De onde vem o Chá? Guia completo: Camellia Sinensis

Com a variedade de chás disponíveis para nós (e se você for relativamente novo no assunto), pode ser confuso saber exatamente como cada tipo é feito e se todos os chás vêm da mesma planta. Inicialmente, comecei a beber chás de ervas, depois chá verde e, a partir daí, ramifiquei. A jornada do chá de cada pessoa é diferente, e compreender a variedade e as nuances das opções de chá pode ser assustador no início. Este artigo responde muitas das perguntas iniciais que tive quando decidi que queria incorporar o chá em minha vida, especificamente “de onde vem o chá?” entre outras questões básicas sobre a planta do chá.
Todos os chás verdadeiros vêm de uma única variedade de planta chamada Camellia sinensis . Existem 6 chás verdadeiros que vêm desta variedade de planta: preto, branco, verde, oolong, pu’erh e o raro chá amarelo. Todos os outros chás são infusões de ervas, flores e casca de árvore e são tecnicamente chamados de “tisanas”.
Este artigo é dedicado a uma breve história da descoberta e classificação da Camellia sinensis como planta de chá, bem como a uma visão geral da própria planta e de parte do chá que ela é usada para produzir.
Como uma visão geral aprofundada, espero que isso lhe dê uma compreensão útil e apreciação da planta (ou pequena árvore) e seu papel no amor mundial pelo chá.
Você também pode querer ler O chá é realmente da mesma planta na China? que abrange todos os outros países e regiões que produzem a planta do chá, bem como a forma como o chá é processado.
Além disso, você pode estar interessado em O chá é fermentado ou oxidado? E qual é a diferença?
O que é Camellia Sinensis?
Camellia sinensis é uma espécie de planta. As folhas desta planta são usadas para fazer quase todo tipo de chá tradicional com cafeína em todo o mundo.
Camellia sinensis é um arbusto ou pequena árvore perene. A árvore “pequena” pode realmente crescer e ficar bem grande, como você lerá mais adiante neste artigo.

Existem duas variedades da planta, cada uma com características específicas que as distinguem uma da outra. Ambas as variedades são arbustos perenes e floridos.
A variedade chinesa é chamada de Camellia sinensis sinensis, tem uma folha menor e é bastante tolerante ao frio. A variedade indiana é chamada de Camellia sinensis assamica e é nativa da região de Assam, na Índia.
O que significa camélia?
Camélia é definida como “qualquer um dos gêneros de arbustos ou árvores da família do chá”. Outras definições incluem uma descrição de um arbusto de estufa ornamental com flores rosadas e folhas brilhantes. A palavra é de origem latina .
O que significa Sinensis?
Sinensis é um nome latino que significa China ou chinês e se refere a um local onde o arbusto Sinensis é cultivado e descoberto por exploradores da Europa.
Uma breve história da Camellia Sinensis, a planta de chá
A história do chá data de 2737 AEC, quando o imperador chinês Nong Shen tinha uma panela de água fervente em seu jardim. Uma árvore Camellia Sinensis cresceu acima do vaso. As folhas caíram na panela e se infundiram na água quente.

A lenda sugere que o evento aconteceu por acaso, e o imperador descobriu que as folhas davam um sabor único à água.
Ele pesquisou ainda mais as propriedades das folhas e sua utilidade em uma bebida quente fermentada. Além disso, as propriedades medicinais do chá foram descobertas à medida que mais pessoas começaram a beber a infusão e à medida que a bebida se espalhava para outros países.
A popularidade do chá começou a se espalhar
Não se pode determinar se a lenda da descoberta do chá pelo imperador chinês Nong Shen é um relato totalmente verdadeiro ou um mito, mas os registros da história factual pelo menos sugerem que o chá era usado na China antiga para fins medicinais.
Aqui estão alguns fatos adicionais e cronograma em relação ao desenvolvimento do chá:
- Antes de ser usado como bebida, as folhas eram mastigadas para se refrescar e levantar durante o tempo da Dinastia Han chinesa.
- Os chineses começaram a preparar folhas de chá entre 722 e 221 aC, adicionando outros ingredientes à base de ervas. O chá era misturado à comida como parte da dieta regular antes de ser preparado como bebida.
- O chá fermentado era apreciado por nobres, senhores e funcionários no início de sua história.
