Conheça fruta que está sendo considerada a substituta para a carne

Conheça fruta que está sendo considerada a substituta para a carne

Se você é vegetariano, ou simplesmente está pensando em parar de comer carne por qualquer outro motivo, você deve prestar bem atenção em uma fruta especial: a jaca.

Isso mesmo, a jaca pode não ser tão consumida assim no Brasil, mas de acordo com o Pinterest, as buscas por receitas usando essa fruta aumentaram 420% recentemente, o que indica que cada vez mais as pessoas estão se interessando no sabor e nas propriedades da jaca.

E o que está fazendo a fruta ter essa popularidade é a fama de possuir um gosto surpreendentemente parecido com carne.

Abaixo, conheça um pouco mais sobre elas:

Jacas são pesadas, e ainda assim nascem em árvores.

Uma única jaca pode pesar de 4 a 40 quilos, fazendo delas a maior fruta nascida em árvores no mundo todo. Cada jaqueira pode produzir até 150 jacas durante o ano, com duas estações de colheita.

As jacas são nativas da Ásia.

De acordo com a NPR, acredita-se que a jaca tenha sido originada na Índia, mas a fruta também é bastante comum na Tailândia, Malásia e Bangladesh, onde ela é considerada a fruta oficial do país.

Seu nome é originário da língua indiana.

No Sul da Índia, a jaca é conhecida como ‘chakka pazham’, e foi provavelmente daí que a língua portuguesa adaptou o nome para ‘jaca’. Em inglês, a fruta é chamada de ‘jackfruit’.

São muito nutritivas.

Ao quebrar uma jaca, você encontrará várias sementes dentro dela. Essas sementes são comestíveis, e são ricas em cálcio, ferro, proteínas e potássio, o que faz com que alguns chamem a fruta de “milagrosa”, com o potencial de matar a fome de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Além das sementes, a fruta em si também possui vitamina C. A cada 90 gramas, a jaca possui cerca de 95 calorias, o que significa que em 4kg de fruta, existem muitas calorias e nutrientes.

Ela é doce quando consumida crua e madura

Quando está crua e madura, a jaca possui uma cor semelhante ao abacaxi. Uma comparação constantemente feita com o seu sabor, diz que a jaca se assemelha a uma mistura entre o sabor do abacaxi e da pera. Mas se você cozinhar a fruta por algumas horas, ela surpreendentemente ganha um sabor semelhante ao da carne – o que faz com que ela seja usada como substituta para a carne em diversos tipos de pratos.

A jaca pode ser consumida crua ou cozida, madura ou não.

Ao contrário de algumas frutas, as jacas podem ser consumidas maduras ou não. No sudeste da Ásia, por exemplo, a jaca é consumida em tiras; frita; em sucos; molhos e até mesmo em sorvete. Você também pode grelhar a fruta, e muitas pessoas dizem que a textura resultante é parecida com a da carne de porco desfiada.