Alfavaca
Ocimum basilicum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Ocimum
Espécie: O. basilicum
Nome trinomial: Ocimum basilicum L.
Subespécies:
O. b. var. purpurascens
O. b. var. minimum
O manjericão é uma planta herbácea perene, da família das labiadas, de crescimento ereto que atinge cerca de 60 cm a 1,0m de altura, com folhas pilosas que só do gênero Ocimum tem cerca de 60 espécies diferentes. No geral, é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Tem folhas verdes e pequenas e flores que vão do branco ao púrpura. O fruto é do tipo aquênio, com sementes pequenas, pretas e oblongas.
Na sua família existem muitos tipos, A diferença está no sabor mais ou menos ativo:
Manjericão de folha miúda ou de santa cruz: o. minimum
Manjericão de folha crespa: o. crispum
Manjericão de folha roxa: o. purpureum
Alfavacão : o. graissimun.
A que apresenta a melhor qualidade em óleo essencial e aroma é o Ocimum basilicum L., do tipo europeu.
Planta extremamente aromática, cujo sabor suave e levemente picante, por vezes. pode substituir o sal. É o complemento ideal para tudo que leva cebolas, orégano, alho ou azeite de oliva. Nada, por outro lado, combina melhor com tomates que o manjericão, sua “alma gêmea” culinária. Não é à toa que o manjericão impera incólume por séculos nos melhores pratos das cozinhas Italiana e Francesa. Do pesto ao molho de spaghetti, da pizza às mais variadas sobremesas, passando por carnes, ovos e sanduíches.
Utilização
Uso caseiro
Afasta mosquitos e embaixo do travesseiro faz ter uma boa noite de sono
Uso culinário
Usado na preparação de pizzas, omeletes, saladas,massas, assados, molhos,sopas, queijos, carnes. No tempero de berinjela, pimentão sopa de tomate, recheio para frango, peru, vitela e vinagrete. Pode ainda servir de tempero a frutos do mar ensopados.Deve ser acrescentado quando o prato estiver bem no fim, pois perde o sabor com o calor. Mistura-se muito bem com outras ervas. É componente do Licor “Chartreuse” e confere sabor especial ao creme de abacate com açúcar.
Como o aroma do manjericão é destruído pelo cozimento, as folhas picadas são espalhadas sobre pratos quentes ou frios antes de servir. Por isso, procure acrescentar ao prato cozido no último instante.
Uso mágico
Simboliza a prosperidade e acredita-se que só cresce viçoso o pé de manjericão quando é semeado sob ofensas. Poção afrodisíaca tem como um dos ingredientes o manjericão.
Forma de venda
Pode ser encontrado fresco ou seco, mas recomenda-se usar suas folhas enquanto novas, pois estas perdem muito do seu aroma depois de secas.
Fresco
Maços e vasinhos do manjericão fresco são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas.
Seco
Como Conservar
Fresco
O manjericão se estraga rapidamente, mas pode ser acondicionado em embalagem plástica limpa e seca, por até três dias no máximo.
Pique as folhas e coloque-as num vidro fechado, com azeite.
Seco
Em recipiente fechado protegido da luminosidade e umidade.
Como secar
Compre dois maços grandes de manjericão, lave bem e espalhe-os sobre um pano limpo até secar. Depois, destaque as folhinhas e, numa tigela de vidro, faça camadas de folhas, alternando com camadas finas de sal grosso. Cubra a tigela de vidro com filme vidro e deixe em temperatura ambiente. Mexa uma vez ao dia, nos primeiros três dias. Ele pode ser utilizado durante dois meses. As folhas vão ficando secas e o sal adquire o aroma do manjericão. Você pode usar só as folhas ou também o sal grosso.
Dicas Culinárias
No preparo do molho pesto, prefira o manjericão com as folhas maiores, conhecido como manjericão italiano. O molho ficará mais saboroso e com uma coloração mais atraente.
Para aromatizar o azeite e o vinagre com a erva, lave bem o manjericão e coloque-o, junto com um dente de alho, num vidro esterilizado. Acrescente vinagre de vinho tinto ou branco ou azeite, tampe e deixe por pelo menos duas semanas em um lugar fresco. Sacuda de vez em quando, com cuidado para não derramar. Use para temperar saladas e carnes em geral.
Esmague folhas de manjericão, manteiga, pimenta-do-reino e casca de limão ralada e use a mistura para acompanhar carnes.
Faça um aperitivo misturando ricota passada na peneira com um pouco de manteiga. Forme bolinhas com essa mistura e depois vá rolando as bolinhas de ricota em cima de um prato com folhas picadas de manjericão, até a bolinha ficar coberta com os pedacinhos da folha.
Efeitos medicinais
As folhas do manjericão são ricas em vitamina A e C, além de ter vitaminas B (1,2 e 3) e são uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro). O seu consumo é excelente para os que têm digestão difícil, gazes, azia e dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos; tem ação sudorífera e diurética, sendo indicado para os casos de cistite (ardor ao urinar). Afasta a fadiga e faz bem para a pele. Auxilia na boa circulação e no combate às dores reumáticas. É bom para tosses, resfriados, vômitos, aftas, mau hálito e para compressas nos bicos doloridos das lactantes. Ajuda, junto com a malva e a sálvia, nas infecções de boca. Pele. Dá excelente pomada antibacteriana.
Para Insônia
-
1 colher de chá de folha em 1/4 de litro de água fervente,
-
faça um infuso por 5 minutos.
-
Coe e beba à noite antes de deitar.
Para dor no mamilo de lactantes
Infuso de 2 xícaras de água fervente com 2 colheres de sopa de folhas por 10 minutos. Coe e aplique compressas.
Para os convalescentes
Suco de manjericão – bata o manjericão no liquidificador com pouca água, coe o suco em coador fino e sirva com mel.
Efeitos colaterais
Contra indicado para mulheres grávidas.
“A energia do Manjericão”
O manjericão age como pacificador e integrador na família. Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos. É ótimo para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.
O escalda pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.
O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor.
Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas.
Histórico e Curiosidades
Devido à forma de suas folhas, (coração), era considerado símbolo do amor, na Itália, e do luto, na Grécia.
Há 4 mil anos, os hindus, percussores na cultura do manjericão, a exportaram para o Egito.
No século passado, o manjericão era usado pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro.
Para Plantar
Pode atingir de 40 a 60 cm. de altura, por isso deve ser plantado em um vasinho de uns 20 cm de diâmetro. Necessita de bastante sol e, se começar a crescer muito, você deve podar alguns ramos para ativar novas brotações e obter uma plantinha mais cheia. Faça novas mudas por estacas de galhos, mas se preferir sementeiras, aproveite as resultantes da floração, que ocorre na primavera e no verão.
Fonte: correiogourmand.com.br – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alfavaca:
Uma folhinha desta planta e o melhor tempero para peixes, carnes e aquele arroz que se cozinha com um tablete de caldo de carne. É meio parente do manjericão, porém mais saborosa. Fácil de se ter em casa plantada. Pode–se deixar secar as folhas e guardar em vidro.