- Beber chá se tornou uma tradição chinesa entre 420 e 589 aC
- A demanda por chá aumentou e os métodos de cultivo começaram a evoluir por volta de 589 aC
- Lu Yu Cha Jing escreveu um livro sobre cultivo durante a Dinastia Tang. Várias árvores foram plantadas para cultivo doméstico.
- O chá foi introduzido aos monges japoneses entre 618 e 907 aC
- Novas variedades de chá foram desenvolvidas entre 607 e 1279 AC
- Os métodos de elaboração do chá foram desenvolvidos entre 1271 e 1386 aC, com o surgimento do chá feito à máquina.
- O chá foi introduzido no Japão e tornou-se amplamente comercializado entre os países asiáticos entre 1386-1644. Folhas de chá eram torradas e transformadas em bolos, depois produzidas como folhas soltas para fazer bebidas.
- O chá se tornou um produto básico em 1600 com várias espécies cultivadas e misturadas. Tornou-se um produto de exportação popular e se espalhou por todo o mundo, incluindo Europa, Turquia, Arábia e Índia. O chá preto foi desenvolvido para torná-lo mais adequado para exportação.
- No século 17, o cultivo do chá evoluiu para uma indústria mundial com alta demanda pela bebida.
Quais são os benefícios da planta do chá, Camellia Sinensis?
Estudos científicos foram conduzidos sobre os benefícios da Camellia sinensis e pesquisas confirmam que a planta oferece vários benefícios à saúde.

Os benefícios incluem suporte físico e psicológico. Além disso, como o chá se tornou uma parte muito apreciada em muitas culturas, ele também serve para conectar as pessoas socialmente, tanto em rituais profundamente significativos quanto em encontros casuais.
Os benefícios do chá para a saúde física
O potencial benefício do chá para a saúde há muito é considerado real e comprovado. Todos os chás verdadeiros da planta Camellia sinensis oferecem benefícios semelhantes, com variações decorrentes principalmente de como são processados e se são principalmente oxidados ou fermentados.
Como mencionei acima, os 6 chás verdadeiros que vêm dessa variedade de planta: preto, branco, verde, oolong, pu’erh e o raro chá amarelo. Cada um deles tem benefícios de saúde relativamente semelhantes, então vamos nos concentrar nos dois chás verdadeiros mais populares: preto e verde.
O chá preto é rico em antioxidantes e compostos que podem beneficiar o coração.
Aqui estão vários benefícios potenciais comprovados por pesquisas :
- Oferece uma abundância de antioxidantes
- Aumenta a saúde do coração
- Ajuda a reduzir a pressão arterial
- Reduz os níveis de açúcar no sangue
- Reduz os níveis de colesterol LDL “ruim”
- Melhora a saúde intestinal
- Ajuda a reduzir o risco de AVC
- Ajuda a reduzir o risco de câncer
O chá verde é outro tipo de chá verdadeiro que é processado a partir da Camellia sinensis .
O chá verde é valorizado pelo povo da China há milhares de anos como um elixir preventivo para muitos problemas de saúde. Foi e é usado para tratar várias doenças. A composição química do chá verde é complexa e os compostos incluem antioxidantes poderosos, polifenóis, alcalóides, vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas e muito mais.
O chá verde, por exemplo, acredita-se que:
- Impulsione o sistema imunológico
- Promova perda / controle de peso saudável
- Prevenir câncer
- Reduz a inflamação do fígado
- Previna infecções bacterianas e virais
- Melhorar a saúde cardiovascular
- Eleve e melhore o humor
Além disso, o chá matcha é uma forma em pó do chá verde japonês que oferece benefícios de saúde muito significativos.
ler: Is Matcha Tea Green Tea? 8 Diferenças importantes e por que o chá Matcha é tão caro? 10 razões pelas quais vale a pena .
Os benefícios psicológicos e cognitivos do chá
O chá é uma bebida apreciada por pessoas de todas as culturas ao redor do mundo. É usado em cerimônias religiosas e outras como preparação para atingir um estado alterado.
Foi comprovado que o efeito estimulante da cafeína eleva o humor, melhora o foco e ajuda na concentração em doses moderadas.
Seja pela antecipação cultural dos efeitos do chá ou por uma combinação de expectativas e componentes da bebida, o chá é considerado uma bebida usada para preparar algo especial.
Em alguns casos, é consumido para estimular o estado de alerta e, para alguns, é usado para relaxamento .
O chá parece ter uma qualidade quase mística e tem sido assim há séculos.
Os benefícios do chá são amplamente pesquisados
Uma simples busca pelos benefícios do chá traz longas listas de investigações científicas sobre os benefícios do chá.
