Melhores Ervas para Tratar Naturalmente a Ansiedade

Melhores Ervas para Tratar Naturalmente a Ansiedade –

Ervas, Plantas medicinais para ansiedade:

Se você é um dos cerca de 550 milhões de pessoas no mundo que hoje sofre de alguma forma de ansiedade (1 pessoa a cada 13, conforme estudo australiano), você provavelmente já sabe o quão difícil pode ser administrar os sintomas incômodos como a incerteza persistente, preocupação, compulsão obsessiva e depressão. Mas você sabia que há uma série de ervas naturais que podem ajudar a tratar estas condições naturalmente, e restaurar a saúde e o equilíbrio da sua mente?

Parte das plantas como sementes, raízes, folhas e flores. Têm sido usadas na medicina por praticamente todas as culturas.

Arqueólogos descobriram evidências de que nós usamos plantas para tratar de doenças a pelo menos 60.000 anos! 80% da população mundial ainda recorrem a remédios à base de ervas como parte principal no tratamento de doenças.

Recentemente as plantas estão recebendo atenção especial no tratamento para ansiedade.

Esse interesse tem sido impulsionado pelo aumento dos preços dos remédios tradicionais e pela conscientização dos efeitos colaterais graves que alguns remédios antidepressivos provocam.

A dependência causada por antidepressivos sintéticos é a principal queixa dos pacientes.

Assuma o controle da sua ansiedade usando nossa avaliação detalhada de remédios naturais comprovados, tais como ervas, vitaminas, chás, remédios homeopáticos e óleos essenciais.

Todos os anos, milhões de medicamentos para ansiedade são prescritos.

Remédios anti ansiedade são, de fato, com um dos mais prescritos pelos médicos.

No entanto, esses medicamentos nem sempre funcionam, não podem ser usados por todo mundo e tem uma infinidade de efeitos colaterais inaceitáveis (inclusive a dependência).

Por causa desses motivos, mais pessoas estão recorrendo a remédios naturais para controlar a ansiedade. Remédios naturais e tradicionais têm um longo histórico de uso seguro e eficaz.

Acontece que a ciência tem comprovado que muitos deles funcionam melhor do que remédios sintéticos para a ansiedade. Preste bastante atenção para você combinar o melhor remédio para sua situação específica.

Estas são nossas ervas medicinais favoritas para ansiedade porque tem eficácia e segurança comprovada.

Aqui estão sete das melhores opções para sua consideração:

Manjericão: Um membro da família da hortelã, o manjericão, também conhecido como “Tulsi”, tem sido usado há séculos na Ásia e na Índia para promover a saúde mental, física, e até mesmo a saúde espiritual. Uma vez que funciona como um adaptógeno, o manjericão auxilia o organismo a responder eficazmente ao estresse físico e emocional. Muitas pessoas que usam a erva regularmente, relatam sentimentos de calma e relaxamento.

Vários estudos descobriram que o manjericão possui compostos exclusivos que ajudam a reduzir os níveis de hormônio do estresse, o que pode por sua vez, ajudam a melhorar a clareza mental, aumentar a memória e prevenir o aparecimento de transtornos mentais relacionados a idade. O manjericão é também um poderoso antioxidante com propriedades antibacterianas, anti-fúngicas e anti-inflamatórias.

Tomar o chá de lavanda também pode ajudar a reduzir o estresse e estabilizar o humor. Muitas pessoas que sofrem de sintomas de depressão têm um alívio considerável ao tomar o chá de lavanda. A bebida medicinal também pode ser usada para melhorar a digestão e aliviar o desconforto gastrointestinal.

O manjericão é uma erva usado na tradição ayurvédica.

É uma das plantas mais populares na índia, onde os consumidores de manjericão acreditam que vivem uma vida mais longa e mais saudável por causa dela.

O manjericão alivia o estresse e ansiedade por que diminui os níveis dos hormônios do estresse cortisol e epinefrina.

Também fornece um alívio notável em pessoas com transtorno da ansiedade generalizada.

Outros benefícios incluem melhoras nos transtornos relacionados ao cérebro como depressão, perda de memória, insônia e dores de cabeça.

O manjericão pode ser consumido tanto como suplemento quanto como chá.

Camomila: Um popular chá para dormir, a camomila é a favorita quando se trata de aliviar o stress e promover o descanso. Na verdade, o extrato de camomila foi demonstrado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia em 2009 por aliviar eficazmente os sintomas da ansiedade de uma forma “clinicamente significativa e estatisticamente significativa“.

Os doentes depressivos podem também se beneficiar tomando camomila, visto que a  condição é normalmente marcada por ansiedade e insônia, ambos os quais são alvos de erva. A camomila é um remédio eficaz para o tratamento da síndrome do intestino irritável (IBS), dores no estômago, e outros problemas digestivos que também podem desencadear a ansiedade. Além disso, a camomila pode ajudar a reduzir a inflamação, acalmar os nervos e promover um sono reparador.

Se você está nervoso uma xícara de chá de camomila pode te ajudar a se acalmar. Alguns compostos da camomila (Matricaria recutita) se ligam aos mesmos receptores cerebrais que drogas como o Valium. Em um estudo da University of Pennsylvania Medical Center, na Filadélfia, pacientes com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) que tomaram suplementes de camomila por oito meses, tiveram uma diminuição significativa nos sintomas de ansiedade em comparação com os pacientes que tomaram placebo.

Chá de Camomila (Matricaria Recutita Ou Chamaemelum Nobile)

O chá de camomila tem sido usado para tratar insônia, estresse e ansiedade. A camomila é especialmente útil para as pessoas que sofrem de depressão junto com ansiedade.

