Bebidas Botânicas / Herbais Não Alcoólicas (Mocktails) Categorias de Artigos Especiais: Café, Cacau/Chocolate, Chá/Planta do Chá (Caméllia Sinensis), Erva Mate (Ilex Paraguariensis), Tisanas (Infusões Herbais) e Mocktails afins

O que é uma tisana? A verdadeira diferença entre chá e tisana

O que é uma tisana? A verdadeira diferença entre chá e tisana

(Artigo ampliado 05/2023)

Seu chá de ervas não é realmente chá

Fonte: https://www.goodlifetea.com/

Os chás de ervas, também chamados de tisanas, são uma grande parte do mundo do chá, mas você sabia que eles não são tecnicamente chás? Os americanos têm o hábito de se referir a todas as bebidas folhosas mergulhadas em água quente como chá, mas nem sempre é esse o caso.

O chá vem das folhas da planta Camellia Sinensis  , um arbusto nativo de regiões da Ásia. Todos os chás, sejam chás pretos como Earl Grey , chás verdes como Sencha Fuji ou oolongs como Formosa , são derivados desta planta .

Tisanes (pronuncia-se ti-zahn) são chás que não contêm folhas da Camellia Sinensis . Em vez disso, são infusões feitas de folhas, raízes, bagas e especiarias de outras plantas.

Os Muitos Tipos de Tisanas

Existem muitos tipos diferentes de tisanas. Eles geralmente são categorizados de acordo com a parte da planta de onde vêm, como folha/erva, flor, casca, raiz, fruta/baga e semente/especiaria. Aqui estão alguns exemplos dos vários tipos de tisanas:

  • Tisanas de folhas: hortelã-pimenta e  capim-limão
  • Tisanas de flores: rosa mosqueta , camomila , hibisco e  lavanda
  • Tisanas de casca: canela e cereja preta
  • Tisanas de raiz:  gengibre  e  alcaçuz
  • Tisana de frutas/bagas: framboesa, mirtilo , pêssego e maçã
  • Tisanas de sementes/especiarias: cardamomo e erva-doce

Nossas Tisanas

Muitas das nossas tisanas são misturas de frutas secas, bagas, ervas, flores e raízes. Por exemplo, nosso Ginger’s Island é uma mistura de maçãs secas, coco, abacaxi, rosa mosqueta, hibisco, capim-limão e gengibre. Nossa tisana Berry Berry é uma mistura de mirtilos, sabugueiro, passas, hibisco e roseira brava. Minha tisana favorita é Last Mango In Paris , uma deliciosa mistura de manga, laranja suculenta e maçã com toques florais de hibisco e roseira brava.

Também carregamos algumas tisanas de ervas simples, incluindo hortelã-pimenta, gengibre, capim-limão, roseira brava, camomila, hibisco e lavanda. Referimo-nos a eles como nossos “liquidificadores” porque, embora você possa macerá-los e bebê-los puros, também pode adicioná-los a outros chás e dar-lhes sabores ou aromas mais proeminentes. Por exemplo, adicione camomila a rooibos para um efeito calmante ou lavanda extra ao seu chá preto favorito para um aroma floral mais forte.

Rooibos


Você pode ter ouvido falar do chá Rooibos (pronuncia-se roy-bus), o “chá vermelho” da África do Sul. Rooibos é fabricado como chá, mas é considerado uma erva e vem da raiz de uma planta totalmente diferente. Você pode encontrar Rooibos puro e misturado com vários sabores e ervas, incluindo chocolate belga , caramelo e baunilha . Para saber mais sobre Rooibos veja este artigo aqui .

Os Benefícios das Tisanas

Além de refrescantes e perfumadas, as tisanas são carregadas de benefícios para a saúde. Em primeiro lugar, as tisanas, porque não contêm chá real, não têm cafeína, portanto não têm efeitos diuréticos e você pode tomá-las o dia todo! Eles também estão cheios de benefícios para a saúde; por exemplo, o rooibos é rico em antioxidantes, a camomila e a lavanda têm efeitos calmantes, a hortelã-pimenta e o gengibre são bons para a digestão e o hibisco é uma super fruta!

Não se deixe enganar, conheça o seu chá e, se ainda estiver um pouco confuso, pare e descubra você mesmo as diferenças entre chás e tisanas!