Os pesquisadores realizam estudos para avaliar os efeitos do chá em participantes com vários problemas de saúde e naqueles que são saudáveis.
Estas são algumas das descobertas da pesquisa em que você pode estar interessado:
- Os benefícios do chá para a saúde
- Chá e saúde: estudos em humanos
- Evidências moleculares de benefícios para a saúde de beber chá preto ,
- Chá e saúde humana: funções biomédicas dos componentes ativos do chá e questões atuais
- Os benefícios e riscos do consumo de chá fermentado
- Polifenóis do chá na promoção da saúde humana
Trabalho tem sido feito para quebrar os próprios compostos e elementos do chá em suas formas mais ínfimas para tentar entender os compostos químicos e seus processos correlacionados com seus efeitos no corpo humano.
Nosso fascínio pelo chá nos levou a saber o máximo possível sobre seu valor medicinal e a determinar se há benefícios que ainda não descobrimos.
Embora alguns resultados da pesquisa tenham sido inconclusivos, outros apontam para a confirmação dos benefícios por meio de resultados de testes e informações anedóticas.
As plantas de chá têm flores? Eles são comestíveis?
A planta do chá tem flores. Não é um bloomer prolífico, no entanto. A Camellia sinensis floresce apenas uma vez por ano durante o outono. As flores cobrem as plantas pouco antes da produção de sementes e da hibernação de inverno. Você não verá flores na planta até a mesma época do ano seguinte.
As flores da planta do chá são comestíveis?
As flores da Camellia sinensis são comestíveis. Na verdade, eles são comumente usados para preparar uma bebida deliciosa que é ligeiramente doce e de textura macia. As flores do chá desenvolvem um sabor rico e cheio que se intensifica quando envelhecem.
A prática de colher flores de chá é praticada na região da montanha Jing Mai há séculos.

As flores da planta do chá consistem em delicadas pétalas redondas que são brancas com um centro amarelo que se assemelha a uma almofada de alfinetes cheia de centenas de pontas. As flores crescem em cachos de dois a quatro nas axilas da folha e atingem até 4 centímetros de diâmetro. As flores podem ter entre cinco a nove pétalas. Cada flor tem órgãos masculinos e femininos e dependem das abelhas para a polinização.
As outras partes da planta de chá são comestíveis?
A planta Camellia sinensis inteira é uma fonte inesgotável de opções de saúde e sustento.
Além das flores, outras partes da planta do chá são comestíveis:
- Além de serem colhidas e processadas para chá, as folhas podem ser utilizadas na culinária ou mastigadas cruas. Nos tempos antigos, os habitantes locais mastigavam folhas de chá para o alívio refrescante que sentiam das propriedades estimulantes. Atualmente, as folhas de chá são utilizadas em uma variedade de pratos alimentares para realçar o sabor e aumentar o valor nutricional. O conteúdo nutricional encontrado nas folhas de chá é maior quando elas são consumidas do que quando são preparadas e consumidas na forma líquida.
- As sementes das plantas do chá produzem um óleo claro de cor amarelo dourado que é comestível depois de refinado.
Uma planta de chá pode crescer em qualquer lugar?
A resposta a esta pergunta é sim, mas apenas sob certas condições.
As plantas de chá têm requisitos especiais de cultivo. Embora você possa cultivar uma planta de chá na maioria dos climas, a qualidade das folhas será afetada. O chá é muito parecido com o vinho, pois a atmosfera de cultivo determina a qualidade e o sabor do produto final.
As plantas de chá requerem solo ácido com fortes chuvas ao longo do ano para prosperar. Pesquisas científicas sobre o cultivo do chá descobriram que o melhor chá vem de regiões que atendem a esses critérios, além do chá cultivado em regiões que estão entre o nível do mar e 2 km acima.
Existem 30 países em todo o mundo onde as plantas de chá são cultivadas comercialmente.
Os principais países produtores de chá do mundo
Esses quatro países constituem os maiores produtores de chá, com grandes plantações de chá e a maior tonelagem bruta de chá produzida anualmente. As folhas de chá são podadas e colhidas à mão. O chá recém-colhido é levado para as fábricas anexas às plantações imediatamente para processamento.