A camomila também é segura e você pode dar para crianças. Existem muitas espécies de camomila. As duas mais populares são matricaria recutita e chamaemelum nobile, mas as duas têm os mesmos benefícios.

Melissa:

A melissa (Melissa officinalis), também conhecida como erva-cidreira, é uma planta da família da menta. Graças ao seu aroma fresco e ativo, semelhante ao do limão, sua utilização tornou-se muito popular na gastronomia. Entretanto, em muitos lugares, esta erva também ficou conhecida por suas incríveis propriedades calmantes e fantásticos benefícios para a saúde.  As pessoas que têm pressão sanguínea baixa devem ter cautela, pois a melissa pode causar queda de pressão.tem ação sedativa, eupéptica e espasmolítica. Auxiliar no tratamento dos casos de insônia, depressões e tensões nervosas. Tem ação digestiva e é coadjuvante no tratamento de afecções do estômago, gases e cólicas intestinais.

Reduz o risco de desenvolver Alzheimer e demência
Foi descoberto que os óleos essenciais liberados ao mastigar as folhas desta planta ajudam a estimular o funcionamento da memória, prolongar a concentração e capacidade de atenção em pacientes que sofrem de Alzheimer, bem como reduzir os sintomas mais extremos da demência.

Anagallis monelli: Outra erva da família da hortelã, a Anagallis monelli, conhecida por morrião azul,morrião perene, ou morrião das areias, combina bem com raiz de valeriana para reduzir sinergicamente o estresse, diminuir a tensão nervosa, combater a insônia e combater os sintomas de ansiedade. Quando feita em um chá ou extrato, a Anagallis monelli pode ser tomada durante todo o dia para combater o estresse e promover a tranqüilidade, mesmo em meio a situações irritantes ou estressantes.

A Anagallis monelli também é uma poderosa erva anti-inflamatória com um antiviral único e propriedades anti-fúngicas. Indivíduos com vários transtornos de humor e de comportamento também podem se beneficiar ao tomá-la.

Mulungu: Tem ação sedativa sobre o sistema nervoso central e relaxante da musculatura lisa. É usado como calmante na agitação nervosa e insônia e coadjuvante em dores de origem reumática ou nevrálgica. Proporciona sono natural, sem causar dependência, diminuindo o tempo necessário para adormecer. É indicado em todos os casos de insônia e irritabilidade relacionados a necessidades, angústias, tensões e menopausa.

Kava Kava​​: Comumente usada na cultura tradicional da ilha do Pacífico como uma bebida cerimonial, a raiz da Kava Kava tem uma incrível capacidade para promover o relaxamento e a concentração. Beber uma mistura fria feita de polpa da raiz da planta pode ajudar significativamente a melhorar o humor, aumentar a sensação de contentamento e atenuar os sintomas associados com a ansiedade e distúrbios do sistema nervoso.

A Kava Kava ​​é tão eficaz no tratamento de sintomas de ansiedade que muitas cidades agora têm Kava Kava em barras, onde os clientes preocupados com a saúde podem apanhar uma Kava Kava para ajudar a relaxar e atenuar. Uma vez que a Kava Kava tende a proporcionar efeitos semelhantes aos do álcool, sem causar prejuízos, a erva é uma alternativa popular para cerveja e o vinho entre aqueles que querem se divertir sem ficar “tontos” ou bêbados.

Ashwagandha: Dita por funcionar melhor do que drogas farmacêuticas no alívio da ansiedade e depressão, a  adaptogênica erva ashwagandha é uma ótima opção natural para superar o estresse e mal-estar. De acordo com a Life Extension Foundation (LEF), a  ashwagandha fornece proteção para o sistema nervoso, a qual tende a acelerarem resposta à ansiedade crônica.

A ashwaganda também é carregada com antioxidantes poderosos que atenuam os danos dos radicais livres, muitas vezes causados pelo stress. Estudos têm demonstrado que usar a ashwagandha pode normalizar o danos dos radicais livres causados ​​pelo stress, e, assim, prevenir o envelhecimento prematuro e outras doenças crônicas. Ashwagandha é uma das ervas mais importantes do sistema de medicina Hindu, que tem 3000 anos.

O nome significa literalmente “cheiro de cavalo” porque a raiz de fato tem um cheiro de cavalo. O principal uso dessa erva agora é para reduzir o estresse. Ela tem um efeito significativo no hormônio do estresse cortisol, reduzindo ele em até 25%. É muito útil para acalmar a ansiedade de todos os tipos, especialmente a agorafobia (medo de lugares abertos). Experimente a Ashwagandha quando estiver deprimido ou desmotivado.

Brahmi – O tónico do cérebro e dos nervos. Brahmi desempenha um papel importante na medicina Ayurvedica, é conhecida pelos seus efeitos rejuvenescedores das células do cérebro e do sistema nervoso e é usada no tratamento de desordens cognitivas de envelhecimento.
É considerada um tónico nervoso que rejuvenesce o corpo, melhora a memória, apoia a aprendizagem, aumenta a performance académica e a habilidade mental.
Brahmi ajuda a melhorar todos os aspectos das funções mentais e ajuda a atenuar os efeitos negativos do stress no cérebro.
Induz paz e acalma ao mesmo tempo que melhora a concentração e estimula um estado de alerta mental.
Também pode acalmar estados de agitação infantil e actua como um agente contra a ansiedade, e que ajuda na recuperação de várias desordens mentais.
Brahmi tem também propriedades muito boas para limpar o sangue e tem também um efeito positivo na circulação e funções do fígado, pulmões e rins.
Brahmi é também um poderoso anti oxidante que fortalece o sistema imunitário, aumenta a vitalidade e promove a longevidade. Brahmi tem sido usado em casos de; Alzheimer, Desordem do défice de atenção (DDA), Défice de atenção/distúrbios de hiperactividade (DADH), Problemas de memória, Parkinson, Desordens de ansiedade, Stress.