O que é uma tisana? A verdadeira diferença entre chá e tisana

Fonte: https://teakruthi.com/

Não é incrível saber que o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água! A refrescante xícara de chá que você adora saborear não funciona apenas como um refresco, estudos mostram que eles também trazem inúmeros benefícios à saúde. O consumo habitual de chá pode ser considerado como uma ação de estilo de vida geral de promoção da saúde.

Mas, você sabia que uma versão mais saudável do seu chá regular é o renomado Chá Tisane? Os chás de ervas ou tisanas tornaram-se agora uma parte importante do mundo do chá. Gostaria de saber mais sobre esta versão de chá mais saudável? Então continue lendo, primeiro vamos discutir o que exatamente é o chá e depois falaremos em detalhes sobre o chá tisana e também a diferença entre o chá normal e o chá tisana.

O que é Chá?

De acordo com um conto popular chinês, em 2737 aC, o imperador Shen Nong acidentalmente descobriu o chá quando uma folha de uma árvore pendendo se extraviou e caiu em sua panela de água fervente. Ele adorava beber a água infundida e a partir daí começaram as pesquisas sobre a planta do chá e seus benefícios.

Basicamente, o chá refere-se às folhas de uma única planta. O chá original é uma bebida aromática preparada derramando água quente sobre as folhas frescas ou processadas da Camellia Sinensis. É um arbusto perene pertencente à região asiática.

Você sabia que diferentes tipos de chá, desde chá preto, chá verde chinês e japonês, podem ser derivados desta planta com base em como as folhas são processadas? Em seguida, vamos entender sobre o chá Tisane menos conhecido, mas altamente nutritivo.

O que é Tisana?

Os chás Tisane pronunciados como tee-zahn são tecnicamente um chá de ervas. Numerosas tisanas têm sua origem no Egito durante 1550 aC. O chá Tisane, comumente referido como chá de ervas, é uma infusão ou decocção de ervas aromáticas, cascas, especiarias ou flores de uma planta. Eles são livres de cafeína e também são considerados uma alternativa mais saudável e atualmente popular ao chá regular ou original. Os chás Tisane são calmantes e rejuvenescedores, normalmente servidos quentes ou frios. Pode ser apreciado em qualquer estação e região.

Agora, como entendemos sobre o chá Tisane, vamos entender a diferença entre o chá normal e o chá tisana.

A verdadeira diferença entre Chá e Tisane

Embora ambas as bebidas sejam amplamente apreciadas pelos amantes do chá em todo o mundo, há uma diferença entre o chá normal e os chás Tisane, essas diferenças separam ambas as variantes do chá. Os dois critérios a seguir falariam sobre as diferenças que essas bebidas possuem!

1. Origem vegetal

O chá verdadeiro regular é fabricado a partir das folhas da planta Camellia Sinensis da família Theaceae ou do chá, como é comumente conhecido, enquanto o chá Tisane não possui nenhum ingrediente pertencente à família Theaceae. Como os chás de tisana não pertencem à família dos chás, sua origem varia, eles podem ser feitos a partir de uma mistura de tipos de plantas ou também de várias partes da mesma planta.

2. Teor de cafeína

A cafeína é um estimulante, considerada a droga psicoativa mais consumida. O teor de cafeína presente no chá comum varia de acordo com a origem e o tipo de chá. No entanto, você sabia que todo verdadeiro chá feito das folhas da planta Camellia Sinensis conteria aproximadamente 15 a 70 mg de cafeína para cada xícara de 8 onças? Por outro lado, os chás Tisane são isentos de cafeína e são preferidos especialmente por seu teor zero de cafeína.

tisana sem cafeína
tisana sem cafeína

Agora, você gostaria de saber as vantagens para a saúde que o chá Tisane proporcionaria? Continue lendo para saber mais sobre os benefícios de saúde do Tisane.

7 benefícios para a saúde de diferentes tipos de tisana

1. Reduz a dor

O chá Tisane derivado das folhas de amora pode aliviar as dores no corpo e até mesmo aliviar as dores do parto. Fora isso, o chá de ervas Blackberry pode aliviar a dor de garganta e até mesmo reduzir a dor de dente. Você sabia que estudos de pesquisa afirmam que o nível atenuado de antioxidantes e propriedades antimicrobianas presentes na folha desta planta pode até prevenir infecções?

