Colágeno e Elastina – As proteínas da pele jovem

Colágeno e Elastina – As proteínas da pele jovem

As duas proteínas mais importantes na manutenção de uma pele jovem (firme, elástica, sem descair e sem rugas),  da saúde cutânea, é o  colageno – que é a sua principal proteína de suporte estrutural e que mantém a pele firme – e elastina (igualmente importante).

Elastina é a proteína encontrada no tecido conectivo elástico, e é responsável pela capacidade que a pele tem para voltar á sua forma original após ter sido esticada ou deformada.A elastina é uma proteína primariamente composta pelos aminoácidos glicina, valina, alanina e prolina. Tal como o colagénio, ela é produzida pelos fibroblastos do tecido conectivo (derme). Estes segregam tropoelastina, que é a forma solúvel e imatura da elastina. As moléculas de tropoelastina são então tecidas numa reacção enzimática catalizada pela lisiloxidase, formando assim uma rede durável e resistente de fibras parecidas com o látex (borracha).Um teste simples para avaliar o envelhecimento da pele consiste em esticá-la e verificar quanto tempo demora a retomar o seu aspecto prévio (pode experimentar no dorso das mãos). A sua pele volta ao estado original quase imediatamente. Os idosos precisam de alguns segundos…e a diferença reside na quantidade da elastina cutânea.A quantidade de elastina é normalmente máxima na adolescência e no adulto jovem, declinando a partir daí (25 anos). Os fibroblastos (células da pele) tem muito menor aptidão para produzir nova elastina na fase de envelhecimento. Esta deficiência não aparenta ser devida a uma diminuição nos fibroblastos ou a uma mutação dos genes responsáveis pela produção de elastina. Provavelmente, são alterações cutâneas de envelhecimento relacionadas com poluentes ambientais. Pelo menos sabemos que a produção de elastina pode ser reactivada após sinais bioquímicos apropriados.Aumentar topicamente o conteúdo de elastina na pele é algo que tem sido neglegenciado nos cuidados dermocosméticos. Em parte isto é devido à imensa pesquisa e focalização no colagénio.

Há no entanto algumas abordagens eficazes na reabilitação da elastina:·

– Ácido retinoico e seus derivados da vitamina A mostraram aumentar o conteúdo em elastina·         Protectores da degradação da matriz da pele como as MMP (metaloproteinases)valor biológico·         Proteínas alimentares de alto como o Whey e os ovos·

Protecção directa com anioxidantes poderoros

Aumentando a produção de colágeno e elastina:

O combate contra o envelhecimento começa desde uma idade precoce, em particular no caso das mulheres, que estão constantemente à procura de novos aliados para se manterem bonitas e saudáveis. Não se trata apenas de cuidar da nossa pele, o que comemos também influencia, por isso em um damos-lhe todas as chaves a ter em conta para que descubra como aumentar a produção de colágeno e elastina na sua pele e parecer jovem e saudável todos os dias. À medida que envelhecemos, a nossa pele vai perdendo firmeza e elasticidade, o colágeno e a elastina são os responsáveis por trazer aos nossos tecidos estas propriedades, de aumentar a sua produção, para ter uma pele bonita e em bom estado.

A nossa dieta é fundamental para o conseguir, e há formas de se alimentar para parecer mais jovem. Para isso, deverá incorporar alimentos que aumentem a produção de colágeno e elastina e que a ajudem a neutralizar os elementos nocivos para a sua pele. Os antioxidantes são uma chave importante, uma vez que diminuem a produção de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento prematura e de doenças como o câncer. Deverá encontrá-los em frutas, vegetais de folhas verdes como o espinafre, o brócolo ou a beterraba branca, nos legumes ou nos cereais integrais.

As vitaminas e nutrientes são necessários para produzir colágeno e elastina, mas a vitamina C é uma das mais valorizadas pela sua enorme quantidade de antioxidantes e por ser fundamental para a produção de colágeno, que lhe dará maior firmeza na pele. Frutos cítricos como os morangos, a laranja e o kiwi e os vegetais de folhas verdes são ricos em vitamina C, por isso deve inclui-los na sua dieta se quiser ter uma pele mais jovem.

Outra vitamina essencial é a vitamina E, não é por nada que é considerada uma das mais importantes quando se trata da beleza da pele. Este nutriente influencia a produção de colágeno e elastina, favorece a cicatrização e melhora a aparência da nossa pele. Pode encontrá-la em alimentos como os óleos vegetais, a gema de ovo, o fígado, as carnes vermelhas, o tomate, os vegetais verdes e as frutas como o kiwi, a maçã ou o pêssego.

Já comprovou a importância de uma dieta saudável e equilibrada na produção de colágeno e elastina, mas o cuidado externo da pele também é fundamental. Comece por esfoliar o seu rosto com um produto especial para esta zona uma vez por semana, este processo ajuda a eliminar as células mortas e a regenerar novas, o que favorece de forma imediata a aparência da pele e estimula a produção destas proteínas.

