Café gourmet x premium x café especial: qual a diferença?
Fonte: https://www.javapresse.com/
Escrito por: Garrett Oden
Você já pegou um saco de grãos de café e ficou completamente confuso com o terminologia usado no embalagem? Existem tantos termos desconcertantes na indústria do café, desde “varietal” até “total de sólidos dissolvidos” e tudo mais. Não é de admirar que os clientes estejam perplexos!
Os termos de café mais confusos, entretanto, são aqueles que se referem a café gourmet, premium e especial.
Todas essas frases não significam a mesma coisa?
Não! De jeito nenhum.
Café gourmet, café premium e café especial são três classificações distintas de qualidade do café. E estamos aqui para mostrar a diferença.
A forma oficial como a qualidade do café é medida
A maioria das pessoas não tem ideia de que existe um processo oficial para medir a qualidade do café. Os especialistas treinam durante anos para serem capazes de “classificar” os grãos de café antes mesmo de serem comprados pelo torrador de café. E quando você sabe como funciona esse sistema de classificação de qualidade, poderá identificar mais facilmente café de qualidade inferior (e evitar algumas manhãs decepcionantes).
Primeiro, a qualidade do café é medida através da análise do grão de café verde. Após a colheita da cereja da planta, ela passa por um processo de despolpamento e secagem para produzir o que é conhecido como “café verde”. Em seguida, é classificado de acordo com a classificação da Speciality Coffee Association Sistema de classificação.
Esse sistema classifica o café verde em uma escala de 1 a 10, sendo a nota 1 a pontuação máxima, identificando possíveis defeitos. O café verde também é avaliado quanto à consistência do tamanho antes de ser exportado.
Os defeitos do café verde são categorizados em defeitos primários e secundários. Os defeitos primários podem incluir grãos excessivamente fermentados, conhecidos como full sours, e pedras grandes misturadas ao café verde, enquanto os defeitos secundários incluem itens como danos causados por insetos.
Além disso, a qualidade do café verde é medida pelo teor de umidade ainda retido no grão. Muita ou pouca umidade afetará o processo de torra.
Depois de classificado, o café verde é torrado e avaliado novamente por meio de um processo denominado ventosas. Os cafés recebem uma nota de 0 a 100 de um avaliador certificado Q-grade que avalia o café nos seguintes atributos:
- Fragrância e Aroma
- Sensação corporal/boca
- Acidez
- Sabores/Notas de Prova
- Sabor residual
- Defeitos
As pontuações desses dois processos de classificação determinam a qualidade do café.
É importante observar que, embora os processos de torra e preparo alterem os atributos de sabor do café, eles não definem a qualidade graduada do café.
Café Especial: Café de primeira linha e de alta qualidade
Na indústria cafeeira, o termo “café especial” é usado para descrever o café que recebe uma pontuação de classificação verde Grau Um e uma pontuação de degustação de 80+ .
O café verde grau um não apresenta defeitos primários e 0-3 defeitos completos (secundários). Na degustação, o café deve estar livre de defeitos e manchas, sendo permitido zero quakers (grãos não amadurecidos). Além disso, o teor de umidade deve estar entre 9 e 13%.
Os cafés com mais de 80 pontos apresentam características saborosas com atributos complementares ou agradáveis, como sensação sedosa na boca ou acidez vibrante. As pontuações específicas e notas de sabor de cada café variam dependendo da torra e da região.
Como resultado desse alto padrão, os cafés especiais nunca são comprados ou negociados no mercado de commodities (C-Market). O Mercado C tem historicamente pago aos agricultores salários injustos e insustentavelmente baixos. Só no ano passado, o café verde foi negociado abaixo de US$ 1/lb, o que significa que a maioria dos agricultores não obteve lucro na temporada passada.
Não somos sobre isso!
Em vez disso, para garantir que os agricultores possam continuar a produzir café de alta qualidade, pagamos um preço premium pelo café verde especial. Também examinamos as práticas de cada fazenda para garantir que elas cumpram os padrões de processamento, armazenamento e colheita de qualidade.
Você pode ler mais sobre nosso padrões de impacto e sustentabilidade aqui.
Resumindo, ao comprar grãos de café especiais como os nossos, você pode ter certeza de que está comprando o melhor dos melhores.
Café Premium: um pouco abaixo do melhor
Por definição, grãos de café premium são aqueles que recebem Grau Dois na classificação verde. Eles têm os mesmos padrões dos grãos de café especiais, exceto pelo máximo de 3 quakers e 0-8 defeitos completos.
Os grãos de café premium podem conter defeitos que têm um impacto ligeiramente negativo no sabor do café. O café premium geralmente recebe uma pontuação que varia entre 70-79.
Isso significa que o café premium é ruim? Não necessariamente .
O café premium, quando torrado por um mestre torrador, ainda pode ser delicioso. Mas se puder escolher, sugerimos que você opte pela especialidade – porque suas manhãs valem a pena.