2. Trata problemas digestivos

Você está propenso a indigestão e flatulência? Nesse caso, o chá Cardamomo Tisane pode aliviar o problema. O cardamomo é conhecido como a “Rainha das Especiarias”. Tem um sabor agradável e também uma longa história de uso na Índia.

A frescura desta especiaria torna-a um ingrediente adequado para refrescar o hálito e alguns estudos revelam mesmo que pode prevenir a ocorrência de cáries. Os efeitos antimicrobianos desta especiaria podem combater bactérias patogênicas orais, como  Streptococcus Mutans e até mesmo Candida Albicans .

3. Propriedades anti-inflamatórias

O chá tisano de camomila contém propriedades anti-inflamatórias. Ele ainda tem um tremendo valor medicinal, que é bastante vasto e bem documentado também. Além da capacidade anti-inflamatória, ele ainda contém componentes de cicatrização de feridas. Sendo um analgésico suave e um sedativo suave, este chá de ervas é uma mistura perfeita para dormir.

Você está procurando uma boa noite de descanso? Então esta mistura de chá tisano de camomila com sua capacidade de acalmar a mente e o corpo certamente permitiria que você alcançasse seus objetivos de sono.

4. Controla o diabetes

A redução do nível de glicose é uma das suas principais preocupações com a saúde? O chá de canela Tisane pode ajudá-lo a manter seu nível de açúcar no sangue sob controle. O diabetes tipo 2 é considerado um distúrbio metabólico complexo. No entanto, estudos comprovam que a canela tem potencial para reduzir o nível de glicose no sangue. Mais pesquisas estão por vir; também a medicina integrativa aceitou amplamente esta especiaria como ingrediente principal em uma dieta saudável para diabéticos.

5. Fortalece o sistema imunológico

Você sabia que o cravo possui antioxidantes notáveis ​​que podem efetivamente impulsionar seu sistema imunológico? O chá Clove Tisane provaria ser uma bebida benéfica para quem procura melhorar sua imunidade, que também é a necessidade da hora. Ter uma imunidade melhor permite que seu corpo seja resiliente e lute contra o ataque de qualquer patógeno que possa prejudicar seu sistema. Além disso, alguns relatórios afirmam que este ingrediente pode reduzir a febre, devido aos seus componentes antipiréticos.

6. Reduz a pressão alta

O chá tisano de hibisco é uma bebida comumente usada na medicina popular como tratamento para várias doenças. Poucos estudos também mostraram seu efeito na hipertensão e na pressão alta e até mesmo em distúrbios relacionados ao coração. Mostrou efeitos positivos para um coração saudável por causa de seu resultado encorajador em triglicerídeos, estresse oxidativo e até inflamação. Além disso, evidências edificantes continuam a surgir sobre os benefícios contidos nessa flor rosa profunda.

Leia – O que é hibisco Tisane e por que é saudável?

7. Trata o resfriado comum

A hortelã-pimenta é uma erva bastante conhecida e possivelmente dispensa apresentações, pois possui uma gama extravagante de benefícios bem conhecidos. O principal deles é sua capacidade de tratar o resfriado comum e a tosse. Ele ainda contém propriedades antioxidantes e antimicrobianas, por isso é considerado um ingrediente saudável para fazer chá de tisana. Existem remédios populares que contam com a hortelã-pimenta por sua potencialidade de tratar também náuseas e indigestão.

Leia – Os 10 principais benefícios do chá de hortelã-pimenta para a saúde física e mental

Portanto, esses eram os benefícios para a saúde que você poderia obter ao incluir o chá de tisana em sua dieta. A seguir, vamos entender os vários tipos de tisanas disponíveis no mercado.

Tipos de Tisanas

Normalmente, as tisanas são derivadas de várias partes da planta, após o que são processadas e lançadas no mercado para uso comercial. Os tipos a seguir nos informarão sobre a categoria da qual os chás de tisana são derivados.

