Cuidar da sua casa utilizando produtos artesanais e naturais

Dicas para cuidar da casa de forma natural

Fonte: www.matricaria.com.br

17d654615d27866c6373a37dc5e744e0Se você está procurando maneiras de cuidar da sua casa utilizando produtos artesanais e naturais, este post pode te ajudar. Como você, nós também estamos preocupadas em substituir produtos químicos tóxicos que afetam a nossa saúde e a natureza. Quando não é possível, optamos por minimizar o problema, usando produtos biodegradáveis, com mais ativos herbais e menos componentes duvidosos. Para isso, adquirimos o hábito da leitura dos rótulos e embalagens.

Principais agentes tóxicos encontrados nos produtos de limpeza:

            •  Triclosan é um dos componentes mais presentes nas fórmulas de desifetantes. Ele afeta diretamente a vida aquática, contaminando os rios, lagos e oceanos.
    •     Cocamida DEA , é possivelmente um elemento carcinogênico , segundo relatórios da Agência Internacional de Pesquisa sobre câncer, muito comum nas fórmulas de detergentes.
    •     Tolueno (metilbenzeno) encontrados em solventes e agentes de limpeza, libera gases tóxicos  que afetam o sistema respiratório e atingem a circulação sanguínea. Provoca irritação nos olhos, na garganta, cefaleia, além de outros sintomas.
  •   Lauril sulfato de sódio, um dos agentes mais comuns presentes nestas fórmulas, pois possuem um bom poder desengordurante, além de  produzirem espuma em abundância. Porém, este componente ocasiona várias alergias humanas, contribui para o processo aumento do índice de multiplicação de algas nos rios e lagos (eutrofização), processo que encobre as águas com algas, impedindo a passagem da luz, gerando a morte de vários peixes e organismos aquáticos.

Receitas caseiras para a limpeza da casa:

mirror-cleaning

Para a limpeza de aço inoxidável: Vinagre!

Experimente colocar a mistura uma parte de vinagre para duas partes de água em um borrifador e espirrar sobre o aço inoxidável, deixando por alguns minutos e limpando após a aplicação com uma esponja.

Desinfetantes caseiros:

  • Vinagre e limão:
    Misture 1 litro de água com ¼ litro de vinagre branco e suco de 1 limão. Aplique com um pano sobre as superfícies a serem desinfectadas. Para dar cheiro você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de sua preferência.
  • Vinagre de ervas:
    Coloque em um pote de vidro partes iguais de  ervas frescas ou secas de (lavanda, hortelã, alecrim  e sálvia). Estas ervas possuem propriedades bactericidas e antifúngicas. Encha até o topo com vinagre de maçã, feche o frasco e deixe em uma janela ensolarada durante 6 semanas antes do uso. Coe e utilize para limpar suas superfícies.
  • Vinagre e frutas cítricas:
     Encha uma jarra grande de boca larga com cascas de frutas cítricas (como limão, laranja, limão e tangerina). Cubra as cascas com vinagre e deixe em infusão por quatro semanas, agitando o frasco ocasionalmente. Em seguida, coe e encha um frasco de spray com 1/4 desta mistura e o restante com água.

Para limpar torneiras, bancadas e maçanetas.

  • Spray desinfetante de Limão:
     Encha uma garrafa de água, adicione 30 gotas de óleo essencial de limão e mexa.

 Para limpar janelas, tapetes e mobiliário.

  • Solução de amido de milho e vinagre:
     Misture 2 colheres de sopa de amido de milho, 1 xícara de vinagre e 3 litros de água.


Para limpar banheiras, azulejos e pias:

  • Bicarbonato de sódio:
     Polvilhe o bicarbonato com uma esponja úmida e esfregue. Enxágue e seque. Se quiser reforçar o poder de limpeza, faça uma pasta de sal, bicarbonato de sódio e sabão líquido e deixe descansar sobre a superfície por 5 minutos, antes de esfregar e enxaguar.

Para limpar espelhos:

  • Vinagre:
    Passe num pano limpo ou coloque vinagre puro numa garrafa spray e borrife no espelho. Logo em seguida, seque com um papel toalha ou pano. Depois use um jornal para lustrar e tirar  manchas de líquidos e qualquer resíduo ou sujeira.

Detergentes:

  • Adicione o Bicarbonato de sódio no seu detergente biodegradável :
    Esta ação ajuda a reduzir a gordura nos pratos, panelas e frigideiras, diminuindo a necessidade de muitas lavagens e o consumo de água.
  • Sabão de coco, bicarbonato de sódio e óleo essencial de limão:
    Rale o sabão de coco e leve ele ao fogo com 2 copos de água, até dissolvê-lo. Se necessário, coe para retirar os pedaços de sabão que por ventura possam ter ficado sem diluir. Misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 5 gotas de óleo essencial de limão, coloque em uma garrafa pequena de água mineral, fazendo um pequeno furo em sua tampa. Use esta mistura para lavar sua louça.

Limpeza de pisos:

  • Bicarbonato de sódio e água morna:
    Misture ½ xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna, e esfregue os pisos e azulejos, para remover a sujeira e a gordura. Depois é só enxaguar ou passar um pano úmido.

Limpeza de micro-ondas:

  • Suco de limão e água:
    Misture a mesma quantidade de suco de limão e de água, passe na superfície que deseja limpar e deixe por 5 minutos, esfregar com uma bucha e tirar com um pano úmido.
  • Vinagre e bicarbonato de sódio:
    Para retirar a gordura e fazer uma limpeza reforçada, misture vinagre com bicarbonato, deixe de molho e esfregue com uma bucha. Certifique-se de ter retirado totalmente estes produtos antes de utilizar o micro-ondas novamente. Caso seja necessário, passe um pano úmido com água para retirar os resíduos.

Perfumador caseiro:

  • Vodka com óleos essenciais:
    Encha um spray com vodka ou aguardente, e misture cerca de 20 gotas de óleo essencial da sua preferência. Para efeito desifetante, opte pelos óleos essenciais de lavanda, Tea Tree e Alecrim. 

Para afastar mosquitos e formigas

  • Misture cascas de cítricos, cravo e canela e cubra com etanol, deixe descansar por 30 dias. Depois filtre e use para passar no chão, na pia e nos azulejos. Pege um pouco coloque em um borrifador e passe na casa para agir como repelente.

Como podemos ver boa parte dos produtos de limpeza podem ser substituídos por receitas naturais evitando reações alérgicas e intoxicações, e contribuindo para preservar a natureza. Os nossos rios e a nossa saúde agradecem.