Alecrim do Campo – Alecrim do Cerrrado, Vassoura, Vassourinha e o propolis verde
– Baccharis dracunculifolia – Família: Asteraceae (Cronquist)
O alecrim-do-campo pode ser utilizado para combate a dengue, prevenção de cáries e fabricação de vassouras.

Pesquisas desenvolvidas pela Faculdade de Farmácia da USP em parceria com a Indústria Química Ciclo Farma com o Alecrim do Campo (Baccharis dracunculifolia), descobre na planta invasora um poderoso saneante.
A pesquisa foi motivada a partir do interesse que este vegetal tem despertado em muitos pesquisadores justamente por suas propriedades cicatrizantes, diuréticas, na prevenção de cáries e sua relação com as abelhas, tanto na produção de mel silvestre, quanto no própolis verde.
Ainda conforme os pesquisadores, há ainda um pesquisa que constata o poder da planta em absorver arsênio e o auxílio na proteção do solo e água em áreas de mineração.
O alecrim do campo tem origem brasileira, é cicatrizante, útil em alergias de pele e psoríases e como fabuloso regenerador e hidratante da pele. Calmante suave.
– Baccharis dracunculifolia fo. Spectabilis Heering,
– Baccharis leptospermoides DC.
Espécie arbustiva, muito ramificada e perene, o alecrim-do-campo pode chegar a três metros de altura.
Possui estruturas denominadas tricomas que contém substâncias que impedem insetos e outros predadores de devorar seus tecidos vegetais.
Embora a planta seja selvagem, não domesticada para produção comercial, seu cultivo pode ser realizado por meio de sementes.
Além disso, é considerada uma espécie invasora de pastagens
Chega a 3 m de altura.
Culturas Afetadas: Arroz irrigado, Café, Cana-de-açúcar, Citros, Eucalipto, Maçã, Milho, Pastagens, Pinus (Florestas implantadas), Reflorestamento, Seringueira (Floresta implantada), Soja, Soja – Geneticamente Modificada, Trigo, Uva
Sinônimos: Baccharis bracteata, Baccharis leptospermoides, Baccharis paucidentata e Conyza linearifolia
Planta infestante de pastagens que pode invadir áreas de lavouras anuais. É amplamente distribuida pelas diversas regiões do país. As roçadas são ineficientes para controle, já que o corte leva a intenso rebrote.
Como floral, tem na linha Florais de Gaia:

Família Botânica: Asteraceae
Qualidades Resumidas: Cria um cinturão de paz e proteção circundando uma ferida dolorosa, deixando-a claramente delimitada, o que facilita a percepção da maneira mais adequada para curá-la. Por outro lado, a existência deste campo de força e proteção dificulta que os sentimentos e emoções geradores ou oriundos da ferida se espalhem contaminando a beleza, a força e a expressão do Ser Maior.
Como Hidrolato de Alecrim do Campo (Baccharis dracunculifolia), 100% puro:
O hidrolato ou água floral de Alecrim do Campo, é um produto secundário obtido através da destilação do óleo essencial da planta.
Alecrim do Campo é uma planta nativa do cerrado brasileiro, e por isso seu óleo essencial é considerado exótico.
É um óleo considerado muito regenerador, além de deixar a pele hidratada e sedosa (efeito que também ocorre nos cabelos), também ajuda a prevenir rugas, estrias, dermatites, psoríases, espinhas e acnes. É muito usado em peles maduras, principalmente mulheres na menopausa, pois ajuda a manter a pele jovem e saudável.
Possui propriedades anti-sépticas e anti-cariogênicas (anti-cáries), sendo assim pode ser usado em buchechos diluidos em água ou para lavar as escovas de dentes.
Alguns estudos recentes comprovam que o óleo do Alecrim do Campo ajuda a obstruir o muco das vias respiratórias, facilitando a respiração em pessoas com asma ou doença pulmonar.