Os maiores países produtores de chá são:
País | Detalhes |
---|---|
China | A China produz mais de 2 milhões de toneladas de chá para consumo interno e exportação anualmente. O país é o maior produtor de chá do mundo hoje. |
Índia | A Índia é o segundo maior país produtor de chá. A produção bruta de chá é estimada em 1,2 milhão de toneladas por ano. |
Quênia | O Quênia produz 432.400 toneladas de chá anualmente. Isso a torna o terceiro maior produtor da indústria de chá. |
Sri Lanka | O Sri Lanka cultiva e processa 340.240 toneladas de chá por ano. É o quarto maior produtor de chá do mundo. |
Você pode cultivar a planta de chá Camellia Sinensis em casa?
Isso pode depender de onde você mora. Os especialistas em cultivo de chá acreditam que você pode cultivar plantas de chá na maioria das áreas.
Camellia sinensis pode ser cultivada em jardins da zona 8 e mais quente.
Se você mora em um clima mais frio, ainda pode cultivar plantas de chá se colocá-las em um recipiente que possa ser movido para dentro de casa para protegê-las do frio.
Apenas esteja avisado que leva três anos inteiros antes que as folhas possam ser colhidas para fazer o chá. Você precisa ter certeza de que os recipientes estão atrasados o suficiente porque Camellia sinensis são arbustos.
Outras recomendações para o cultivo de plantas de chá em climas mais frios do que a zona 8 incluem cultivá-las em uma estufa ou em sua casa para manter uma temperatura consistente dia e noite.
As plantas de chá são perenes?
As plantas que duram mais de dois anos em ciclos completos de crescimento são denominadas perenes. Camellia sinensis se enquadra nesta categoria e é considerada uma planta perene. Uma vez que uma planta de chá pode viver entre 30 a 50 anos, ou em alguns casos mais, eles excedem os requisitos mínimos.
Essas plantas prosperam em climas mais quentes e podem crescer bastante sob as condições de crescimento adequadas. As plantas de chá passam por um período de floração, produzindo sementes e hibernando durante os meses de inverno, mas continuam a crescer por vários anos.
As plantas de chá são perenes?
Uma planta é classificada na categoria perene quando a folhagem atende a dois requisitos: deve permanecer verde durante todo o ano e deve permanecer funcional durante mais de uma estação de cultivo. Embora Camellia sinensis passe por um período de hibernação durante os meses de inverno, as folhas permanecem verdes. A planta continua a funcionar durante todo o ano e a Camellia sinensis é considerada um arbusto perene.
A distinção entre as sempre-vivas e as plantas caducas é a queda da folhagem durante o inverno ou uma estação seca. As plantas de chá não perdem as folhas, embora o crescimento seja mais prolífico durante os meses de verão.
Camellia Sinensis é uma planta resistente?
Camellia sinensis é considerada uma planta resistente, mas com limitações.
A definição de robustez se correlaciona com as plantas que podem ser cultivadas e prosperar nas Zonas 7-9.
Para manter a robustez, as plantas de chá têm requisitos especiais. Eles devem ser cultivados em áreas que forneçam sombra do sol da manhã, bem como do calor da luz solar direta da tarde. o solo deve ser organicamente rico, ácido e bem drenado com uma quantidade consistente de umidade.
Resistência de inverno de plantas de chá
As plantas de chá podem ser cultivadas em climas com temperaturas congelantes se forem cultivadas em vasos e movidas para dentro de casa quando a temperatura cair.
A maioria das plantas de chá é vendida em potes, mas devem ser transferidas para recipientes maiores à medida que as raízes começam a crescer e se espalhar.
As plantas de chá podem sobreviver em climas amenos de inverno se forem protegidas de temperaturas abaixo de zero graus Fahrenheit. É importante notar que embora possam viver em áreas protegidas ao ar livre, essas plantas não são excepcionalmente resistentes ao inverno.
Idealmente, você deve mover as plantas de chá para locais que não caiam abaixo de 45 graus F.
Experimentação para melhorar a robustez das plantas de chá
Os horticultores fizeram experiências com a hibridização da planta Camellia sinensis para desenvolver uma árvore do chá de crescimento rápido que é mais resistente para climas mais frios.
O resultado da experimentação é uma planta chamada Cold Hardy Tea Plant. A planta de chá Cold Hardy pode ser cultivada com segurança em zonas abaixo da zona 7 quando cultivada em recipientes internos. A planta de chá Cold Hardy ainda se enquadra na classificação Camellia sinensis .
Quanto tempo vive uma planta de chá?