1. Folha Tisana

Hortelã-pimenta, camomila, folhas de moringa e verbena de limão é a tisana à base de folhas usual e conhecida entre as mais renomadas. Os antigos egípcios costumavam usar endro e tisana de camomila, estes foram utilizados por sua alta eficácia no tratamento de vários distúrbios. Até mesmo a tisana de menta pertence à categoria de tisana de folhas e é usada por suas propriedades calmantes. Você sabia que os aspectos saborosos do chá são imitados pela erva-mate e rooibos, que tem tonalidade carmesim e extraído do arbusto nativo da África do Sul? Outro ponto digno de nota é que a erva-mate é a única tisana que se enquadra na categoria de tisana com cafeína.

2. Tisana de Flores

As flores de hibisco e lavanda são os ingredientes comuns usados ​​regularmente para tisanas à base de flores. A mistura de tisanas feita com as tisanas das flores tem um sabor herbáceo e vegetal e não a perfume. Você sabia que a fragrância e o aroma tendem a ser familiares, o que geralmente amplifica o sabor do chá de tisana, permitindo que um tom relaxante se instale com o primeiro gole?

flor tisana
flor tisana

3. Tisana de Frutas/Bagas

A tisana de frutas contém doçura natural e é sempre livre de cafeína. Eles incluem uma mistura de especiarias, frutas e ervas, e desde os tempos antigos é feito à base de hibisco. Os habituais pedaços de frutas são usados ​​como ingredientes em tisanas de frutas, como a folha de framboesa é uma tisana de frutas famosa. Além disso, aromatizantes naturais de cacau e baunilha são geralmente utilizados na fabricação de tisanas de frutas ou bagas.

Quer aumentar o brilho ou a acidez da sua tisana de fruta? Depois é só adicionar cascas cítricas de limão ou laranja à tisana. Você pode adicionar pedaços de frutas junto com ervas ou raízes para equilibrar uma mistura de tisana caseira.

4. Tisane de grão torrado

Este tipo de tisana, em que o grão inteiro é torrado, criaria tons muito suaves, mas distintamente saboreados. Os grãos integrais usuais incluem cevada e sua versão, como  Agua de cebada  que é misturada com limão, açúcar ou suco de limão a gosto. Os grãos macerados podiam ser coados antes do consumo ou deixados na bebida. Lembre-se que os grãos secos precisam ser torrados antes de serem adicionados à bebida, para aproveitar ao máximo os óleos naturais que são liberados durante o cozimento.

5. Sementes/ Especiarias e raízes Tisana

Cardamomo, canela, cravo são as principais especiarias que conferem sabor enorme em um chá de tisana. Usar essas especiarias na forma triturada junto com sementes de funcho e anis estrelado ou alcaçuz em uma tisana é basicamente um exercício de equilíbrio. Usar muito dele faria com que a tisana tivesse um sabor amargo extremamente desagradável, portanto, adicionar a quantidade perfeita e correta de tempero poderia realçar o caráter desses ingredientes nutricionais de forma harmoniosa.

Por fim, como entendemos as variantes do chá tisana e até mesmo os benefícios à saúde que elas oferecem, a seguir, deixe-nos saber como você pode preparar a xícara perfeita de chá tisana.

Preparando a xícara perfeita — receitas de chá Tisane

O chá Tisana deve ser geralmente preparado como uma infusão ou uma decocção. Quer conhecer os métodos para fazer o chá por infusão ou decocção? Continue lendo!

Infusões

As infusões são o estilo usual de fazer chá, seguido pela maioria das pessoas em todo o mundo. Isso é feito derramando água fervente sobre as folhas de chá ou a matéria vegetal. Este método também é chamado de maceração.

Decocção

No método de decocção quente, o material da planta ou as folhas do seu chá tisano favorito devem ser colocados na água fervente. A água não é derramada, aqui o ingrediente libera os óleos essenciais e o sabor que possuem gradativamente na água em que é colocado.

Você sabia que este método de preparo do chá de tisana é geralmente seguido para matéria vegetal ou ingredientes com superfícies duras ou áreas de superfície menores? Esta é a razão pela qual você notaria que o chá de tisana com folha, tipo semente de flor é geralmente embebido ou infundido. Por outro lado, os chás de tisana à base de casca, raiz e baga são geralmente feitos como decocções.

Tempo e proporção

A quantidade de tempo necessário e as proporções de infusão dos chás de tisana variam amplamente. Eles podem ser bem curtos, menos de dois minutos, ou talvez mais longos, até 15 minutos, para alguns chás Tisane. Alguns podem precisar de apenas uma pitada do ingrediente ou do material vegetal para cada copo de água ou alguns também podem precisar de várias colheres de sopa para cada copo. Lembre-se de ler as instruções fornecidas pelo fornecedor e siga as mesmas.