A Brahmi também chamada de Bacopa monnieri desempenha um papel importante na medicina Ayurvedica, é conhecida pelos seus efeitos rejuvenescedores das células do cérebro e do sistema nervoso e é usada no tratamento de desordens cognitivas associadas ao envelhecimento. É considerada um tónico nervoso que rejuvenesce o corpo, melhora a memória, apoia a aprendizagem, aumenta a performance académica e a habilidade mental. Induz paz e acalma ao mesmo tempo que estimula um estado de alerta mental e melhora a concentração. Brahmi é também um poderoso anti oxidante que fortalece o sistema imunitário, aumenta a vitalidade e promove a longevidade. Limpa o sangue e fortalece o fígado, rins e coração.

Nota: O Brahmi pode interagir com alguns medicamentos para o cérebro em certos casos, se tiver a ser medicado com fármacos prescritos para o cérebro será aconselhável consultar o seu médico e pesquisar acerca de possíveis interacções entre o Brahmi e os fármacos que esteja a tomar.

Bacopa (Bacopa Monnieri)

Bacopa também é outro importante adaptogênico na medicina ayurvédica. A Bacopa tem um longo histórico de sucesso para aumentar a longevidade e melhorar o poder mental. Ela reduz a ansiedade, ao mesmo tempo que melhora a memória e atenção.

Portanto é uma excelente escolha para quem está sofrendo com ansiedade e perda de memória. Se você for experimentar Bacopa, seja paciente. Pode levar um tempo para notar os efeitos. Espere alguns meses para experimentar todos os benefícios.


Mel:
Estimulante de um neurotransmissor, a serotonina que causa sensação de prazer.

5-HTP: Muitas pessoas não produzem suficientemente o neurotransmissor de serotonina cerebral, cuja falta pode causar depressão, distúrbios alimentares, e vários outros sintomas de ansiedade. Mas usando o 5-hidroxitriptofano (5-HTP), o precursor da serotonina, pode ajudar a reabastecer este défice e atenuar eficazmente estes sintomas .

Dito por funcionar muito melhor do que os medicamentos farmacêuticos para estes fins, o 5-HTP também ajuda na produção do hormônio do sono melatonina, o qual o torna um grande suplemento para a hora de dormir para promover relaxamento e um sono reparador. Estudos têm demonstrado que o 5-HTP pode proporcionar alívio substancial para aqueles que sofrem de insônia, bem como ajudar a aliviar os sintomas da dor crônica. A Griffonia Simplicifolia é um fitoterápico que é rico nesta substância. Leia mais no post “Griffonia Simplicifolia: Precursor de Serotonina nos Distúrbios do Sono, Memória, Aprendizado e Humor”

Flores de laranjeira

plantas-medicinais-para-curar-ansiedade-confira-as-6-melhores-2

Essas flores, que crescem na laranjeira e possuem aroma suave, são capazes de amenizar os sintomas da ansiedade. Isso acontece porque a planta tem propriedades calmantes, que aliviam tensões e distúrbios do sono.

Erva-de-São-João

plantas-medicinais-para-curar-ansiedade-confira-as-6-melhores-3

A Erva-de-São-João também possui propriedades terapêuticas contra ansiedade, estresse e nervosismo. Para preparar o chá é muito simples: coloque 20g de folhas secas da erva em uma panela, adicione 500ml de água e deixe ferver por 10 minutos. Depois, é só coar e beber.

Lavanda

plantas-medicinais-para-curar-ansiedade-confira-as-6-melhores-4

Outra planta que promete combater a ansiedade é a lavanda. Ela é famosa por causa do seu poder sedativo, portanto, pode ser usada no preparo de infusões e banhos.

Um óleo essencial poderoso, a lavanda tem sido muito utilizada na aromaterapia para acalmar os nervos e promover um sono reparador. Uma vez que a obtenção de um sono reparador é importante para lidar com os distúrbios de estresse e ansiedade, o óleo de lavanda é muitas vezes utilizado para tratar a ansiedade, pois desacelera a atividade do sistema nervoso, promove o relaxamento e melhora o humor e a concentração.

Chá de Macela: dando um fora na ansiedade

A macela (Achyrocline satureioides) é uma planta muito comum no sul do Brasil, onde também é conhecida por marcela, macela-do-campo, macelinha, camomila nacional ou macela de travesseiro (pois é utilizada para rechear travesseiros e almofadas). Seu principal uso é na forma de chá, que tem sido alvo de várias estudos para comprovar as propriedades tão conhecidas da medicina popular.
O chá de macela ou marcela tem se mostrado muito útil contra a ansiedade. Estudos indicam que seus princípios ativos agem diretamente no sistema nervoso, com efeito sedativo.
Combinado com outros chás, como chá verde, folhas de oliveira, camomila, melissa, funcho ou erva doce, o chá de macela pode ajudar a melhorar a digestão, diminuir a fome ou a compulsão, afastar a insônia e ainda controlar o estresse. Veja as combinações sugeridas por fitoterapeutas:
Combinação contra a compulsão:
Macela + Erva Doce + Funcho + Camomila
Combinação contra ansiedade e insônia
Macela + Hipérico ou erva-de-são-joão + Jasmim + Melissa
Combinação para controlar a fome e queimar gorduras
Macela + Folhas de Oliveira + Chá Verde
Combinação para facilitar a digestão e eliminar sensação de estufamento
Macela + Hibisco + Funcho + Cidreira ou Capim Limão

Lúpulo

Sim, está presente na cerveja, mas você não vai obter os benefícios tranquilizantes das ervas amargas do lúpulo a partir de uma bebida. O composto sedativo no lúpulos é um óleo volátil, então você o obtém em extratos e tinturas – assim como na aromaterapia, introduzindo sachês da erva no travesseiro. “É muito amargo, então não está presente muito em chás, a não ser que esteja combinado com camomila ou menta”, diz Blumenthal. O lúpulo é frequentemente usado como sedativo, para promover o sono, muitas vezes com outra erva, a valeriana.