Em nível energético ajuda a resgatar as forças e a energia vital da pessoa, fortalecendo seu processo curativo interno. Por isso é muito utilizado em fases de doenças graves e períodos de convalescença.
Odor: adocicado tipo mel.
Modo de usar: espirre no rosto, cabelos ou área afetada e deixe secar naturalmente, para inalação espirre no travisseiro antes de dormir.
Como Óleo essencial:
raro, puro, natural e orgânico de Alecrim do Campo indicado para pele e cabelos, com efeito hidratante e antimicrobiano, forte rejuvenecedor da pele.
Alecrim Dourado é famoso na cantiga infantil é é uma planta brasileira amplamente utilizada em artesanatos, cosméticos e fármacos. Das suas folhas, as abelhas retiram resina, com a qual produzem a Própolis Verde, com grande poder antimicrobiano.
O Óleo Essencial de Alecrim do Campo é raro, pois para extrair uma pequena quantidade de óleo é necessário um grande volume de folhas da planta. Pela sua concentração em compostos ricos, o Óleo Essencial de Alecrim do Campo atua como um poderoso regenerador, calmante e hidratante da pele, indicado em casos de alergias, psoríase, eczemas, picada de insetos e infecções cutâneas de forma geral.
Também possui B-cariofileno, que demonstrou em estudos ter alto poder cicatrizante em ferimentos e ainda com efeito anti-inflamatório.
A presença de Nerolidol faz do Óleo Essencial de Alecrim do Campo um poderoso rejuvenescedor da pele e cabelos, hidratando e restaurando a vivacidade e ajudando a prevenir e reduzir rugas, estrias e dermatites. Podendo substituir o óleo essencial de Néroli que tem alto custo.
O Óleo Essencial de Alecrim do Campo ainda age prevenindo e revertendo danos nos olhos e nervos de pessoas diabéticas, devido ao efeito inibidor da enzima aldoseredutase (enzima responsável pela formação de sorbitol), a mesma enzima que auxilia no tratamento da asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).
Na forma de bochecho é recomendado contra cáries e para higiene bucal.
Seu aroma doce e forte que remete a mel ajuda a resgatar a força e a energia vital, fortalecendo a capacidade curativa do organismo, além de trazer uma sensação de liberdade, alegria e leveza.
Também conhecido como: Vassouras e Alecrim do Campo. É cicatrizante, útil em alergias de pele e psoríases e como fabuloso regenerador e hidratante da pele. Calmante suave. Uso: tópico puro ou diluído em cremes e gel de 3 à 6% em casos de: estrias, ressecamento da pele, rachaduras, feridas, coceiras, ardência, descamação, dermatites, psoríases, inflamações, acne, rugas e envelhecimento da pele, úlceras varicosas e diabéticas, além de poder ser empregado como anti-inflamatório tópico em artrites e dores. Em shampoos para hidratação e brilho: de 0,5 à 2% de óleo essencial. Em difusores: 6 à 12 gotas.}
O propolis verde:
O Extrato de Própolis Verde Alecrim é fabricado através do processo de maceração da própolis Verde Alecrim. É conhecida internacionalmente como própolis verde, a qual tem como principal fonte vegetal a planta (Baccharis Dracunculifolia), alecrim do campo ou popular vassourinha, possuindo uma coloração verde. É considerada a melhor própolis do mundo, sendo amplamente consumida no Japão na forma de extrato, com água, suco, chá, café ou outro alimento.
É um tipo de própolis encontrada exclusivamente no Sudeste do Brasil, mais especificamente na região central e sul do estado de Minas Gerais. Ela é produzida a partir da resina de uma planta conhecida popularmente por alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia), espécie vegetal nativa do cerrado brasileiro.
Nos últimos anos iniciou-se um interesse muito grande na correlação da composição química com as atividades biológicas, devido à alta concentração de flavonoides e do Artepillin C, um flavonoide de altíssimo poder antioxidante, que fortalece o sistema imunológico e auxilia no combate e prevenção de diversas doenças.