A tecnologia e o desenvolvimento de cremes faciais com fórmulas para combater o envelhecimento não passa despercebida a ninguém, por isso no momento de escolher os seus produtos certifique-se de que são ricos em colágeno, retinol e vitamina C. Não se esquece de usar um creme para o dia e outro para a noite, especialmente nas zonas propensas à formação de rugas como o contorno dos olhos e os cantos da boca.

Proteja a sua pele dos raios solares, pois não lhe irá ajudar a aumentar a produção de colágeno e elastina, mas sem dúvida evitará os danos causados pelos rais UV e UVA que podem ser os responsáveis de manchas na pele, rugas prematuras e em casos mais graves câncer. Não se esqueça de dar à sua pele o cuidado que merece, se quer ter uma pele saudável e bonita ano após ano.O zinco nunca pode faltar na sua dieta, pois intervém na síntese do colágeno e na elastina, mantendo as fibras em bom estado, além disso também é um grande antioxidante pelo que os seus contributos para a sua pele serão geniais. Alguns alimentos ricos em zinco são o marisco, o peixe, as carnes vermelhas, a gema de ovo, o fígado, os legumes, a sopa e os cereais integrais.

Ajuda na produção ou não diminuição do colágeno e elastina :

É possível de conter a onda de envelhecimento da pele, fornecendo seu corpo com uma abundância de alimentos que contêm as matérias-primas que ele usa para manter os níveis de produção de colágeno e elastina para cima.

– Centelha asiática, ginko biloba, – Vitamina C: A vitamina C é um nutriente essencial na produção de colágeno e elastina e pode ser um fator limitante, se você não obter quantidades suficientes em sua dieta. Muitos alimentos de origem vegetal oferecem quantidades significativas de vitamina C. Goiabas embalar o maior soco vitamina C de todos, com 165 miligramas em uma fruta de tamanho médio. Pimentão vermelho, melancia, morango, brócolis e tomate também são boas fontes e mais facilmente disponíveis em locais não-tropicais. Além disso, carregar em folhas verdes, couve-flor e repolho. A vitamina C é sensível ao calor, por isso alimentos consumidos em sua forma bruta irá reter mais de sua vitamina C do que alimentos cozidos.

– As vitaminas B e E: Vitaminas do complexo B e vitamina E contribuem para a formação de colágeno, de acordo com a nutricionista Pamela Smith, autor do livro “Quando seus hormônios derem errado:. Soluções para mulheres com mais de 40” Boas fontes de vitaminas do complexo B incluem vegetais de folhas verdes, brócolis, couve-flor, ervilhas e feijões e cereais fortificados. A vitamina E pode ser obtida a partir de germe de trigo, nozes, sementes e óleo vegetal.

– Phytoestrogens: Um dos efeitos do estrogênio no organismo é promover a produção de colágeno e elastina e impedi-los de serem discriminadas. Os baixos níveis de estrogénio, como em menopausa, levar à pele característica, osso e alterações articulares associadas com o envelhecimento relacionados com a menopausa. Os fitoestrogénios, produtos químicos em alguns alimentos vegetais que imitam os efeitos do estrogénio, pode ajudar a compensar a perda de estrogénio e, assim, diminuir a perda de colagénio e elastina, ou, em alguns casos, restabelecer os seus níveis.Existem mais de 300 alimentos que contenham fitoestrógenos, segundo a Universidade de Cornell. Feijão, como a soja fornecem um tipo de fitoestrógeno conhecido como isoflavonóides. Lignans, outra categoria de fitoestrógenos, são encontradas em farelo e linhaça. Uma terceira categoria de fitoestrogênios, conhecidos como coumestans, estão contidos em ervilhas, feijão e alfafa e trevo brotos.

– Gelatina: Gelatina, uma proteína formada quando o colágeno é discriminado, também pode ajudar a construí-la. A gelatina é um produto de origem animal, muitas vezes derivado de vacas e porcos, mas também obtidos a partir de peixes e aves. É o ingrediente que faz gelatina balançar e forma uma camada transparente, congelado em carnes cozinhadas, perceptível particularmente depois de terem sido arrefecidos.Comercialmente, a gelatina é feita a partir de ossos e peles. Você também produzir gelatina em casa quando você cozinhar uma carne assada o suficiente para quebrar os tecidos conjuntivos difíceis, vulgarmente conhecido como cartilagem. Formol, um prato de gelatina, faz-se pela configuração de várias combinações de legumes, carne ou ovos em gelatina para formar um molde. Comer qualquer destes alimentos vai ajudar o seu corpo de colágeno fabricação.

Referências:

  • American Journal of Clinical Dermatology: estrogênio e da pele: Opções Terapêuticas
  • Cornell University: Phytoestrogens e câncer de mama
  • Alimentos mordidas: A Ciência de alimentos que comemos: Richard W. Hartel e AnnaKate Hartel
  • Ohio State University Extension: Vitamina C
  • Quando seus hormônios Go Haywire: Soluções para mulheres acima de 40: Pamela M. Smith
  • O Guia do suco de Lady Para Sucos para a saúde: Desencadeando o Poder de Cura: Cherie Calbom

 

Fonte: beleza.umcomo.com.br/articulo