Valeriana

Alguns suplementos de ervas reduz a ansiedade sem te fazer dormir (como a L-teanina), enquanto outros são sedativos. A valeriana está no segundo grupo. Ela contém substâncias sedativas e o governo alemão a aprovou para o tratamento de quem tem problemas com o sono. A erva é comumente combinada com outras como o lúpulo, a camomila e a erva-cidreira.

A raiz de valeriana tem sido chamada de calmante natural e é usada principalmente para aliviar a ansiedade, estresse e insônia. Essa é mais uma das várias plantas, flores e ervas nessa lista que trabalham aumentando os níveis de GABA no cérebro. Geralmente é considerada segura, mas ao contrário de algumas das outras verbas para a ansiedade, a raiz de valeriana pode deixar você sonolento, portanto use antes de dormir.

A raiz de valeriana é a melhor escolha se você sofre de ansiedade associada à insônia. Valeriana pode ser consumida como chá ou suplemento, mas a maioria das pessoas simplesmente toma o suplemento porque o chá de valeriana tem um gosto e cheiro horrível. Uma advertência antes de comprar suplementos à base de ervas. Em 2015, foi descoberto que marcas de suplementos vendidas em grandes redes de varejo tinham pouco ou nenhum dos ingredientes listados no rótulo. Portanto, sempre que for comprar suplementos, escolha sempre uma empresa de reputação, especializada em suplementos naturais. Não compre em grandes redes de supermercado ou grandes redes de farmácia.

Erva-cidreira

Nomeada após a palavra grega para “abelha de mel”, a erva-cidreira tem sido usada pelo menos desde a Idade Média para reduzir o estresse e a ansiedade, e ajudar com o sono. Em um estudo com voluntários saudáveis, aqueles que tomaram extratos de erva-cidreira (600mg) ficaram mais calmos e alertas do que aqueles que tomaram placebo. Apesar de geralmente ser segura, fique atento pois alguns estudos descobriram que a ingestão em grandes quantidades pode, na verdade, te deixar mais ansioso. A erva cidreira tem sido usada como um calmante desde a idade média. Como ela faz parte da família da menta, ela tem um gosto prazeroso com um toque de limão.

Ela reduz o hormônio do estresse cortisol enquanto aumenta o neurotransmissor relaxante GABA. É ótimo para tratar insônia e melhorar a memória. Funciona bem em sincronia com outras ervas para ansiedade como a valeriana e camomila.

Flor da paixão (de maracujá)

Apesar do nome, essa erva não vai ajudá-lo no amor. É um sedativo. Alguns estudos descobriram que ela pode reduzir os sintomas da ansiedade tão efetivamente quanto medicamentos. É usualmente usado contra a insônia. Como outros sedativos, pode causar sonolência, portanto não tome – assim como valeriana, lúpulo, erva-cidreira ou outra erva sedativa – se você estiver usando algum outro medicamento sedativo. Fique atento quanto a usar mais de uma erva sedativa por vez e não tome a flor da paixão por mais de um mês.  Passiflora (Passiflora Incarnata). A Passiflora é de origem norte-americana. Essa bela flor era tradicionalmente utilizada por americanos nativos para tratar ansiedade e a insônia. Estudos descobriram que ela é tão boa para tratar o transtorno da ansiedade generalizada quanto o sedativo oxazepam. Acredita-se que ela aumenta os níveis de GABA.

Lavanda

O inebriante (mas seguro) aroma da lavanda pode ser um anti-inflmatório “emocional”. Em um estudo na Grécia, pacientes em um consultório dentário ficaram menos ansiosos quando a sala de espera estava perfumada com essência de lavanda. Em um estudo na Flórida, estudante que inalaram essência de óleo de lavanda antes de uma prova ficaram menos ansioso – apesar de alguns deles relatarem ter ficado “ligeiramente tonto” durante o teste. Em um estudo alemão, uma pílula de lavanda especialmente produzida demonstrou reduzir os sintomas de ansiedade em pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada tanto quanto o lorazepan, um medicamento anti-ansiedade da classe do valium.

Raiz De Ártico Ou Raiz De Ouro (Rhodiola Rosea).

Raiz de ártico como o nome sugere, é encontrada principalmente em regiões frias do planeta como o ártico e montanhas no centro da china.

Tem sido muito usada na medicina tradicional chinesa.

É um adaptogênico potente, uma substância que fortalece sua resistência de maneira geral para o estresse emocional e físico.

Isso deixa a raiz de ártico especialmente útil para a ansiedade acompanhada de fadiga.

Outros usos para essa erva tradicional incluem depressão, fibromialgia, síndrome da fadiga crônica e perda de memória.

Ela é conhecida por agir mais rápido para depressão do que medicamentos antidepressivos.

Aumentar a atividade dos neurotransmissores serotonina, e dopamina é uma das funções dessa erva no corpo.

Se você está com fadiga mental, dificuldade para se concentrar, depressão ou baixa energia junto com ansiedade, a raiz do ártico é uma excelente opção para considerar.