Café gourmet: apenas mais uma palavra da moda
Se o café especial e o café premium são classificados em um sistema que abrange todo o setor e obedecem a padrões tão elevados, o café gourmet deve ser da mesma forma, certo?
Infelizmente não.
A frase “café gourmet” é 100% um termo de marketing. Não tem significado objetivo quando se trata da qualidade do café.
Geralmente é usado quando a empresa não pode dizer oficialmente “especialidade” ou “premium” (em outras palavras, grãos de qualidade inferior).
Historicamente, o termo gourmet referia-se a um conhecedor de culinária. Hoje, o termo é usado para dizer que um determinado alimento ou bebida exigiu tempo e habilidade para ser criado. Você pode encontrar alimentos “gourmet” em todo o supermercado, de massas a refrigerantes e tudo mais.
Para o café, entretanto, depende totalmente da interpretação. Normalmente, o café gourmet acaba sendo um café de qualidade inferior, vendido por redes maiores ou usado como parte de uma mistura de café de qualidade inferior.
Se você notar um torrador rotulando seus grãos de café como gourmet, pesquise um pouco sobre suas práticas de torra e fornecimento antes de comprar.
O que mais procurar ao comprar grãos de café
Agora que você entende a diferença entre grãos de café especiais, premium e gourmet, há mais alguns fatores que você deve considerar ao comprar café.
Práticas de Sustentabilidade
Embora o termo “café sustentável” possa evocar ideias sobre práticas agrícolas orgânicas, ele é muito mais profundo do que na indústria de cafés especiais.
O café sustentável também se refere a:
Práticas agrícolas
Os agricultores estão utilizando técnicas, equipamentos e processos benéficos para o crescimento e distribuição de cafés especiais? A indústria de cafés especiais dá grande ênfase ao uso de práticas agrícolas que não prejudiquem o meio ambiente, a plantação de café ou os funcionários da fazenda.
Remunerações
Os agricultores estão recebendo um custo justo ou acima da média pelo seu café verde? Os torrefadores de cafés especiais e os compradores de café verde devem procurar pagar um prêmio por café de alta qualidade produzido de forma sustentável e ética.
Embalagem
O torrefador embala seus grãos em materiais prejudiciais ao meio ambiente? Hoje, as empresas de café têm uma ampla seleção de opções de embalagens sustentáveis para armazenar e enviar seus grãos de café.
À medida que a procura de café continua a aumentar em todo o mundo, a necessidade de práticas agrícolas, de torrefação e de trabalho sustentáveis é crítica.
Processos de fornecimento de café
Torrefadores de cafés especiais encomendam café verde através de um fornecedor conhecido como importador. O importador atua como intermediário e coordena com o agricultor, o exportador e as empresas de transporte a venda e o envio do café verde aos torrefadores.
Algumas empresas cafeeiras preferem ter relações diretas com agricultores de países produtores de café. Isso é conhecido como comércio direto. Este método de obtenção de café permite que o torrefador ou empresa de café trabalhe em conjunto com o agricultor para produzir café de melhor qualidade ano após ano.
Se você adquirir café rotulado como comércio direto, informe-se sobre a relação da torrefadora com o produtor ou fazenda.
Certificações
Os cafeicultores e as empresas podem obter uma infinidade de diferentes certificações como:
- Feira comercial
- Amigo dos pássaros
- Certificado orgânico
- Aliança da floresta tropical
É importante saber, porém, que muitas dessas certificações não estão relacionadas à real qualidade do grão de café. Em vez disso, concentram-se nas práticas laborais, na transparência salarial, nas questões ambientais e noutras áreas de preocupação global do café.
Embora as certificações possam não se concentrar na qualidade, elas trabalham para ajudar a indústria cafeeira a ter sucesso e continuar a alcançar novos patamares. Se uma certificação específica for importante para você, procure torrefadores ou grãos de café que atendam aos padrões dessa certificação.
Prepare o que você ama
Depois de tudo o que acontece nos bastidores para trazer um café de alta qualidade, tudo se resume ao que está na xícara. Em última análise, você deve preparar o que você ama – seja uma mistura de nozes com torra média ou uma torra leve cítrica de origem única do Quênia.
O café costuma ser o destaque do nosso dia. Então, por que não começar produzindo grãos da melhor qualidade disponíveis?
O café especial apresenta uma variedade de sabores e atributos emocionantes. Além disso, os diversos controles de qualidade, certificações e práticas envolvidas na produção de cafés especiais contribuem para uma indústria melhor e mais sustentável para todos.
Obtemos nosso café de fazendas sustentáveis premiadas e torramos com excepcional atenção aos detalhes, trabalhando para destacar os sabores naturais de cada grão. Apenas duas horas depois, nosso café é enviado para você, selando os sabores frescos para sua próxima xícara.