Lembre-se de nunca usar uma panela ou recipiente de alumínio para preparar o chá Tisane. O alumínio é um metal altamente reativo, pode reagir com o ingrediente presente no seu chá Tisane e acabar se tornando uma bebida extremamente tóxica. Além disso, antes de incluir Tisanes em sua dieta diária, certifique-se de consultar o seu clínico geral para evitar consequências negativas invisíveis.

Qual é a melhor Tisana? A principal recomendação Tisane de Teakruthi

Pura Ceilão Moringa deixa Tisane

Este “chá de ervas” é uma tisana sem cafeína que permite desfrutar de uma saudável bebida quente sem sofrer os efeitos energizantes da cafeína. Este excepcional chá de ervas possui muitos benefícios para a saúde e é um chá nativo do sul da Ásia. Cultivado em seu campo nativo, este chá de ervas absorve benefícios nutricionais e de saúde da própria terra em que é cultivado.

Preparando-se rapidamente para um chá de ervas, você pode aproveitar os benefícios para a saúde desta tisana em questão de minutos. Embora este chá não tenha cafeína, os amargos delicados fornecem o revigoramento junto com os benefícios à saúde. A Moringa Glory produz uma cor amarela escura.

Tisane, Chá de Ervas

Fonte: https://teapedia.org/

Tisane, ou “chá de ervas“, é um termo para qualquer bebida sem cafeína feita a partir da infusão ou decocção de ervas, especiarias ou outro material vegetal. Essas bebidas se distinguem das bebidas com cafeína, como café, mate, kuding e dos verdadeiros chás ( preto , verde , branco , amarelo , oolong , etc.), ou de um chá com cafeína, no qual a cafeína foi removida. Além de servir como bebida, muitas tisanas também são consumidas devido a um benefício medicinal percebido.

Assim como as bebidas feitas com o arbusto do chá ( Camellia sinensis ), as tisanas podem ser servidas quentes ou frias. Os tisanos têm sido usados ​​por quase tanto tempo quanto a história escrita. Foram recuperados documentos que remontam ao Antigo Egito e à Antiga China, que discutem o uso e o uso das tisanas. Entre os chineses, as tisanas são comumente conhecidas como liang cha .

Etimologia

Chá de ervas em um bule de vidro e xícara

A palavra inglesa “tisane” se origina da palavra grega πτισάνη (ptisanē), uma bebida feita de cevadinha, semelhante à moderna água de cevada.

Benefícios para a saúde

Os tisanos são frequentemente consumidos pelos seus efeitos físicos ou medicinais, especialmente pelas suas propriedades estimulantes, relaxantes ou sedativas. Os efeitos medicinais de certas ervas são discutidos em fitoterapia. Os benefícios medicinais de ervas específicas são muitas vezes anedóticos ou controversos e, em alguns países (incluindo os Estados Unidos), os fabricantes de tisanas não podem fazer alegações infundadas sobre os efeitos medicinais de seus produtos.

Propriedades antioxidantes

Disponíveis como amostras puras ou misturadas, os tisanos são populares por causa de sua fragrância, propriedades antioxidantes e aplicações terapêuticas. As propriedades antioxidantes (AOP) de tisanas de plantas temperadas principalmente de Lamiaceae foram bem estudadas, enquanto as de tisanas tropicais são menos bem estudadas. Recentemente, um estudo comparativo mostrou que as tisanas tropicais eram mais diversas em tipos e mais variáveis ​​nos valores de AOP do que as tisanas temperadas. Os tisanos geralmente tinham valores antioxidantes mais baixos do que os verdadeiros chás de. As exceções foram os chás de murta-limão, goiaba e orégano com POA comparável aos chás pretos. Os tisanos de menta e menta tiveram uma capacidade quelante de íons ferrosos significativamente mais forte do que os chás verdadeiros.

Riscos de saúde

Como as tisanas podem ser literalmente compostas de qualquer material vegetal, incluindo algumas plantas conhecidas por serem tóxicas, os ingredientes específicos devem ser verificados individualmente quanto à saúde e segurança. A maioria das tisanas vendidas no varejo como bebidas podem ser consideradas seguras, mas as tisanas medicinais podem facilmente conter ervas que causam danos em grandes quantidades.