Ginkgo (Ginkgo Biloba)

A Ginkgo Biloba uma das plantas ancestrais mais impressionantes do mundo. Ela literalmente apareceu quando os dinossauros dominavam a terra! Para se ter uma ideia, algumas árvores de Ginkgo Biloba estavam no epicentro da explosão da bomba atômica em Hiroshima. Incrivelmente, essas árvores são tão fortes que sobreviveram e estão vivas até hoje.

Folhas de Ginkgo Biloba tem sido usado na medicina tradicional chinesa por milhares de anos. Hoje é uma das ervas medicinais mais consumidas no mundo. Ela é mais famosa por melhorar a memória, mas a Ginkgo Biloba também reduz a liberação dos hormônios do estresse cortisol, porque é eficaz para a ansiedade e estresse também.

A Ginkgo Biloba aumenta os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina, que são essenciais para um temperamento positivo.

Ginseng (Panax Ginseng)

A Ginseng é uma das ervas mais populares e estudadas do planeta. Os chineses acreditam que o Ginseng é a “fonte da juventude” e usam o Ginseng para promover a força, vigor sexual e desempenho físico por mais de 5000 anos.

O Ginseng cria um estado de alerta, mas tem efeito relaxante ao mesmo tempo. Ela acalma você e aumenta sua energia de maneira constante, e não como o café, que é temporário. É útil para tratar o estresse, ansiedade, fadiga e depressão.

Outros benefícios relatados do Ginseng incluem mais energia, sono melhor, melhora na libido e melhora no bem-estar geral.

Kava (Piper Methysticum).

Kava é um uma planta medicinal e é um dos remédios naturais mais potentes para a ansiedade. As pessoas na região do pacífico sul fazem um tradicional chá de Kava, valioso pela sua capacidade de induzir a um estado de relaxamento e claridade mental. Um certo número de estudos descobriu que a Kava é eficaz no tratamento para ansiedade. Também foi descoberto que a Kava funciona tão bem quanto remédios prescritos para o transtorno da ansiedade generalizada, porque aumenta os níveis da química cerebral GABA.

O GABA é um neurotransmissor relaxante que acalma a mente e coloca uma pausa na atividade cerebral quando necessário. Baixos níveis de GABA estão associados a vários transtornos mentais e físicos, incluindo o transtorno da ansiedade generalizada, ataques de pânico, síndrome do intestino irritável e fibromialgia.

A Kava não deve ser tomada com remédios e não se mistura bem com outros remédios naturais que podem causar sonolência, como o 5-htp, melatonina, valeriana e erva de são João. Não tome com medicamentos para ansiedade, antidepressivos ou calmantes. A Kava está disponível como suplemento em forma de cápsulas ou líquido, e pode ser adquirido na internet.

 Camu Camu – Fonte de vitamina C – CamuEste fruto selvagem da Amazónia tornou-se muito popular por ter entre 30 a 60 vezes mais vitamina C que a laranja! A baga de Camu Camu é também uma excelente fonte de cálcio, fósforo, potássio, ferro e aminoácidos.

Tradicionalmente, o Camu Camu tem sido utilizado para fortalecer o sistema imunitário, melhorar a visão e a pele, prevenir infecções virais, melhorar a saúde respiratória, ajudar a manter a clareza de espírito em momentos de tensão e ansiedade, entre muitas outras circunstâncias.

O nosso Camu Camu é raro por ser 100% puro, contendo assim todos os bioflavonóides e co-factores necessários para a máxima absorção dos seus nutrientes.

Fo-ti – A planta do rejuvenescimento O Fo-ti também chamado He Shou Wu cresce nas montanhas do Centro e Sul da China e é uma das mais populares e poderosas plantas da medicina tradicional chinesa. Esta raiz fornece energia e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce através do fortalecimento dos rins e fígado, desintoxicação do sangue e fortalecimento dos músculos, tendões e ossos. O Fo-ti é também usado para estimular a sexualidade e aumentar a fertilidade, acalmar o sistema nervoso e melhorar a clareza mental e a boa disposição, e preservar o cabelo e a sua cor. É rico em ferro, zinco e antioxidantes e estimula o sistema imunológico e o pâncreas. É tradicionalmente um produto de utilização não-crua, podendo ser tomado como chá.

Schizandra em pó – Adaptogénio milenar A baga Schizandra é uma pequena baga vermelha, nativa do norte e do nordeste da China. É uma das ervas mais populares na Medicina Tradicional Chinesa. Tem um efeito equilibrador do organismo e ajuda a lidar com o estresse mental ou físico. Também lhe é atribuida a diminuição da pressão arterial, que é comumente associada a maior stress, e pode ajudar a combater a fadiga adrenal, esgotamento nervoso, e falta de energia. Na China é tomada para fortalecer os órgãos sexuais e promover a função mental. Ao contrário de cafeína, Schizandra estimula o sistema nervoso central, sem a criação de um efeito excitante. Estudos científicos demonstram sua capacidade de aumentar a capacidade de trabalho, a capacidade de exercício, e resistência e capacidade mental. Apesar da Schizandra ajudar na clareza mental e estimulação, ela também pode ajudar contra a insônia. Esta é a magia das plantas adaptogénicas que trazem o corpo de estados extremos, de volta ao equilíbrio. Também tem sido utilizada nos tratamentos de doenças do fígado, tal como a hepatite.

Chá Verde: A cafeína do chá verde é resultado de 2 componentes exclusivos anti-ansiedade, a l-teanina e EGCG. A l-teanina consegue alterar o estado das suas ondas cerebrais, colocando você no mesmo estado cerebral conquistado por pessoas que meditam.Pode parecer uma surpresa ver o chá verde nessa lista porque o chá verde contém uma pequena quantidade de cafeína. No entanto, o chá verde é mais calmante do que estimulante.

