Categorias de Artigos

Chá Persa

Chá Persa | Tudo o que você precisa saber

O chá não chegou à Pérsia até o século XVII, quando se tornou um luxo caro. As tentativas de Qajar de cultivar chá no Irã não tiveram sucesso até que Haj Mohammad Mirza, também conhecido como Kashef-ol Saltaneh, foi enviado à Índia como consulado iraniano. Ele conseguiu aprender os segredos da plantação de chá e voltou para casa em Lahijan com cerca de 4.000 plantas de chá e o resto é história.

Experiências culinárias iranianas

Atualmente, grande parte do norte do Irã, ao longo da costa do Mar Cáspio, é adequada para o cultivo de chá. Especialmente na província de Gilan, nas encostas de Alborz, grandes áreas são cultivadas com chá e milhares de pessoas trabalham na indústria do chá persa. Essa região cobre grande parte da necessidade de chá do Irã.

Os iranianos têm uma das maiores taxas per capita de consumo de chá do mundo e desde os tempos antigos todas as ruas têm uma Châikhâne (Casa de Chá). Châikhânes ainda é um importante local social onde as gerações mais velhas se reúnem com seus amigos para um bate-papo com uma deliciosa xícara de chá persa.

A maioria das  casas de chá Châikhânes ou persas servirá chá do lado mais forte, a menos que indicado de outra forma pelo bebedor. Quanto mais forte o chá, maior a concentração de tanino e cafeína, então uma boa xícara de chá é como uma boa xícara de café para quem toma direto.

O chá persa vem em uma variedade de sabores sutis, mas sua característica definidora é sua cor marrom-avermelhada profunda, que os bebedores de chá podem optar por diluir com água, dependendo de sua preferência. Não é tão fácil encontrar um copo de chá persa justo e a maioria dos chás em restaurantes ou cafés são folhas mais baratas do Ceilão.

Por causa do amargor do chá preto, muitos preferem adicionar açúcar ao chá persa. A maneira tradicional de fazer isso é pegar um cubo de açúcar e colocá-lo entre os dentes e, em seguida, saborear o chá enquanto o açúcar derrete. Você também pode dissolver um doce de açafrão em seu chá antes de bebê-lo. O Nabat (Rock candy), ou cubo de açúcar, pode ser encontrado em todo o país e comprado em lojas de especiarias para esse fim específico.

Os iranianos, especialmente nas regiões mais frias do país, bebem várias xícaras de chá ao longo do dia.

Curiosidade: entre as etnias iranianas, os azeris são conhecidos por beber muito chá. Na verdade, as pessoas na região iraniana do Azerbaijão são super obcecadas com o chá persa e sempre o bebem fresco em um copo ou xícara de cintura estreita.

Tradicionalmente, o chá é servido em um samovar, um recipiente de aquecimento originalmente importado da Rússia para a Pérsia. Literalmente significando “auto-caldeira”, o samovar é usado para manter a água quente por períodos prolongados de tempo através de um tubo cheio de combustível no meio da estrutura que aquece o conteúdo ao seu redor.

Qualquer persa dirá que adora beber Chai, pronuncia-se Cha-ee.

O chá, em geral, é o que os persas bebem pela manhã, após cada refeição, sem contar ao longo do dia. Além disso, a primeira bebida que se oferece ao visitar a casa de outra pessoa costuma ser uma xícara de chá persa.

A maneira iraniana de fazer chá persa:

Tudo o que você precisa é de um bom bule de porcelana, chá preto a granel, um par de cardamomo e algumas pétalas de rosa.

Deite uma quantidade generosa de chá a granel, esmague ligeiramente os cardamomos na mão e deite o chá a granel com as pétalas de rosa no bule. Em seguida, adicione água fervente.

Coloque a tampa novamente e coloque o bule em cima da chaleira ou samovar enquanto ferve no fogão para manter o chá quente.

O chá persa precisa ser preparado por cerca de 15 a 20 minutos para estar pronto para servir.

Maneira persa de servir chá:

Primeiro, despeje um pouco do chá quente na xícara para verificar sua cor. Deve estar um pouco escuro. Em seguida, despeje o chá de volta no bule. Isso fará duas coisas:

  1. Isso vai esquentar a xícara.
  2. Ele move o chá dentro do bule para que a cor do chá fique uniforme.

Se a cor for clara, deixe em infusão um pouco mais.

Em seguida, encha um terço a metade da xícara com chá e despeje água quente sobre ela até o topo.

O chá não deve ter sabor e cor fortes, se for o caso, acrescente mais água quente para assentar.

E aí está! Uma xícara perfeita de chá persa!