A pesquisa indica que uma planta de chá média pode viver entre 30 a 50 anos. Existem antigas árvores de chá na China que, segundo os habitantes locais, têm milhares de anos. As árvores de chá mais antigas da China são atrações turísticas que atraem os curiosos entusiastas do chá. As cinco antigas árvores de chá Pu-erh estão crescendo em Yunnan, na região sudoeste da China.
Certamente não são árvores de chá comuns. A razão pela qual essas árvores viveram tanto é por causa do clima e da altitude. A topografia da área chamada Triângulo Dourado afeta o clima e as condições meteorológicas que vão desde as monções tropicais até o ar seco das montanhas. A fórmula parece ser uma zona mágica para a saúde das árvores de chá, segundo especialistas no assunto.
Quão rápido as plantas de chá crescem?
As plantas de chá não são os arbustos de crescimento mais rápido. Eles crescem aproximadamente 30 cm de altura por ano. Uma planta de chá leva três anos para atingir a maturidade . Nesta fase, o arbusto terá pouco mais de um metro de altura .
Depois de anos de cultivo e domesticação, as plantas de chá mudaram de seu estado natural selvagem. Os genomicistas descobriram que existem três genomas diferentes de plantas de chá que influenciam o tamanho das plantas e suas características.
Os resultados de sua pesquisa fornecem evidências de que a intervenção do homem teve um efeito profundo na estrutura das plantas em um nível genético.
Intervenção Humana em Plantas de Chá
O homem descobriu pela primeira vez as plantas de chá crescendo na natureza. Esses primeiros fazendeiros fizeram a transição das plantas selvagens em plantações cultivadas. Intencionalmente ou não, os agricultores propagaram as plantas que produziram as folhas mais satisfatórias. Essa forma de propagação seletiva resultou em um tipo de seleção artificial que promoveu o crescimento das características mais desejáveis.

Os especialistas acreditam que as plantas de chá cultivadas hoje em toda a terra representam uma alteração das plantas que cresciam na natureza há milhares de anos. Podemos traçar um paralelo com o interesse demonstrado no cultivo do chá e nosso fascínio pela planta com os primeiros escritos dos antigos que se esforçaram para estudar as plantas e compartilhar o conhecimento adquirido centenas de anos atrás.
Qual é a altura ou o tamanho de uma planta de chá?
As plantas Camellia Sinensis atingem uma altura média de até 6 pés. Quando devidamente cultivadas, as plantas semelhantes a arbustos são cortadas a uma altura mais manejável de 3 a 4 pés. Algumas plantas hibridizadas podem crescer entre 10 e 15 pés de altura com a mesma largura se não forem podadas.
As lendárias árvores do chá antigas descobertas na China cresceram a alturas ainda maiores. Acredita-se que a localização geográfica única tenha afetado o clima para potencializar o crescimento desses gigantes entre as plantas de chá.
As plantas de chá mais altas do mundo (e sua idade)
Por interesse na própria planta do chá e na história única que ela possui, você pode gostar de saber como são grandes e antigas algumas das mais antigas plantas do chá.
Os três abaixo são, na verdade, árvores de chá que crescem há milhares de anos.
Nome da Árvore | Detalhes |
---|---|
O Rei da Árvore do Chá Bangwei | Alegou ter 1.700 anos e cresceu para uma altura de 38,71 pés de altura. O tronco da árvore também é grande, medindo 3,74 pés de diâmetro. A árvore é famosa entre horticultores e pesquisadores científicos que buscam entender mais sobre sua longevidade e tamanho incrível. |
A árvore do chá Jinxiu | A árvore do chá Jinxiu da China atingiu uma altura incrível de quase 35 pés de altura e mais de 6 pés de largura. Esta árvore é um gigante entre as plantas arbóreas. Aos 3.200 anos, é fácil entender como a planta cresceu tanto. |
The Qianjiazhai No. 1 Tea Tree | Esta árvore ancestral de crescimento selvagem que viveu por mais de 2.700 anos atingiu uma altura de quase 84 pés. Isso a torna uma das plantas de chá mais antigas e altas do mundo. A árvore está listada no livro Guinness World Records de 2001. Ela foi descoberta no início da década de 1990 e nos faz pensar se existem árvores antigas maiores. |
Por que as gigantescas plantas de chá na China são muito maiores do que as plantas cultivadas em outras áreas?
Essa é uma questão que tem despertado o interesse de pesquisadores de todo o mundo. As equipes usaram métodos científicos para datar as árvores antigas para provar a validade da alegação de sua idade, mas ainda não determinaram por que essas árvores sobreviveram por milhares de anos quando a vida média de uma planta de chá é de apenas 3 a 5 décadas.