Essa substância consegue afiar o foco e concentração, enquanto reduz o estresse e melhora o bem-estar de maneira geral. Também aumenta os níveis cerebrais de GABA.

O EGCG (galato de epigalocatequina) é o componente bioativo mais bioativo do chá verde. Ele tem um efeito similar ao chlordiazepóxido, um remédio prescrito para tratar ansiedade.

Se você está preocupado com os efeitos estimulantes da cafeína, experimente comprar chá verde descafeinado. Se você preferir, você pode tomar suplemento de l-teanina para relaxar de forma segura e eficaz. Suplementos de EGCG não são recomendados por que são pouco absorvidos. Também não é recomendado o extrato de chá verde. Esses extratos geralmente são vendidos para emagrecer e contém uma quantidade muito grande de cafeína.

L-teanina (ou chá verde): Dizem que os monges budistas japoneses podiam meditar por horas alertas e relaxados. Uma das razões pode ser o aminoácido em seus chás verdes chamado de L-teanina, é o que diz Mark Blumenthal, do American Botanical Council. Pesquisas mostram que a L-teanina ajuda a reduzir a frequência cardíaca aumentada e a pressão sanguínea, e alguns pequenos estudos em humanos descobriram que ela diminui a ansiedade. Em um estudo, pacientes propensos a ansiedade ficaram mais calmos e focados durante um teste se eles tomassem 200 miligramas de L-teanina, o que pode ser conseguido pelo chá verde. Mas você terá que tomar algumas xícaras – no mínimo 5 e no máximo 20.

Outros Suplementos Para A Ansiedade.

Vitaminas A para a Ansiedade.

É importante atender todas as suas necessidades básicas de vitaminas para o seu bem-estar e saúde física e mental de maneira geral, mas existem algumas vitaminas que você deve dar uma atenção especial se você está sofrendo de ansiedade.

Baixos níveis de determinadas vitaminas podem exacerbar os sintomas da ansiedade, e os suplementos certos podem ajudar.

Vitaminas Do Complexo B.

Vitaminas do complexo B às vezes são chamadas de “vitaminas da felicidade” ou “vitaminas antiestresse”, já que elas podem elevar o seu humor e aumentar sua tolerância ao estresse. Ansiedade, depressão, fadiga e falta de concentração são sinais de deficiência de vitamina b.

Vitaminas do complexo B são necessárias para fornecer energia para o cérebro e para criar neurotransmissores. Vitaminas do complexo B podem resolver desequilíbrios de Gaba, serotonina, dopamina e epinefrina. Desequilíbrios nesses neurotransmissores contribuem para a ansiedade

Inositol.

Inositol era formalmente conhecido como vitamina b8 até que descobriram que o corpo consegue produzir Inositol sozinho. Agora está na categoria de pseudovitamina.

O Inositol encontra-se em altas concentrações no cérebro onde ele facilita a comunicação entre as células cerebrais. É útil para todos os tipos de ansiedade, incluindo síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo.

Um estudo descobriu que o Inositol funcionou tão bem quanto o fluvoxamine, um antidepressivo popular, para tratar transtorno do pânico, mas sem efeitos colaterais. O Inositol diminui a bipolaridade, depressão e ansiedade provocada por síndrome pré-menstrual.

É muito seguro e não existe nenhuma interação com outros medicamentos ou suplementos. Porém, você precisa tomar bastante Inositol para receber o valor terapêutico, geralmente de 14 a 18 g. Essa quantidade não é tão assustadora quanto parece, porque o Inositol é barato e está disponível em pó que você pode adicionar na água ou outras bebidas.

Vitamina D.

A vitamina D é chamada de vitamina do sol porque sua pele produz vitamina D quando é exposta ao sol. Como a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo em lugares fechados e passam protetor solar para sair no sol, a deficiência de vitamina D afeta 75% das pessoas.

A vitamina D pode ajudar na ansiedade e depressão associada com fibromialgia. A deficiência de vitamina D pode, em parte, ser responsável pela ansiedade e depressão que as pessoas sentem quando passam longos períodos sem receber raios solares na pele. Mesmo em um país tropical como o brasil, você certamente terá benefícios depois que começar a tomar suplemento de vitamina d.

Nem todos os remédios naturais para a ansiedade caem perfeitamente na categoria de vitamina ou erva. Existem substâncias naturais como aminoácidos, minerais e outros nutrientes que são propriedades anti ansiedade também. Aqui vão alguns suplementos notáveis.

Magnésio.

A deficiência de magnésio está subindo. Estima-se que 75% das pessoas não estão consumindo magnésio o suficiente.

Essa deficiência contribui bastante para a ansiedade. O magnésio diminui a liberação de hormônios do estresse e age como um filtro para prevenir a entrada desses hormônios no cérebro. Existem muitas formas de suplementos de magnésio, mas o melhor magnésio para ansiedade é o magnésio l-treonato.

Essa forma relativamente nova e pouco conhecida tem a capacidade exclusiva de permear membranas das células cerebrais e aumentar a concentração de magnésio no cérebro. Além de tratar a ansiedade e depressão com magnésio, você também vai aumentar sua capacidade cognitiva.

Taurina.

Você já pode ter ouvido falar da taurina, porque é um ingrediente encontrado em bebidas energéticas. A taurina é um aminoácido encontrado em altas concentrações no cérebro, onde age de maneira parecida com o neurotransmissor GABA. A Taurina ativa o GABA e estimula a liberação e formação de GABA.