Chá Persa – Origens Primitivas

Diz-se que o chá chegou ao Irã no início do século 16, durante o reinado da dinastia safávida . Com o renascimento do comércio ao longo da antiga Rota da Seda, a Pérsia tornou-se parte integrante da rota da China para a Europa. Inicialmente, foi o chá verde da China que entrou pela primeira vez na cultura de beber chá da Pérsia.

Uma atração regular naquela época era o onipresente Qaveh Khaneh , também conhecido como Ghaveh Khaneh –  ou casa de café. Foi nesses Qaveh Khanehs que o chá começou a ser servido a viajantes cansados, e o chá substituiu lentamente o café como bebida preferida durante um período de tempo.

 

Cultura do chá no Irã

Hoje, o chá preto é a primeira escolha de bebida quente para todos os iranianos. O dia começa com uma xícara de chá e termina com uma xícara de chá antes de dormir. E no meio, o chá é a bebida preferida – seja no almoço ou no jantar, ou entre as refeições.

Os Qaveh Khanehs ainda são tão populares quanto eram durante os tempos medievais. E eles ainda mantêm sua identidade única e charme tradicional – repleto de tapetes, decoração e o lazer Sheesha ou Hookah – tradicional cachimbo de água. De jovens universitários a banqueiros de meia-idade e cidadãos idosos, todos desfrutam de seu chá preto favorito no caloroso e amigável Qaveh Khanehs.

Preparando, Servindo e Bebendo Cha-ee

 

A cultura do chá iraniano é fortemente influenciada pelas culturas do chá da Rússia e da Ásia Central. Das folhas de chá ao método de preparo, à equipagem e aos acessórios, pode-se ver facilmente a influência da tradição e dos hábitos de consumo de chá da Rússia e da Ásia Central na maneira como os iranianos bebem seu chá.

Seja em Qaveh Khaneh ou em casa, os iranianos preferem tomar o chá sem leite. Na verdade, é um ditado comum no Irã que, se você adicionar leite ao chá, ficará viúvo! Cha-ee (é assim que chamam o chá no Irã) no Qaveh Khaneh  o chá é sempre fresco, quente e forte – mais forte do que o preparado em casa. É sempre servido em copos transparentes chamados Estekan  (do russo Stakan) para que a cor profunda e intensa do chá possa ser apreciada pelos convidados.

O chá geralmente é bebido forte e preto e sorvido em cubos de açúcar (chamados Kand ou Ghand ) entre os dentes para adoçar o Cha-ee. Às vezes, o rock candy também é usado para adoçar o chá. Colocar cubos de açúcar no chá e mexer o chá é estritamente proibido no Irã. Também é prática comum mergulhar os cubos de açúcar no chá e depois colocá-los entre os dentes! O chá doce geralmente é bebido pela manhã com o café da manhã, geralmente chá preto forte , cubos de açúcar e meio-dia-panir (pão com queijo cottage).

 

Em casa, o chá é sempre preparado com chá de folhas soltas . O chá preferido usado no Irã hoje é o chá preto indiano ou o chá preto do Sri Lanka – e o tipo preferido Folha Inteira Ortodoxa e Folha Quebrada Ortodoxa (nunca o chá CTC).

 

(Uma marca de chá indiana precisa de uma menção especial aqui – Gulabi Tea, de propriedade da GA Randerian & Co. Ltd. de Kolkata. É uma daquelas marcas que manteve sua embalagem manual original – simples e rústica, com folhas soltas cuidadosamente embrulhado em uma folha de alumínio e depois coberto com papel rosa familiar, finalmente fechado com um selo em forma de flor vermelha brilhante, afixado à mão. Gulabi Tea veio em duas variantes – o Kalmi (folha inteira) e o Baruti (folha quebrada ). Gulabi Tea, sem dúvida, é um dos chás mais reconhecidos e respeitados no Irã há décadas e hoje é uma marca de chá icônica.)

A água é fervida em um belo Samavar ( muito parecido com o Samovar russo –  mas com design iraniano ). Um Ketri (chaleira) é sempre usado para aquecer a água para preparar o chá. Folhas de chá soltas são colocadas dentro de um bule de chá de porcelana bem decorado e água quente de Ketri é derramada sobre as folhas de chá. O bule também pode ser colocado sobre uma chama leve para ‘cozinhar’ o chá. Em algumas casas, algumas pétalas de rosa secas também são adicionadas às folhas de chá para dar mais fragrância. Também é comum encontrar açafrão, cardamomo e outras especiarias adicionadas para tornar o chá mais saboroso.

Depois de pronto, o chá é servido pelo anfitrião nos copos transparentes – Estekan. Estes nunca são cheios até a borda, de modo que os convidados que acharem o chá muito forte podem adicionar água quente do Samavar para enfraquecê-lo. Nas casas, o chá é sempre servido com cubos de açúcar, pães e doces tradicionais iranianos como o Gaz e o Sohan .