Árvores de chá mais antigas da China
A planta Camellia sinensis pode se desenvolver em um arbusto ou uma pequena árvore. A maioria das fotos que você vê são do arbusto perene, mas também é interessante saber que a pequena árvore também é considerada uma variedade da planta do chá.
Aqui estão algumas das árvores de chá mais antigas do mundo.
Nome da Árvore | Detalhes |
---|---|
Banwei Tea Tree King | Esta antiga árvore do chá é uma planta de transição encontrada crescendo selvagem e cultivada mais tarde em sua vida. A árvore tem 1.700 anos. A antiga árvore do chá foi escondida de estranhos com folhas da árvore, colhidas pelos habitantes locais desde os tempos da antiguidade. A árvore é famosa entre horticultores e pesquisadores científicos que buscam entender mais sobre sua longevidade. |
Yuxi Yunanjiang Wild Tea Tree | Essas antigas árvores do chá são gêmeas. Eles também têm, cada um, aproximadamente 1.700 anos de idade. As árvores não são cultivadas. Eles estão crescendo no condado de Yuanjiang. A maior das duas árvores mede mais de 12 metros de altura e cerca de 1,2 metros de diâmetro. O segundo gêmeo é um pouco menor em tamanho. |
Jinxiu Tea Tree | A Jinxiu Tea Tree é a árvore do chá mais antiga conhecida ainda em crescimento na China. A idade é estimada em 3.200 anos. A árvore cresce em Xiangzhujing, condado de Fenqing, localizado na cidade de Lincang. Está crescendo em uma área remota. Esta relíquia é uma árvore milenar que pertence à classe cultivada. A árvore do chá Jinxiu está protegida de danos porque é uma árvore antiga e um fóssil vivo. |
Mengku Snow Mountain No. 1 Tea Tree | Esta árvore do chá é selvagem e não cultivada. Ela cresce perto da cidade de Lincang, no oeste de Yunnan. A árvore tem 2.700 anos. Ele existe desde os tempos antigos. A árvore é um exemplo de quão pouco sabemos sobre a capacidade da vida das plantas até começarmos a explorar os mistérios profundos da natureza no que diz respeito ao crescimento dessas árvores de chá em particular. |
Qianjiazhai No. 1 Tea Tree | A árvore do chá Qianjiazhai No. 1 está crescendo na vila de Qianjia na montanha Ailao. Esta árvore do chá é uma árvore do chá selvagem que alguém descobriu em 1991. A idade da árvore é de mais de 2.700 anos. Surpreendentemente, ele sobreviveu na natureza sem a ajuda de técnicas agrícolas modernas. |
Pesquisa científica confirma a antiguidade das plantas de chá da China
É difícil acreditar que as plantas de chá na China possam sobreviver por milhares de anos. É mais plausível acreditar que essas são apenas lendas transmitidas de geração em geração.
O grande tamanho das árvores torna as afirmações mais verossímeis, mas quando as plantas arbóreas típicas têm uma vida útil de não mais de 50 anos, a situação exigia uma investigação para confirmar ou refutar as histórias sobre as árvores.
A foto abaixo é da árvore do chá Jinxiu (mencionada acima) e é a árvore do chá mais antiga conhecida ainda em crescimento na China. A idade da árvore é estimada em 3.200 anos e atualmente está protegida. A foto é cortesia da Yunnan Exploration .

Uma investigação científica sobre a idade das árvores confirmou que as cinco árvores antigas descobertas em várias regiões da China são antigas, conforme descrito pelos habitantes locais .
Embora o método padrão de avaliação da idade das árvores velhas seja contando o número de anéis de crescimento tomando uma amostra do testemunho, este não é o método empregado pela equipe. Eles confirmaram a idade das árvores por meio de métodos científicos. Para ser mais específico, através da tecnologia de datação por rádio carbono .
O processo incluiu a extração de amostras centrais das árvores e a extração de carbono das amostras de fibras das árvores. Os processos de espectrometria de massa do acelerador mediram os níveis de 14C nos núcleos, mostrando a taxa de crescimento e a idade aproximada das árvores.
Esta descoberta foi uma informação empolgante para todas as partes interessadas na indústria do chá, incluindo produtores e consumidores.
Além de ter um forte legado histórico, cultural, espiritual e de saúde em todo o mundo, Camellia Sinensis também é uma espécie de planta muito antiga que todos amamos.