Embora a maioria das tisanas seja segura para consumo regular, algumas ervas têm efeitos tóxicos ou alergênicos. Entre as maiores causas de preocupação estão:

  • Confrei, que contém alcaloides que podem causar danos permanentes ao fígado com o uso crônico.
  • Lobélia, que contém toxinas de efeito semelhante à nicotina.

Os tisanos também podem ter efeitos diferentes de pessoa para pessoa, e isso é ainda agravado pelo problema de possíveis erros de identificação. A dedaleira mortal, por exemplo, pode ser confundida com o confrei muito mais benigno (mas ainda relativamente tóxico para o fígado).

O Reino Unido não exige que os tisanas tenham qualquer evidência sobre sua eficácia, mas os trata tecnicamente como produtos alimentícios e exige que sejam seguros para consumo.

Contaminação

Dependendo da fonte dos ingredientes à base de plantas, as tisanas, como qualquer outra cultura, podem estar contaminadas com pesticidas ou metais pesados. De acordo com Naithani & Kakkar (2004), “todas as preparações à base de plantas devem ser verificadas quanto a resíduos químicos tóxicos para aliviar o medo do consumidor de exposição a pesticidas neurotóxicos conhecidos e para ajudar na promoção da aceitação global desses produtos”.

Durante a gravidez

Além dos problemas mencionados acima, que são tóxicos para todas as pessoas, várias ervas medicinais são consideradas abortivas e, se consumidas inadvertidamente por uma mulher grávida, podem causar aborto espontâneo. Estes incluem ingredientes comuns como noz-moscada, maça, mamão, melão amargo, verbena, açafrão, olmo escorregadio e possivelmente romã. Também inclui ervas mais obscuras, como artemísia, arruda, poejo, cenoura selvagem, cohosh azul, tansy e savin.

Além disso, um estudo descobriu que o uso frequente e regular de cannabis durante a gravidez pode estar associado a uma diminuição pequena, mas estatisticamente detectável, no peso ao nascer.

Popularidade

Cestos de hibisco seco para fazer karkade, ou ” chá de hibisco “, uma tisana popular em todo o mundo

No Egito, tisanas como karkade são muito populares. Eles são servidos em ahwas.

Na China, a abordagem da Medicina Tradicional Chinesa é usada na formulação de tisanas naturais e elas são muito populares para melhorar a saúde e abordar questões essenciais do corpo; por exemplo, receitas formuladas como espinheiro mais oolong / pu-er podem lidar com o alto nível de gordura na corrente sanguínea do corpo. O termo chinês liang cha significa chá refrescante, e os chineses o bebem para resfriar o corpo quando ele está superaquecido devido ao clima ou doença.

No Sri Lanka, as tisanas têm uma longa história dentro da tradição local da medicina indígena. Iramusu ( Smilax regelii ), Beli (Bael), Ranawara ( Senna auriculata ), Polpala ( Aerva lanata ), weniwel ( Coscinium fenestratum ) e kothala-himbutu ( Salacia reticulata ) estão entre as muitas espécies de plantas usadas para fazer tisanas, que são usado para tratar uma grande variedade de doenças. O amplamente utilizado “Paspanguwa” (traduzido como cinco porções) é um remédio local comum para resfriados e febre contendo os cinco ingredientes Pathpadagam ( Mollugo cerviana ), Katuwelbatu ( Solanum virginianum), Koththamalli (semente de coentro), Thippili (pimenta longa) e Inguru (gengibre), geralmente servidos com adoçante de açúcar ou açúcar mascavo.

Composição

Esta mistura de varejo contém rooibos , coco, gengibre, canela, maçã, cardamomo, pimenta preta e amêndoa.

As tisanas podem ser feitas com flores, folhas, sementes ou raízes frescas ou secas, geralmente despejando água fervente sobre as partes da planta e deixando-as em infusão por alguns minutos. Sementes e raízes também podem ser fervidas no fogão. A tisana é então coada, adoçada se assim o desejar, e servida. Muitas empresas produzem saquinhos de chá de ervas para essas infusões.