Se você está procurando um remédio para sintomas relacionados a baixos níveis the GABA, como insônia e mente hiperativa, a taurina é uma excelente substituta dos suplementos de GABA, que não funciona bem em algumas pessoas.

Um grande problema de tomar GABA diretamente é que o suplemento tem uma estrutura muito larga para passar pelos sistemas de filtros do cérebro e chegar no cérebro. Mesmo assim existem várias teorias sobre como o suplemento de GABA funciona às vezes.

A suspeita é que existem mecanismos desconhecidos funcionando ou certas áreas do cérebro que permitem a entrada de GABA. Uma explicação amplamente aceita é que os suplementos de GABA funcionam apenas para pessoas que tem uma barreira sangue-cérebro fraca.

Os pesquisadores ainda estão tentando descobrir exatamente como os suplementos de GABA funcionam. Você pode experimentar o suplemento  de GABA, mas nós recomendamos a taurina que é mais eficaz.

Triptofano.

O triptofano é um aminoácido. É um bloco construtor essencial para aumentar a química que melhora o humor, chamada serotonina.

O triptofano é encontrado em alimentos ricos em proteína, e como possui um desvio biológico, o triptofano da dieta é pouco para sintetizar a serotonina no cérebro — apenas 1%. Por essa razão, tomar um suplemento de triptofano funciona melhor para aumentar a serotonina do que apenas consumir alimentos ricos em triptofano.

O triptofano é útil para reduzir a ansiedade generalizada, ansiedade social e ataques de pânico. Estudos descobriram que esse nutriente é tão eficaz para depressão quanto remédios antidepressivos.

A insônia é um problema comum para a pessoa que sofre com ansiedade. O triptofano também é um bloco construtor do hormônio do sono, chamado melatonina. Assim, o triptofano pode ajudar você a cair no sono mais rápido, ter uma qualidade de sono melhor, fazendo você acordar com menos frequência à noite.

Óleo De Peixe.

Os ácidos graxos essenciais, chamados de ômega 3, são um componente estrutural integral das células nervosas e membranas das células cerebrais. Células cerebrais saudáveis são sua primeira linha de defesa contra a ansiedade, depressão e outros transtornos do humor.

Os suplementos mais populares de ômega 3 são em forma de óleo de peixe. Ômega 3 encontrado nos suplementos de óleo de peixe podem diminuir a ansiedade e depressão. O ômega 3 é um anti-inflamatório e ajuda a lutar contra a inflamação crônica do cérebro.

Inflamação cerebral contribui para a depressão, ansiedade, fadiga mental, Transtorno Do Déficit de Atenção e Hiperatividade e até mesmo transtornos degenerativos mais sérios como a Demência e mal de Alzheimer.

Probióticos.

Seu intestino é o lugar que habita mais de 500 espécies diferentes de bactéria. Essas bactérias são coletivamente chamadas de flora intestinal ou microbioma e elas têm um impacto profundo no seu cérebro e humor.

São responsáveis por produzir mais de 30 neurotransmissores, incluindo a serotonina, que aumenta o humor, e o Gaba, que acalma a mente. O Neurologista doutor David Perlmutter revela no livro dele “O Poder Das Bactérias No Intestino Para Curar E Proteger Seu Cérebro” como um microbioma desequilibrado pode ser a raiz da sua ansiedade, depressão e outros transtornos relacionados ao cérebro.

Pesquisas mostram que 30 dias de suplementação de probióticos podem diminuir a ansiedade e depressão relacionada ao estresse. Não se esqueça de comer bastante alimentos ricos em probióticos como bananas, alho, cebola e tomates. Esses alimentos abastecem as bactérias boas e são essenciais para manter o microbioma saudável.

Chás Relaxantes Para A Ansiedade.

Antes dos humanos descobrirem como colocar ervas em cápsulas ou isolar ingredientes ativos das plantas, essas ervas e plantas eram consumidas como chás. A maioria das ervas e plantas abaixo também estão disponíveis como suplemento.

Porém, existe algumas boas razões para considerar o consumo na forma de chá e não como suplemento. Em vez de capsulas para engolir, tomar chá é prazeroso e o ritual de fazer um chá pode ser relaxante.

Remédios Homeopáticos Para Ansiedade.

A prática da homeopatia tem milhões de seguidores no mundo inteiro, especialmente na Europa, Índia e américa do Sul, onde o crescimento no uso de remédios homeopáticos foi exponencial.

Os americanos gastam mais de um bilhão e meio de dólares todos os anos com remédios homeopáticos. Homeopatia é sem dúvida muito popular, mas tem alguns pontos negativos. Remédios homeopáticos são feitos de concentrações extremamente diluídas de substâncias terapêuticas, geralmente plantas e alguns minerais.

Quem não acredita em remédios homeopáticos criticam dizendo que a homeopatia não funciona porque sobra muito pouco das substâncias originais. No entanto, evidências científicas mostram uma visão diferente.

Uma análise de 118 testes homeopáticos concluiu que remédios homeopáticos foram mais eficazes do que placebo. Um estudo feito pelo centro médico da Universidade de Duke descobriu que 58% das pessoas usando homeopatia para ansiedade leve e grave relataram melhoras. Esse número parece ainda mais impressionante quando você pensar que apenas 25% dos pacientes com ansiedade reagem a medicamentos prescritos pelos médicos.

Outro sentimento comum entre os críticos é que nós não devemos usar a homeopatia porque nós não entendemos como funciona. Porém, se nós fossemos seguir essa lógica, nós nem deveríamos usar remédios tradicionais, incluindo antidepressivos, por que também não são completamente entendidos.

