medicinais toda a planta e utilizada.

Bacopa possui propriedades adstringente ( seca e contrai as mucosas), sabor amargo e doce e potencia refrescante. Equilibra Vata e Kapha Dosha. Sua principal utilizacao ”e na area psico-emocional, apresenta efeitos positivos na ansiedade, insonia, e promocao das funcoes cerebrais como memoria e integridade do intelecto. E considerada uma rasayana ( rejuvenescedor) para a mente.

Eu tenho utilizado o Brahmi nos desequilibrios de Vata Dosha ou seja ansiedade, estresse emocional, fadiga mental e insonia com resultados beneficos para os pacientes. Antes de iniciar o tratamento com a planta medicinal ”e necessario um diagnostico correto do disturbio do paciente, pelo profissional da area da saude, atraves de uma historia detalhada e um exame fisico incluindo a pulsologia e a observacao da lingua.