Principais variedades

Embora as variedades de tisanas sejam definidas como qualquer material vegetal para infusão, segue abaixo uma lista de ervas comuns:

  • Chá de anis, feito das sementes ou das folhas.
  • Folha de penny-wort asiática, no Sudeste Asiático
  • Chá de alcachofra.
  • bálsamo de abelha
  • Boldo, usado na América do Sul
  • Bardana
  • Chá de cannabis, usado na preparação de Bhang
  • Chá de alcaravia, feito a partir das sementes
  • O chá Nepeta|Catnip é utilizado como relaxante, sedativo e calmante
  • Camomila alemã | O chá de camomila é usado como sedativo
  • Che Dang, chá muito amargo feito de folhas de causue Ilex
  • chá de erva-nó chinesa
  • O chá de crisântemo, feito de flores secas, é popular entre os chineses Dim sum
  • Canela
  • Chá de coca, infusão feita com folhas de coca.
  • Folhas de chá de café e chá de cereja de café são tisanas feitas com as folhas e cerejas do pé de café; no café, os grãos de café (sementes) são usados.
  • Cerasse, uma erva jamaicana amarga

Arquivo: Sr. Ollivanders Magic Potion fruit tisane.jpg|thumb|right|Maçã, roseira brava, laranja (fruta)|raspas de laranja (ingrediente)|raspas, mamão, hortelã-pimenta, raiz de alcaçuz, cymbopogon|capim-limão, canela, groselha preta, rosa e Malvaceae| flores de malva.

  • Casca de frutas cítricas, incluindo laranja bergamota | bergamota, limão e laranja (fruta) | casca de laranja
  • café dente de leão
  • Chá de endro, frequentemente consumido para aliviar dores de estômago
  • chá de echinacea
  • sabugueiro
  • European Mistletoe ( Viscum album ), (embebido em água fria por 2 a 6 horas)
  • Essiac | Chá Essiac, uma tisana misturada
  • Funcho
  • Genciana
  • A raiz de gengibre pode ser transformada em tisana, conhecida nas Filipinas como salabat

Ficheiro:Bebida de ginseng.jpg|thumb|right|Uma tisana de ginseng pré-fabricada e engarrafada. O ginseng é um estimulante e pode ser usado como substituto da cafeína.