Para acompanhar as ervas:

Exercício

O exercício é seguro, bom para o cérebro e um antídoto poderoso para a depressão e a ansiedade, e tem efeito tanto imediato quanto ao longo do tempo. “Se você se exercitar regularmente você terá mais auto-estima e vai se sentir mais saudável”, é o que diz o professor assistente clínico de psiquiatria da Columbia University, Drew Ramsey.“Uma das maiores causas da ansiedade é a preocupação com doenças e saúde, e isso se dissipa quando você está em forma”. – A cura dos 21 minutos

21 minutos: estudos mostram que esse é o tempo que precisa para o exercício reduzir a ansiedade de forma considerável. “Se você estiver realmente ansioso e fizer uma esteira, você vai se sentir melhor após o exercício”, diz o Dr. Ramsey. (para estabilizar, realize os exercícios por mais 7 min, completando 28 minutos)

Segure a respiração

Ok, agora pode soltar. Nós não estamos que você fique azul, mas a respiração da yoga vem sendo comprovada como efetiva na redução do estresse e da ansiedade. Uma das razões para funcionar é que você não pode respirar profundamente e estar ansioso ao mesmo tempo.

Tome um chá com mel ou uma fruta, rapidamente

“Quase que universalmente as pessoas ficam mais ansiosas e irritadas quando estão com fome”, é o que diz o Dr. Ramsey, co-autor de The Happiness Diet (A Dieta da Felicidade). “Quando você tem um ataque de ansiedade, pode significar que o açúcar no seu sangue esteja caindo. A melhor coisa a se fazer é comer algo rapidamente, como um punhado de nozes, ou um pedaço de chocolate amargo, junto com um copo de água ou um chá quente”. (quanto a fruta não faça isso toda hora)

Tome café-da-manhã

Pare de passar fome, aconselha Dr. Ramsey. “Muita gente com desordens de ansiedade pulam o café da manhã. Eu recomendo que as pessoas comam coisas como ovos, que é uma proteína que sacia e preenche, e é a principal fonte de colina na natureza. Baixos níveis de colina está associado ao aumento da ansiedade”.

Coma ômega-3

Você sabe que o peixe é bom para o coração e talvez proteja contra a depressão. Adicione ansiedade à lista. Em uma pesquisa, estudantes que tomaram 2.5 miligramas por dia de ômega-3 por 12 semanas apresentaram menos ansiedade antes de uma prova do que estudantes que tomaram placebo. Especialista geralmente recomendam que se ingira ômega-3 sempre que possível.

Pare de fazer drama

Quando você está atacado pela ansiedade é fácil cair em um estado de mente conhecido como “pensamentos catastróficos”. Você costuma pensar em coisas terríveis realmente horríveis simplesmente insuportáveis e o que será se elas realmente acontecerem? Ao invés disso, dê uma respirada profunda, caminhe pelo quarteirão e considere a real probabilidade de que vai dar tudo certo. As chances de algo catastrófico acontecer são muito menores do que você considera quando está consumido pela ansiedade. “Pouquíssimos eventos realmente mudam a trajetória da sua vida”, é o que diz Dr. Ramsey.

Se aqueça

Já pensou  por que você se sente tão relaxado após uma sessão de saúna? Aquecer o corpo reduz a tensão muscular e a ansiedade, estudos contastaram. A sensação de aquecimento pode alterar circuitos neurais que mudam o humor, incluindo aqueles que afetam o neurotransmissor serotonina. O aquecimento do corpo pode ser uma das maneiras que o exercício eleva o humor.

Tome um “banho de floresta”

Os japoneses chamam de Shinrin-yoku, literalmente “banho de floresta”. Você e eu conhecemos como uma caminhada no mato. Pesquisas japonesas mediram mudanças no corpo de pessoas que caminharam por 20 minutos em uma floresta harmoniosa, com cheiro de madeira e som de riachos. As pessoas tiveram uma redução no nível dos hormônios do estresse depois da caminhada maior do que quando andaram por uma área urbana.

Aprenda a meditação da mente em ação

A meditação da mente em ação, originalmente uma prática budista, mas hoje uma terapia mainstream, é uma técnica particularmente eficaz no tratamento da ansiedade, é o que diz a psicóloga clínica Teresa M. Edenfield. “O ato de praticar a atenção consciente te permite a experienciar a verdadeira essência de cada momento da forma que ele realmente ocorre, ao contrário de quando se está esperando ou temendo algo”. Como iniciar? Você pode começar simplesmente “prestando atenção ao momento presente, intencionalmente, com curiosidade e com esforço para não julgar”, diz Edenfield.

Respire e questione

Para se manter atento, se questione com perguntas simples enquanto pratica o exercício de respiração, sugere Edenfield. “Sente-se em um ambiente confortável, feche seus olhos, e foque-se no ar entrando e saindo do seu corpo. Depois pergunte a si mesmo quesões enquanto respira”. Qual a temperatura do ar que entra pelo seu nariz? Como o ar fica diferente quando deixa seu corpo? Como você sente o ar enquanto ele preenche seus pulmões?

Dê valor também para você mesmo

Você está tendo pensamentos ansiosos? Parabéns. Você está ciente do seu estado emocional e essa consciência é o primeiro passo para a redução da ansiedade, diz Edenfield. “Relembre-se de dar créditos para você mesmo por estar consciente dos seus pensamentos ansiosos e possíveis mudanças no corpo. Essa é uma verdadeira habilidade da mente atenta que tem que ser aprendida, e é essencial para realizar os próximos passos da estratégia na intervenção dos pensamentos, como a conversação positiva consigo mesmo, o reenquadramento cognitivo, ou o uso da consciência atenta ou de estratégias de relaxamento”.