Beber chá é hoje parte integrante da cultura e da vida iraniana. Dos simpáticos e animados Qaveh Khanehs que pontilham todas as ruas do Irã até as calorosas e acolhedoras casas de família, Cha-ee simboliza a rica herança persa que continua a definir a rica cultura iraniana de harmonia e hospitalidade, bondade e cordialidade e, acima de tudo, generosidade. e genialidade.

Amor em uma xícara; Chá de açafrão persa com rosa e especiarias

Recentemente, um de meus clientes me pediu para oferecer uma degustação de chá em seu spa para o Dia dos Namorados. Comecei a pensar no que queria compartilhar com meus convidados naquele dia. De preferência algo totalmente novo tanto pela minha fala quanto pela experiência – algo relacionado ao amor. Contemplei todas as conexões entre chá e amor e aquelas que experimentei no país em que nasci e cresci – o Irã.

copo de chá de açafrão persa

Então, naturalmente, pensei no Persian Saffron Love Tea.

Este é um chá aromático e visualmente bonito que é tradicionalmente servido no Irã pela noiva à família do noivo depois que a noiva e sua família aceitaram o pedido de casamento. Servir este chá é uma forma subtil de dizer “sim”, talvez porque se pensa que o chá – em particular o açafrão – tem qualidades afrodisíacas.

Que perfeito!

Mistura Tradicional de Chá Persa

Então, para homenagear o Dia de São Valentim, eu prepararia o Persian Saffron Love Tea e o compartilharia com meus convidados na degustação de chá. Então, enquanto eles bebiam essa bebida celestial, eu lia passagens do meu poeta sufi persa favorito, Rumi. Dessa forma, eles experimentariam em primeira mão duas das três coisas pelas quais os persas vivem – poesia, chá e arroz! (Abordarei a obsessão persa pelo arroz em um post futuro.)

Mistura de açafrão e botão de rosa de Tay Tea

História do chá no Irã

Talvez um pouco de história do chá esteja em ordem aqui. O consumo de chá no Irã remonta ao final do século XV. Deve seu desenvolvimento à dificuldade de importação do café, muito apreciado na época, mas muito difícil de obter dos países produtores. Seguindo o mesmo caminho da Rota da Seda, o chá foi aos poucos substituindo o café.

copo de chá persa

Não foi até o final do século 19 que foi feita a primeira tentativa de cultivar a planta do chá no Irã e não até o início do século 20 que a primeira safra de chá iraniano foi vendida no mercado local. Hoje o Irã é o oitavo maior produtor do mundo e consome quase toda a sua produção de chá. Os iranianos são grandes bebedores de chá. O chá ou “chai” é a bebida nacional – diria mesmo o passatempo ou obsessão nacional. É servido no escritório, nas mesquitas, nos bazares e, claro, nas casas durante todo o dia. O chá de escolha é quase sempre um chá preto de folhas soltas. Graças a Deus, os saquinhos de chá são um grande problema no Irã.

Como fazer chá persa

O chá é um alimento básico em todos os lares persas. A maioria das pessoas o prepara em seus fogões o dia todo e gosta de beber de manhã, ao meio-dia e à noite em delicados copos de chá com acompanhamentos como cubos de açúcar, tâmaras, passas e toot (amoreiras secas).

Para fazer um ótimo bule de chá, o segredo é usar um bule de dois andares.

Para fazer 6 xícaras:

1. Adicione 2 colheres de chá da mistura de chá preto persa na panela menor.
2. Ferva a água na panela maior do fundo e adicione à panela superior com as folhas de chá.
3. Ferva a água na panela de baixo novamente e coloque a panela de cima cheia com o chá em cima da panela com a água fervida. Deixe o chá fermentar por cerca de 15 minutos.
4. Para servir o chá, coloque 1/4 do chá na xícara e encha o restante com água fervente.
Dica: Se a sua água for dura, use água filtrada ou de nascente para melhor clareza e sabor.

Como fazer Chá Persa de Açafrão Love (serve 4 pessoas)

Ingredientes
• 4 xícaras de água
• 2 vagens de cardamomo verde, esmagadas
• ½ colher de chá de fio de açafrão moído
• ½ xícara de água de rosas
• 2 colheres de sopa de açúcar
• Botões e pétalas de rosas orgânicas

Instruções
1. Adicione as vagens de cardamomo e açafrão a uma chaleira, juntamente com a água, a água de rosas e o açúcar.
2. Mexa a mistura para dissolver o açúcar.
3. Deixe a mistura ferver, reduza o fogo, tampe e cozinhe por 15 minutos.
4. Retire as vagens de cardamomo antes de servir.
5. Adicione botões de rosa e pétalas.
6. Sirva em um copo de chá com bala de açafrão ao lado.

Similar Posts