  • Ginseng, um chá popular na China e na Coréia
  • Goji, um chá popular e muito simples de preparar
  • Crataegus | Hawthorn
  • Hibisco (muitas vezes misturado com rosa mosqueta), uma alternativa de chá popular no Oriente Médio que é bebido quente ou frio. O chá de hibisco também é consumido em Okinawa, onde os nativos associam o chá de hibisco à longevidade. Veja também Roselle abaixo.)
  • Ho Yan Hor Herbal Tea, uma receita de tisana formulada por chineses da Malásia
  • Honeybush está relacionado com rooibos e cresce em uma área semelhante da África do Sul, mas tem um sabor ligeiramente mais doce
  • Marrubium vulgare | Horehound
  • Houttuynia
  • Chá de hortênsias, folhas secas de hortênsias; cuidados consideráveis ​​devem ser tomados porque a maioria das espécies contém uma toxina. As hortênsias “seguras” pertencem ao grupo de cultivares Hydrangea serrata Amacha (“chá doce”).
  • Jiaogulan , (também conhecido como xiancao ou ginseng do homem pobre )
  • Chá Kapor, folhas secas de Epilobium angustifolium | fireweed
  • A raiz Kava, do Pacífico Sul, é popular por seus efeitos na promoção da loquacidade e relaxamento
  • Kratom, folhas secas da árvore Kratom, bebeu por seus efeitos medicinais e estimulantes
  • Kuzuyu, é um chá japonês branco espesso feito pela adição de pó de araruta à água quente
  • O chá Labrador, feito do arbusto de mesmo nome, encontrado no norte da América do Norte.
  • Lapacho (também conhecido como Taheebo ) é o revestimento interno da casca (ou câmbio) da Árvore Lapacho Vermelha ou Roxa que cresce nas selvas brasileiras. É fervido para fazer uma infusão com muitos e variados benefícios para a saúde.
  • erva-cidreira
  • Chá de limão e gengibre
  • Cymbopogon | capim-limão
  • Luo Han Guo
  • Raiz de alcaçuz
  • Lime Blossom|Tília, flores secas de Tilia|tília ( Tilia em latim).
  • Chá de coca | Mate de coca (às vezes chamado de “chá de coca”), feito de folhas de coca. O mate de coca autêntico contém quantidades muito pequenas de cocaína e alcaloides semelhantes . Em alguns países onde a coca é ilegal, os produtos comercializados como “chá de coca” devem ser decocainizados , ou seja, os componentes farmacologicamente ativos foram removidos da folha usando os mesmos produtos químicos usados ​​na fabricação da cocaína.
  • Mentha | Menta, especialmente hortelã-pimenta (também misturada com chá verde para fazer chá de menta)
  • Sideritis syriaca|Mountain Tea, um chá muito popular nos Bálcãs e outras áreas da região do Mediterrâneo. Feito de uma variedade da planta Sideritis syriaca que cresce em climas quentes acima de 3.000 pés. Registros de seu uso datam de 2.000 anos.
  • folha de neem
  • folha de urtiga
  • Chá de Nova Jersey
  • chá noni
  • Oksusu cha (옥수수 차), tradicional milho torrado | chá de milho encontrado na Coréia.
  • Folha de poejo, um abortivo
  • Pine#Alimentos usa|Pine tea, ou tallstrunt , feito de agulhas de pinheiros é rico em vitaminas A e C
  • Qishr, bebida iemenita com casca de café e gengibre.
  • chá de trevo vermelho
  • Folha de framboesa vermelha
  • Chá de cevada torrada, conhecido em japonês como mugicha e coreano como bori cha . O sabor torrado pode ser uma reminiscência do café (sem o amargor e a cafeína do café). Muitas vezes é bebido frio no verão.
  • Trigo torrado é usado em Postum, um substituto do café.
  • Rooibos (Red Bush) é uma planta avermelhada usada para fazer uma infusão e cultivada na África do Sul. Nos Estados Unidos, às vezes é chamado de chá vermelho. Tem muitos dos benefícios antioxidantes do chá verde, mas como não vem das folhas de chá, não contém cafeína.
  • Rosa Mosqueta (geralmente misturada com hibisco)
  • Roselle (planta)|Pétalas de Roselle (espécie de hibisco; também conhecido como Bissap, Dah, etc.), consumido no Sahel e em outros lugares.
  • Alecrim
  • Artemísia, Califórnia Artemísia
  • Sálvia comum
  • Sakurayu é uma tisana japonesa feita com pétalas de flor de cerejeira em conserva.
  • sálvia
  • As raízes de sassafrás foram maceradas para fazer chá e foram usadas no aroma de root beer até serem proibidas pela Food and Drug Administration dos EUA | FDA.
  • Arroz queimado, conhecido como hyeonmi cha na Coréia
  • Scutellaria barbata|Skullcap
  • Serendib (chá), um chá do Sri Lanka
  • Soba#Outros usos da palavra soba|Sobacha
  • Lindera benjoim | Spicebush (Lindera benjoim) folhas usadas para fazer um chá por alguns povos nativos do leste da América do Norte
  • Spruce#Uses|Spruce tea, feito de agulhas de abetos é rico em vitamina C
  • A fruta Staghorn sumagre pode ser transformada em limonada.
  • A estévia pode ser usada para fazer tisana ou como adoçante em outras bebidas.
  • A erva de São João pode ser usada como um antidepressivo à base de plantas.
  • Tomilho Anti-séptico, usado na listerina.
  • Tulsi, ou Manjericão Sagrado, em inglês
  • Uncaria tomentosa , comumente conhecida como Unha de Gato
  • Valeriana (planta) | Valeriana Sedativo.
  • Verbena | Verbena (Vervainas)
  • vetiver
  • Cabaça de cera no leste da Ásia e sudeste da Ásia.
  • Wong Lo Kat, uma receita de tisana de Canton, China desde a Dinastia Ching
  • Galium odoratum | Woodruff
  • Yarrow

chá ayurvédico

O chá ayurvédico é feito de ervas ayurvédicas como Agya Ghas, Yeshtimadhu, Tulasi etc. Várias farmácias criaram seus produtos usando diferentes combinações de medicamentos ayurvédicos. O chá ayurvédico também contém nutrientes, incluindo cálcio, potássio, vanádio, ferro, manganês, selênio e zinco.

Similar Posts